Qual a estrutura da psicanálise?

Perguntado por: Patrícia Filipa Carvalho  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

A relação entre os três conceitos de estruturas psíquicas
Portanto, estes três componentes (id, ego e superego) compõem o modelo de estruturas psíquicas. Se o tema abordado for de estruturas clínicas, então a Psicanálise afirma a existência de três delas: a neurose, a psicose e a perversão.

Quais as estruturas da psicanálise?

São elas: Psicose, Neurose e Perversão. Vimos também que uma vez definida a personalidade dentro de uma das estruturas, ela nunca mudará, podendo apenas variar o grau de intensidade dos sintomas específicos de cada uma.

Quais são as três estruturas da personalidade segundo Freud?

O maior explorador da psicanálise, Sigmund Freud, arriscou ordenar três componentes básicos da vida psíquica humana. Sendo eles: o id, ego e superego. O id é o elemento mais primitivo da personalidade, sendo este o sistema original com o qual já nascemos.

Quais são as estruturas clínicas?

As três grandes Estruturas Clínicas caracterizam-se por: Neurose, Psicose e Perversão, sendo que cada qual representa um modo peculiar de funcionamento que repercute nas relações que o mesmo estabelece com o contexto social em que está inserido.

Quais as principais técnicas da psicanálise?

Associação Livre e a Interpretação dos sonhos

Então, são apresentadas por Freud, as duas técnicas psicanalíticas, que por meio da transferência, para experimentação de emoções, pois somente com a transferência é possível se ter resultados significativos, seja essa transferência positiva ou negativa.

Estrutura e constituição da clínica psicanalítica | Christian Dunker | Falando nIsso 303

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as quatro recomendações de Freud sobre a técnica psicanalítica?

1 As 4 Regras técnicas legadas por Freud
  • Introdução.
  • Associação Livre - a regra fundamental.
  • A regra da atenção flutuante.
  • A regra da abstinência.
  • A regra da neutralidade.

Qual técnica se revelou mais adequada para Freud *?

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica.

O que determina a estrutura clínica?

A estrutura clínica não é definida por comportamentos, mas por como o sujeito fala do que faz, e do que faz ao falar na transferência. É preciso entender em nome de que o sujeito age. São aspectos que levam à repetição.

Quais as estruturas psíquicas?

As estruturas psíquicas: id, ego e superego

Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Mais de 20 anos depois, Freud altera essa teoria do aparelho psíquico e cria os conceitos de id, ego e superego.

O que é um sintoma é a qual estrutura clínica ele pertence?

O sintoma é o trabalho de todo sujeito para dar conta do Real. Assim, "não deve ser dissociado do sujeito, algo que deve ser modificado, mas não arrancado do sujeito, por ser fundamental em sua estrutura" (Ocariz, 2003, p.

Quais são as três estruturas de personalidade?

Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.

O que são estruturas da personalidade?

A estrutura da personalidade representa as bases constantes (elementos psíquicos fundamentais) sobre as quais se estabelece o funcionamento psíquico de um sujeito.

Como Freud compreende a personalidade?

Freud foi o primeiro a formular o conceito de teoria da personalidade. Ele sistematizou o aparelho psíquico em três categorias: ID, ego e superego. O ID é relacionado aos instintos e funciona por meio de desejos inconscientes. ... Já o superego fica em conflito com o ID e está relacionado aos valores morais.

Qual a estrutura mais importante na perspectiva psicanalítica de mente?

A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).

Quais os principais aspectos das estruturas psicótica?

A estrutura psicótica se caracteriza por ser a mais regredida, com frustrações precoces ocorridas na fase oral ou na fase anal de rejeição, a partir da consideração de um desenvolvimento psicossexual (FREUD, 1905/1987).

O que é estrutura psicológica?

Na psicologia, a estrutura consiste, como vimos, em todos holísticos que determinam tanto o tipo dos elementos como as relações que se estabelecem entre eles. Não tem importância, nesta perspectiva, a relação entre os elementos. Na psicanálise, a estrutura é um sistema que define as relações entre os elementos.

Qual estrutura psíquica dá origem aos sonhos?

Segundo o pai da psicanálise, “a força propulsora da formação dos sonhos é fornecida pelo inconsciente” (FREUD, 1996a, p. 568). O inconsciente é visto como o fator causal destas formações psíquicas.

O que é o id, ego e superego?

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.

Quais são os tipos de neuroses?

Ele definiu três categorias de psiconeuroses, transtornos emocionais enraizados em traumas de infância: neuroses atuais (resultantes de impedimentos da satisfação sexual), neuroses de transferência (mecanismo de defesa, como histeria ou fobia) e neuroses narcísicas (quadros psicóticos).

O que é estrutura neurótica?

A neurose é uma estrutura da personalidade que está intimamente ligada à angústia. A pessoa consegue manter um pensamento racional e distinguir o certo do errado. Ela tem a necessidade de seguir as normas e fazer aquilo que é correto, sentindo-se culpada quando não consegue cumprir com essa expectativa.

Como se caracterizam os elementos formadores do psiquismo humano?

De acordo com a teoria psicanalítica da personalidade de Sigmund Freud, a personalidade é composta por três elementos. Estes três elementos da personalidade – conhecidos como o id, ego e superego – trabalham juntos para criar comportamentos humanos complexos.

Qual é a função do super ego?

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.

Qual a abordagem mais conhecida de Freud?

Psicanálise

Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. Sigmund Freud é o nome do teórico que a desenvolveu — e que é famoso até hoje, inclusive em muitas expressões bem-humoradas (como o clássico “Freud explica”).

Qual foi a técnica desenvolvida por Freud ao abandonar a hipnose?

Depois de abandonar a hipnose, passou a utilizar a técnica da pressão, que consistia em pressionara testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida.

Qual a construção de Freud para a discussão da normalidade?

A psicanálise freudiana considerava a neurose ora como normalidade, ora como patologia grave. Quando os sintomas apontavam um desequilíbrio emocional no indivíduo à neurose era considerada patológica. E quando os sintomas apontavam para a sexualidade a neurose era considerada normal.

Artigo anterior
Qual a diferença de prova e expiação?
Artigo seguinte
O que é apólice de seguro de vida?