Qual a estrutura da lei?

Perguntado por: Maria Gonçalves  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (48 avaliações)

Na estrutura de um texto legal, existe uma hierarquia: os artigos se desdobram em parágrafos ou em incisos; os parágrafos se desdobram em incisos; os incisos se desdobram em alíneas; as alíneas se desdobram em itens.

Qual é a estrutura de uma lei?

Um projeto de lei deve conter três partes: a parte preliminar, a parte normativa, e a parte final. Na parte preliminar, temos: a EPÍGRAFE é o nome que identifica o tipo de lei que se pretende criar, seguida do número que o projeto recebe quando chega na Câmara dos Deputados, e o ano de apresentação.

Qual a formatação de uma lei?

Uma lei federal, por exemplo, como o Código Civil, inicia com o brasão da República e com os dizeres “Presidência da República”, o que quer dizer que se aplica em todo o território nacional. Em seguida, encontramos o número de referência daquela lei, bem como a data em que foi criada.

O que constitui a lei?

Essas cláusulas, conhecidas como cláusulas pétreas, são: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

Qual é a estrutura de um texto legal?

O texto normativo deve possuir 3 (três) partes básicas, consubstanciadas na parte preliminar, na parte normativa e na parte final. A parte preliminar se refere a: epígrafe, ementa, preâmbulo, enunciado do objeto e indicação de aplicação das disposições normativas.

A ESTRUTURAÇÃO DA LEI - Tudo que você precisa saber!

32 questões relacionadas encontradas

Como é parágrafo na lei?

Os PARÁGRAFOS são representados pelo símbolo §, seguido de numeração ordinal até o nono, e cardinal a partir deste ( § 1º, § 4º, § 9º, § 10, § 12, § 15), utilizando-se, quando existente apenas um, a expressão “parágrafo único” por extenso. Se forem citados mais de um parágrafo, devem ser utilizados dois símbolos (§§).

Quais são os três tipos de lei?

Você conhece os tipos de lei?
  • Lei Ordinária. É o tipo de norma mais comum e que abrange a população como um todo. ...
  • Leis Complementares. ...
  • Medida Provisória. ...
  • Emendas Constitucionais. ...
  • Decretos Legislativos. ...
  • Resoluções.

Qual é a diferença entre lei e artigo?

É a unidade básica da lei. Toda lei tem, no mínimo, um artigo, e eles constituem a forma mais prática de se localizar alguma informação dentro da lei, por maior que ela seja.

São as subdivisões de uma lei?

Quais são as partes de uma lei? Além do caput, as outras partes dos artigos são parágrafos, incisos e alíneas. Se o artigo dispuser de apenas um parágrafo ele será denominado “Parágrafo único”. Se existirem múltiplos parágrafos, eles serão designados pelo símbolo “§” seguido da respectiva numeração.

Como determina a lei?

Neste processo temos a iniciativa da lei, discussão, votação, aprovação, sanção, promulgação, publicação e vigência da lei. A iniciativa da lei normalmente compete ao órgão executivo ou ao legislativo, mas há casos em que a própria Constituição determina que a iniciativa caiba ao judiciário.

Como escrever uma lei em um texto?

Quando você se refere a uma lei no corpo do texto, de acordo com a ABNT, é preciso citá-la entre parênteses, incluindo o número e o ano da lei. Se necessário, você também pode incluir o artigo específico da lei.

O que são alíneas de uma lei?

A alínea contém especificação relativa ao caput do inciso ao qual se vincula e pode restringir-se ao próprio caput ou se desdobrar em itens ou números. É indicada por letra minúscula do alfabeto da língua portuguesa, seguida de parêntese e espaço. Se necessário, a alínea pode subdividir-se em itens ou números: Art.

O que é a epígrafe de uma lei?

EPÍGRAFE. É a parte do preâmbulo que contém a declaração do nome da autoridade, do cargo em que se acha investida e da atribuição constitucional ou legal em que se funda para promulgar o ato.

Qual é a ordem da hierarquia das leis?

Assim, a Constituição Federal está no topo da pirâmide normativa, seguida pelas leis e, por fim, pelos atos administrativos, que são a base desta.

Como se chama a parte inicial de uma lei?

1º. A parte inicial do artigo é chamada de caput (cabeça, em latim) e enuncia a regra geral. §1º Após o caput, um artigo pode conter parágrafos, como este.

Qual a estrutura de um decreto?

Forma e Estrutura do decreto

Assim como as leis, os decretos são formados por dois elementos: a ordem legislativa contida no preâmbulo e no fecho, e a matéria legislada, equivalente ao texto ou corpo da lei. Quanto ao registro, somente são numerados os decretos que contêm regras jurídicas de caráter geral e abstrato.

Como se lê os incisos de uma lei?

Portanto, em se tratando de inciso, devemos lê-lo como cardinal, não como ordinal, pois o número vem depois do substantivo: inciso I (lê-se: um), inciso II (dois), inciso IX (nove), inciso X (dez), inciso XXIV (vinte e quatro).

Quais são as classificações das leis?

No que se refere à obrigatoriedade, a norma classifica-se em normas jurídicas imperativas(ou de ordem pública) e normas jurídicas dispositivas(ou de ordem privada).

Quais são os principais conjuntos de leis?

Os principais conjuntos brasileiros de leis na atualidade são a Constituição, os Códigos de Processo (que regulam como o Direito deve ser exercido, estabelecendo funções das partes e do Estado), os códigos profissionais (que regulam as atividades específicas de cada profissão) e as legislações dos diferentes estados do ...

Qual a diferença entre a lei e o decreto?

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

Qual a diferença de decreto e portaria?

A lei e o decreto-lei são actos legislativos. A portaria é um acto emitido pelo poder administrativo. As leis e os decretos-lei têm o mesmo valor e são aprovados pelos órgãos legislativos, de acordo com os poderes conferidos pela Constituição da República Portuguesa.

Qual é a diferença entre lei e norma?

Concluindo, a lei é, por imperativo (obrigação) do princípio da reserva legal, descritiva e não proibitiva (descreve o que é). A norma sim é quem proíbe (reprova a conduta). Fonte: CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, vol.

Qual é a lei maior do nosso país?

De todas as leis que existem em um país, a Constituição é a mais importante delas. É a norma que trata justamente da elaboração das outras leis (como devem ser feitas, por quem, etc.) e do conteúdo mínimo que essas outras normas devem ter.

Qual prevalece a Constituição ou a lei federal?

No topo da pirâmide está a Constituição e todas as suas emendas, tornando-a, assim, fundamento de validade de todas as outras normas do sistema. Dessa forma, nenhuma outra norma pode negar ou ser contrária a algo imposto pela Constituição Federal.

Qual a diferença entre lei ordinária e decreto?

O processo de formação da lei chama-se processo legislativo. O decreto não é submetido ao processo legislativo. A mais importante, contudo, de todas as distinções entre a lei e o decreto é que a lei obriga a fazer ou deixar de fazer, e o decreto, não.

Artigo anterior
Quais as vantagens da estrutura organizacional funcional?
Artigo seguinte
Qual pirâmide tem 7 vértices?