Qual a filosofia de plantão?

Perguntado por: Neuza Lia Baptista Andrade  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). ... Portanto a metafísica pode ser considerada o estudo das coisas que estão além da física.

Qual a filosofia defendida por Platão?

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Qual foi a principal ideia de Platão?

A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.

Quais são as principais teorias de Platão?

O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)

Qual era o pensamento de Platão Brainly?

Platão é o filosofo das idéias

“Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências” filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos. Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito ou seja mundo realmente real.

PLATÃO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

27 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância de Platão para a filosofia?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.

Qual foi a importância de Platão para a filosofia?

Platão foi ainda o introdutor do método de diálogo em filosofia e com sua obra A República fundou a filosofia política ocidental. ... Platão foi uma dos filósofos mais conscientes do modo como a filosofia deveria ser concebida e qual deveria ser seu escopo e quais ambições poderia aspirar o filósofo.

Qual foi a importância de Aristóteles para a filosofia?

Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.

Por que a filosofia de Platão é considerada idealista?

Platão afirmou a existência de duas realidades distintas: a realidade material ou sensorial e a realidade ideal. ... O que Platão chamou de mundo das ideias seria a dimensão em que o idealismo estaria estabelecido e o único conhecimento verdadeiro e confiável seria o conhecimento intelectual das ideias e formas.

Qual o mito mais importante de Platão e o que ele nos ensina?

O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.

Qual a diferença entre a filosofia de Platão e Aristóteles?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Qual a diferença entre Sócrates Platão e Aristóteles?

Platão foi aluno de Sócrates, Aristóteles foi um estudante de Platão. ... A obra de Platão, no entanto, foi mais individualmente focada e preocupada com a alma. Aristóteles era mais um pensador político que tentou colocar suas ideias em um contexto social. Para ele, era impossível considerar um sem considerar o outro.

Qual o mito da caverna de Platão?

Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão. A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.

Quais são as 5 lições da Alegoria da Caverna do filósofo Platão?

Por meio dela, cinco grandes lições podem ser extraídas.
  • 1ª lição: as sombras da caverna representam as coisas materiais. ...
  • 2ª lição: é fácil ficar dentro da caverna. ...
  • 3ª lição: é desconfortável olhar para a luz. ...
  • 4ª lição: é preciso habituar-se para contemplar o mundo superior. ...
  • 5ª lição: o bem que recebemos deve ser retribuído.

Qual a importância do mito da caverna de Platão para o desenvolvimento da filosofia?

O Mito ou a Alegoria da Caverna é uma metáfora utilizada por Platão para explicar a hierarquia do conhecimento e o governo dos sábios. ... Segundo o filósofo, o conhecimento da verdade mais profunda proporcionado apenas pelo raciocínio é a condição fundamental para que um governante tenha uma boa gestão.

Qual é a sua importância do mito das cavernas para o nosso cotidiano?

Conforme a alegoria, várias pessoas vivem “dentro da caverna”, ou seja, na ignorância. Esse campo do falso saber é o mundo sensível, onde as pessoas simplesmente apreendem aquilo que vivem em sua experiência pessoal.

Qual a relação do mito da caverna com a sociedade atual?

Assim como a sociedade atual, o povo do subterrâneo, tem a sua existência dominada pela ignorância, se contentando com a luz projetada nos objetos, que formam sombras que surgem e desaparecem diante de seus olhos. ... Assim notamos a passagem da ignorância para a opinião e depois para o conhecimento.

Por que podemos afirmar que o mito foi uma preparação para a filosofia?

O mito foi a preparação para a própria filosofia, pois os mitos foram a primeira maneira de que as pessoas encontraram para questionar os acontecimentos da época. Por meio desse questionamento as pessoas buscavam respostas nos mitos.

Quais as lições fundamentais retiradas do mito da caverna de Platão?

A luz do sol refletida transparece a ideia do bem e o conhecimento supremo e racional. No mito da caverna Platão propõe a ideia de como a filosofia pode curar a cegueira humana através da reflexão conduzindo o ser a sabedoria.

Qual a relação entre a Alegoria da Caverna e O mundo em que vivemos?

Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo sensível onde vivemos, que é o mundo das aparências. Reflexos da luz verdadeira (as idéias) projetam as sombras (coisas sensíveis que tomamos por verdadeiras). ... Essa luz é o Ser, o Bem; é essa a luz que ilumina o mundo inteligível (que se pode conhecer).

O que ocorre na volta do prisioneiro a caverna?

Voltaria à caverna para passar todo conhecimento aos seus colegas e para buscá-los pra conhecer mundo de fora. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna.

Quais são os temas abordados no mito da caverna?

O Mito da Caverna é uma metáfora que sintetiza o dualismo platônico. Por exemplo, a relação entre os conceitos de escuridão e ignorância; luz e conhecimento e, principalmente, a distinção entre aparência e realidade, fundamental para sua teoria do Mundo das Ideias.

O que significa a luz da fogueira no mito da caverna?

O Mito da Caverna

Seu único contato com a luz vinha de uma fogueira que produzia a sombra das pessoas que por ali passavam. Dessa forma, os homens acreditavam que aquelas silhuetas eram a realidade.

O que significa a luz solar no mito da caverna?

A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro. A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

Qual era o pensamento de Sócrates Platão e Aristóteles?

Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates. Ao distinguir o mundo concreto do mundo das idéias, deu a estas status de realidade; e a outra é a realista, partindo de Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão que submeteu as idéias, às quais se chega pelo espírito, ao mundo real.

Artigo anterior
Como pagar multa Renainf de outro estado?
Artigo seguinte
O que é necessário para colocar uma empresa na Justiça?