Qual a finalidade da reforma promovida por meio de decreto-lei 200 1967?

Perguntado por: Lisandro Flávio de Guerreiro  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

( )As reformas iniciadas em 1967 visavam a operacionalizar o modelo de administração para o desenvolvimento, baseado na consolidação burocrática de um estado forte, voltado para o desenvolvimento econômico, cuja característica principal foi o predomínio da racionalidade funcional emanada da tecnoestrutura indispensável ...

Quais as principais mudanças trazidas com a reforma de 1967 implementada pelo Decreto-lei n 200 de 25 de fevereiro de 1967?

I - A realização dos objetivos fixados nos atos de constituição da entidade. II - A harmonia com a política e a programação do Govêrno no setor de atuação da entidade. III - A eficiência administrativa. IV - A autonomia administrativa, operacional e financeira da entidade.

O que foi a reforma administrativa de 1967?

Nesse contexto, foi implementada a segunda Reforma Administrativa, que tem como símbolo o Decreto-Lei nº 200 de 1967, que introduziu o tríplice sentido da descentralização “dentro dos quadros da administração federal; da administração governamental para a órbita privada; e da União para os governos locais” e o “ ...

Quais são os princípios tratados no decreto-lei nº 200 1967?

Segundo o decreto-lei 200/1967: “As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais: Planejamento, Coordenação, Descentralização, Delegação de Competência e Controle.”

Qual a importância do Decreto-lei n 200 67 para a adminis tração pública brasileira?

O decreto-lei 200/67 constitui a principal referência da reforma administrativa de 1967, pois consolida a institucionalização de uma determinada prática de planejamento 1 Page 2 governamental e intergovernamental sob a forma sistêmica e sob o comando da União, em associação com a instituição do orçamento-programa.

? Administração - Decreto Lei 200/67 - Dica nº 106 - Receita Federal - AlfaCon Concursos Públicos

25 questões relacionadas encontradas

O que diz o decreto-lei nº 200 1967?

DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967

Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências.

Por que foram criadas as entidades da administração indireta pelo decreto-lei 200 em 1967?

Seu objetivo é a execução de algumas tarefas de interesse do Estado por outras pessoas jurídicas. ... 4º, do Decreto-lei nº 200/1967, que dispõe sobre a organização da Administração Federal, a administração indireta compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: autarquias.

Quais são os 4 princípios da administração?

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. ... São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais são os princípios gerais da administração pública?

“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…).”

Quais os princípios que norteiam a administração pública?

Os 5 princípios da Gestão Pública brasileira são popularmente conhecidos como LIMPE, que é a sigla que reúne as iniciais de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Quais foram as grandes reformas que a Administração Pública do Brasil passou?

Meritocracia (cargos mediante concursos públicos, promoção por mérito); Política econômica de contenção de gastos; Racionalização dos processos; Profissionalização de carreiras no serviço público.

O que é desconcentração administrativa?

Desconcentração significa a distribuição interna de competências de um ente federativo, criando, para tanto, órgãos específicos para o exercício de dada competência. Logo, há uma única pessoa jurídica de direito público (o ente federativo), que desconcentra suas competências entre os órgãos por ela criados.

Quais os marcos históricos da reforma da Administração Pública no Brasil?

Este período ficou conhecido como “administração colonial”. Um dos marcos desse período é a outorga da primeira constituição brasileira, de 1824. Conforme Moreira (2018), suas características principais eram manter a monarquia, o Estado unitário e centralizador, além de substituir as antigas capitanias por províncias.

Quais são as principais características de uma autarquia?

São características das autarquias a descentralização, a criação por lei, a especialização dos fins ou atividades, a personalidade jurídica pública, a capacidade de autoadministração e a sujeição a controle ou tutela.

Qual o princípio base é que faz primordial referente a desconcentração administrativa?

Desconcentração Administrativa consiste na criação de órgãos – desprovidos de personalidade jurídica – feita pela Administração Pública direta, a fim de desconcentrar as competências, dando maior força ao Princípio da Eficiência.

Qual a diferença entre Administração Pública direta e indireta?

A diferença entre Administração Direta e Indireta é a descentralização. Certas atividades, econômicas ou de serviço público, são desmembradas da União, estados, municípios ou Distrito Federal, formando-se uma nova pessoa jurídica para atuar, com autonomia e gestão própria, dentro do círculo de poder destacado.

Quais são os princípios constitucionais da Administração Pública?

O art. 37 da Constituição Federal de 1988 traz expressamente 5 (cinco) princípios os quais a Administração Pública deve zelar na prática de seus atos: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O que significa os princípios da administração pública?

Os Princípios da Administração Pública são um conjunto de normas fundamentais, estabelecidas pela Constituição Federal Brasileira, que condicionam o padrão que todas as organizações administrativas devem seguir.

Para que servem os princípios da administração pública?

Na Administração Pública não é diferente, temos os princípios expressos na constituição que são responsáveis por organizar toda a estrutura e além disso mostrar requisitos básicos para uma “boa administração”, não apenas isso, mas também gerar uma segurança jurídica aos cidadãos, como por exemplo, no princípio da ...

Quais são os 4 pilares do trabalho em equipe?

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?
  1. Treinamento e desenvolvimento. ...
  2. Motivação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Comunicação.

Quais são e qual a importância dos 4 princípios da administração científica?

Princípios da administração científica de Taylor: para o principal nome da administração científica, existiam quatro princípios a serem seguidos pela gerência, sendo eles: planejamento, preparo, controle e execução. O planejamento seria o responsável por substituir o empirismo pela ciência e procedimentos científicos.

O que significa administração v4?

Descrição: Todos os profissionais necessitam de uma visão ampla do funcionamento de sua empresa, seja qual for a área da mesma em que irá trabalhar. Essa visão garante ao profissional um entendimento melhor do seu trabalho dentro da organização.

Qual o objetivo da administração indireta do Estado?

Administração Indireta

Nesse modelo de gestão pública, o Estado transmite a realização de determinadas funções para outras pessoas jurídicas que possuem autonomia administrativa e financeira, mas não política.

Como são criadas as entidades da administração indireta?

São criadas por lei específica e estruturadas por decreto. Como exemplos de fundações públicas podem-se apresentar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Como nascem os entes da administração indireta?

Para serem consideradas entes da Administração indireta é necessário o preenchimento de alguns requisitos comuns, como por exemplo: A) criação através de lei específica; B) ... É de extrema importância que a criação das entidades da Administração indireta sejam efetuadas através de lei específica.

Artigo anterior
Como o Dean vira demônio?
Artigo seguinte
Quantos anos Alagoas está fazendo em 2020?