Qual a etimologia da palavra indivíduo?

Perguntado por: David Francisco de Vieira  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

EtimologiaEditar
Do latim medieval individuus (indivisível), que é formado de in + dividuus. O vocábulo dividuus vem de dividere (dividir).

Qual é a etimologia da palavra indivíduo?

Indivíduo (do latim individuus, a, um) significa indivisível, uno, referindo-se a um ser biológico cuja existência depende de sua integridade.

O que quer dizer a palavra indivíduo?

O que é um Indivíduo:

Indivíduo consiste num ser individual, conhecido pela sua existência única e indivisível. Este termo costuma ser utilizado como sinônimo de cidadão, ou seja, um ser humano inserido num ambiente social.

Quando surgiu o conceito de indivíduo?

Portanto, o conceito de indivíduo se desenvolveu durante a Renascença. Este esclarecimento do sentido de um conceito é fundamental para uma época pós- tradicional e não ocorre simultaneamente em todos os âmbitos do conhecimento.

O que pode substituir a palavra indivíduo?

1 pessoas, seres, sujeitos, seres humanos, humanos, homens, mulheres, cidadãos, criaturas, entidades, individualidades.

Indivíduo - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa

24 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o conceito de pessoa e indivíduo?

pessoa aplica-se a um ente definível positivamente; indivíduo ou sujeito, ao contrário, a um ente definível negativamente (4). Em sociologia, pessoa é o indivíduo provido de status social, ao passo que indivíduo e sujeito adquiriram conotação despersonalizante, pejorativa.

Qual é a diferença entre pessoa e cidadão?

Cidadão é um indivíduo que convive em sociedade - grupo de indivíduos entre os quais existem relações recíprocas. Cidadão é o habitante da cidade, e tem o direito de gozar de seus direitos civis e políticos do Estado em que nasceu, ou no desempenho de seus deveres para com este.

Como se reconhecer como indivíduo?

Segundo este autor, quando a pessoa se define prioritariamente como indivíduo, tende a ativar uma orientação para a identidade pessoal, a ser motivada pelo auto-interesse, a conceber-se em termos de suas características e traços individuais e a avaliar-se por meio da comparação com os outros indivíduos.

Qual o seu conceito sobre a nossa sociedade?

Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.

O que é o individualismo?

O conceito de "individualismo", em termos gerais, e sem enveredar pelas controvérsias a ele relacionadas, remete a um conjunto de idéias e valores que colocam o indivíduo particular no centro das atenções e tendem a atribuir a este indivíduo a possibilidade de realização pessoal, de forma independente daqueles que os ...

Qual o papel do indivíduo?

O Papel do indivíduo na sociedade: Sob a perspectiva socioantropológica a relação do indivíduo com a sociedade se estabelece em uma base dialógica: não existe sociedade sem o indivíduo, e o indivíduo só se torna verdadeiramente humano por meio da socialização, processo através do qual o indivíduo se torna parte efetiva ...

O que é um indivíduo em biologia?

Conceitos básicos: Indivíduo: corresponde a cada ser vivo membro de uma espécie; População: conjunto de Indivíduos Comunidade: conjunto de populações de várias espécies que ocupam um habitat; Ecossistema: conjunto de indivíduos de todas as classes somadas aos fatores abióticos (ambiente); Biosfera: conjunto de todos os ...

Qual é a relação entre o indivíduo e a sociedade?

O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.

Porque a palavra indivíduo é acentuada?

Essas palavras são paroxítonas terminadas em ditongo, logo são acentuadas pela mesma regra.

Qual é a origem da ideia?

A palavra deriva do grego idea ou eidea, cuja raiz etimológica é eidos – imagem. O seu significado, desde a origem, implica a controvérsia entre a teoria da extromissão (Platão) e a da intromissão (Aristóteles).

O que é o sujeito para a filosofia?

Sujeito é um ser que tem uma consciência e experiências únicas ou uma entidade que tem um relacionamento com outra entidade que existe fora de si mesma (chamado de "objeto").

Quanto ao conceito de sociedade é correto afirmar que?

a) As sociedades são formas de relações sociais baseadas em trocas naturais de mercadorias. b) As sociedades são baseadas nas relações impessoais, um marco da vida na modernidade. c) As sociedades são baseadas em laços pessoais afetivos.

Quais são os elementos do conceito de sociedade?

Sendo assim, o conceito de sociedade está fundamentado em fatores territoriais, culturais, políticos e históricos que unem os seus indivíduos.

Como surgiu o conceito de sociedade?

O surgimento da sociedade se deu a partir da construção das cidades, pois permitiu que as pessoas vivessem em mais espaços em comum, necessitando de regras para que houvesse o ordenamento e, consequentemente, o bem-estar social.

Como desenvolver a identidade?

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

O que trabalhar em identidade?

· Identificar as pessoas que estão presentes no seu dia a dia através dos nomes (família verdadeira, família do abrigo em que vive, colegas, professores, voluntários, etc.). Este trabalho visa o autoconhecimento e a percepção de identidade. É importante que cada um perceba que é único e especial.

Como podemos trabalhar a construção da identidade?

A construção da identidade acontece a partir das relações que a criança estabelece com os grupos com que convive. Quanto mais intensas essas interações, maior o impacto sobre a autoimagem dos pequenos. O ambiente escolar tem uma contribuição importante, já que é o lugar de maior convício social depois da família.

O que diferencia os cidadãos dos habitantes da Polis?

A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.

O que é o indivíduo para a psicologia?

Todavia, o indivíduo, como objeto de estudo da psicologia social e da sociologia, é considerado, segundo Ramos (2003, p. 238), da seguinte maneira: indivíduo dentro dos seus padrões sociais, vive em sociedade, como membro do grupo, como “pessoa”, como “socius”.

O que é uma pessoa sujeito?

substantivo masculino Qualquer pessoa; pessoa sobre a qual nada se sabe: esteve um sujeito à sua procura. [Gramática] Função sintática na oração do termo a respeito do qual se diz alguma coisa: o Paulo (sujeito) chegou tarde. adjetivo Submisso a; subordinado: todos estão sujeitos à mesma lei.

Artigo anterior
Como fazer para realçar as luzes?
Artigo seguinte
Quais as medidas de um pneu?