Qual a finalidade da Martempera?

Perguntado por: Francisco Paulo Barbosa Martins Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE MARTÊMPERA
Ao passar pelo Tratamento de martêmpera, a resistência mecânica da peça aumentará consideravelmente, fazendo com que a chance da ocorrência de trincas ou deformações seja muito menor.

Qual o objetivo da martêmpera?

O Tratamento isotérmico martêmpera é um processo cujo objetivo é reduzir a distorção ou o empenamento que ocorrem quando do resfriamento rápido das peças de aço.

Qual a vantagem da martêmpera?

A grande vantagem do processo está no seguinte: o esfriamento relativamente rápido -- ao ar - de uma temperatura logo acima de Mi (início de formação da martensita) não produz grande di- ferença de temperatura entre a superfície e o centro da peça, de modo que a formação da martensita ocorre a uma velocidade uniforme ...

Qual a diferença de têmpera e martêmpera?

1. Martêmpera. O processo de martêmpera ou têmpera interrompida é um processo utilizado em substituição à têmpera quando se deseja diminuir o risco de trincas, empenamentos e tensões residuais excessivas.

Como é feita a martêmpera?

Martêmpera, ou têmpera interrompida, é uma forma de tratamento térmico de têmpera indicada para aços de alta liga, obtendo-se ao final do processo aço em fase de martensita com uniformidade de grãos. O material é aquecido acima da zona crítica, assumindo a fase de austenita, e depois resfriado em duas etapas.

Tratamento Térmico - Austêmpera e Martêmpera

32 questões relacionadas encontradas

Para que serve a austenitização?

A austenita é o ponto de partida para vários tratamentos térmicos nas ligas de ferro, pois partindo da austenita é possível a transformação da liga em vários microconstituintes, como por exemplo a têmpera que consiste na transformação da austenita em martensita por meio de um rápido resfriamento da peça tratada ...

Qual é a temperatura de austenitização?

No processo de austenitização, escolheram-se as temperaturas de 900 e 950ºC, com intervalos de tempo de encharque de 0, 100 e 1800s.

Como ocorre a austenita?

Austenita: É uma solução sólida de carbono em ferro gama. Somente é estável as temperaturas superiores a 723 ºC, desdobrando-se por reação eutetóide, a temperaturas inferiores, em ferrita e cementita. ... A resistência da austenita retida à temperatura ambiente oscila entre 80 e 100 daN/mm2 e alongamento entre 20 e 25 %.

Quando devo aplicar a martêmpera em uma peça?

O Tratamento de martêmpera pode ser realizado em peças constituídas de aços e ferros fundidos em geral, cuja utilização seja feita para peças que podem apresentar empenamentos e que precisem obter as mesmas propriedades por meio de um beneficiamento.

Quais as vantagens da martêmpera em relação a têmpera convencional?

Optar pela martempera tratamento térmico resulta em uma série de vantagens em relação ao uso dos equipamentos em seu estado natural, como o aumento na durabilidade dos materiais, possibilitando obter peças mais seguras para uso, além de diminuir os gastos realizados com manutenção e trocas de peças defeituosas, que é ...

Como é feito o tratamento térmico de cementação?

A cementação tratamento térmico permite que o aço passe, posteriormente, pelo processo de têmpera, para aumento de dureza e aumento da resistência ao desgaste. cementação tratamento térmico, então, é a adição de carbono à camada superficial do aço.

Para que serve a cementação?

Cementação: tratamento termoquímico onde se acrescenta C (carbono) na superfície da peça para aumento de dureza. de componentes mecânicos, através da introdução de carbono combinada com tratamento térmico de têmpera e revenimento. Endurecer a superfície sem perda de tenacidade do componente.

O que é tratamento térmico de Esferoidização?

