Qual a figura de linguagem que tem duplo sentido?

Perguntado por: Hélder Denis Vaz Loureiro Ribeiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

A ambiguidade faz parte das figuras de linguagem, e também é conhecida como anfibologia. Derivada do termo latino “ambiguitas”, que significa “equívoco”, “incerteza”, ela é considerada um vício de linguagem, ainda mais quando dita sem a intenção de dizer.

O que é ambiguidade e dê exemplos?

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

O que é a ambiguidade?

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

Quando uma palavra tem dois significados?

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

O que é uma ambiguidade lexical?

Diz-se que estamos perante um caso de ambiguidade lexical sempre que uma palavra autorize pelo menos duas interpretações num dado contexto. As palavras homónimas, por apresentarem o mesmo significante (a mesma forma escrita e fónica) constituem os casos em que se verifica a ambiguidade lexical.

Figuras de Linguagem - Aula 01 [Prof Noslen]

35 questões relacionadas encontradas

Como identificar ambiguidade no texto?

Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.

O que é polissemia cite 2 exemplos?

O que é Polissemia:

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

Quais as palavras que tem dois sentidos?

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo:
  • Adoro suco de manga (se referindo à fruta)
  • Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
  • Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

Porque as palavras têm mais de um significado?

Há, na verdade, uma infinidade de maneiras pelas quais a mesma expressão pode assumir conteúdos diferentes. A ideia de que há figuras de linguagem, como por exemplo a metáfora e a metonímia, é uma tentativa de explicar como isso acontece, mas a variação linguística é algo ainda um tanto misterioso.

Porque algumas palavras possuem mais de um significado?

Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico. O significado que a palavra polissêmica assume depende de fatores etimológicos, uso de metáfora e o contexto no qual se insere.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar a ambiguidade?

Ambiguidade
  1. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais. ...
  2. Exemplo: Por fim, levou o filho para o seu quarto. ...
  3. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

Como tirar a ambiguidade dessa frase?

Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.

O que é uma oração ambígua?

De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

Porque uma mesma palavra pode ter sentidos diferentes?

São classificadas como palavras homonímias aquelas que têm a mesma estrutura fonológica, o mesmo fonema, a mesma acentuação e mesmo assim apresentam sentidos diferentes. O momento que ela é usada e o contexto em que a palavra foi empregada serão responsáveis pela construção de sentidos na ocorrência da homonímia.

Por que a mesma palavra pode ter significados diferentes para você é outra pessoa?

O que na verdade importa é que você acabou de conhecer mais um fato pertencente às muitas novidades que a Língua Portuguesa nos revela – denominado polissemia, que nada mais é que os vários sentidos que uma determinada palavra adquire, dependendo do que o emissor (pessoa que fala) deseja transmitir.

Qual o nome dado às palavras que tem o mesmo significado?

Significado de Homônimo

[Gramática] Que se pronuncia (homófono) ou se escreve (homógrafo) da mesma maneira que outra palavra, mas possui sentidos diferentes.

Quais palavras são polissêmicas?

Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

Quando um texto tem duplo sentido?

O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.

O que é polissemia resposta?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

O que são palavras homônimas?

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

Como evitar a ambiguidade no texto?

Como evitar a ambiguidade
  1. Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
  2. Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
  3. Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
  4. Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.

O que é a figura de linguagem ambiguidade?

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

Como saber se a frase está correta?

FLiP: corretor ortográfico e sintático

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Artigo anterior
O que acontece com quem faz caminhada todos os dias?
Artigo seguinte
Pode colocar pedras coloridas no aquário?