A Esferoidização é um tratamento térmico de recozimento que visa obter a MÁXIMA DUCTIBILIDADE nos aços. Ele consiste de aquecimento SUBCRÍTICO (Abaixo de A1) seguido por LONGO tempo no forno, para aglomeração dos carbonetos em partículas esféricas e resfriamento LENTO.

Quais são as vantagens e desvantagens da austêmpera em relação a têmpera convencional?

A grande vantagem de austêmpera e o revenido comuns reside no ato que, devido à estrutura bainítica forma-se diretamente da austenita a temperatura que mais alta que a martensita, as tensões internas resultantes são muito menores; conseqüentemente, não há praticamente distorção ou empenamento e do mesmo modo a ...

O que é Coalescimento?

Coalescimento ou esferoidização é um processo de recozimento que visa à obter uma forma globular ou esferoidal de carboneto no aço e com valores de dureza muito baixos para utilização em peças que necessitam de deformação plástica.

Que tipo de microestrutura é produzida após o tratamento por martêmpera em aço?

Após os tratamentos de têmpera ou martêmpera vimos que a estrutura resultante é martensita. Esta martensita formada é frágil e deve ser transformada em martensita revenida menos frágil e mais tenaz.

O que é a austenita retida?

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Ibirubá ALISSON SOUZA AUSTENITA RETIDA Ibirubá 2017 AUSTENITA RETIDA Quando se realiza um tratamento térmico, a porção de austenita que não se transformou durante o processo de resfriamento é denominada como sendo austenita retida.

Quando é necessário Recozer uma peça?

É necessário recozer o material para aliviar suas tensões, surgi- das na solidificação e nos trabalhos de deformação a frio, solda- gem ou usinagem. No recozimento, a peça é aquecida lentamente no forno até uma temperatura abaixo da zona crítica, por volta de 570ºC a 670ºC, no caso de aços-carbono.

O que é zona de austenitização?

A austenita se forma na estrutura do aço submetido a temperatura elevada. Encontra-se na região acima da zona crítica, na zona de austenitização, A austenita apresenta menor resistência mecânica e boa tenacidade. Não é magnética. Numa temperatura de 850ºC, o aço apresenta um único constituinte, que é a austentita.

Quando o recozimento deve ser aplicado?

Nos processos térmicos, o recozimento reduzir a dureza para ter uma maior usinabilidade das peças que irão ser construídas, existem alguns processos que necessitam de atmosfera controlada ou proteção, elas são mantidas em temperaturas relativamente baixas entre 550°C e 900°C.

O que causa a austenita retida?

A austenita retida surge após a solubilização e tempera, tendo como sua principal causa a composição química e o elemento mais importante o carbono, o qual rebaixa significativamente o início e o fim da formação da martensita.

Qual a estrutura cúbica da austenita?

Possui uma estrutura cristalina CCC, é dúctil e pouco resistente quando comparada a outros constituintes devido à sua estrutura cristalina. A ferrita experimenta uma transformação polimórfica para austenita, com estrutura cristalina CFC, ou ferro γ, à temperatura de 912º C.

Como fazer a regra da alavanca?

Em química, a regra da alavanca é uma fórmula utilizada para determinar a fração molar (xi) ou a fração mássica (wi) de cada fase de um diagrama de fases binário para uma composição binária e uma temperatura que estejam entre as linhas das duas fases correspondentes.

O que ocorre no aço quando está em temperatura de austenitização?

Os aços inoxidáveis martensíticos, geralmente, são austenitizados acima da temperatura inicial da transformação austenítica, Ac3, temperatura na qual ocorre a dissolução de carbonetos e a decomposição da ferrita delta, oriunda do material de bruta fusão.

Quais são as três fases do tratamento térmico?

É importante reforçar que um tratamento térmico é feito em três fases distintas: -> Aquecimento; -> Manutenção da temperatura; -> Resfriamento.

Artigo anterior
Quais são as principais características da troposfera?
Artigo seguinte
Qual o benefício da banana prata cozida?