Qual a droga de escolha para o tratamento dos casos mais graves de micoses profundas?

Perguntado por: Débora Sá Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (57 avaliações)

O tratamento da histoplasmose pulmonar aguda é feito com itraconazol (200-400mg/dia VO, por 6-12 semanas); nos casos mais graves, utiliza-se a anfotericina B (0,7mg/kg/dia IV por 12 semanas) e a manutenção é feita com itraconazol (200-400mg/dia VO), nos pacientes com SIDA.

Como tratar micose profunda?

Cirurgia é a melhor opção para cura; o tratamento medicamentoso pode ser feito com cetoconazol, itraconazol ou anfotericina B.

Quais os tratamentos utilizados para as micoses cutâneas subcutâneas e sistêmicas?

O tratamento é feito com iodeto de potássio via oral em solução saturada ou com itraconazol. Também conhecida como cromomicose, é uma infecção fúngica crônica, envolvendo pele e subcutâneos, caracterizada pelo desenvolvimento de nódulos ou de placas verrucosas de crescimento lento.

Como tratar micose sistêmica?

A droga mais administrada atualmente é o fluconazol intravenoso, porém, dependendo da espécie de Candida que for isolada, deve-se realizar uma adequação do tratamento, uma vez que espécies comoCandida krusei e Candida glabrata são naturalmente resistentes ao fluconazol.

Qual o tipo de tratamento utilizado nas micoses superficiais?

Normalmente estas infecções são tratadas mediante a aplicação nas zonas afectadas de antifúngicos, que são fármacos específicos para estes microrganismos. Em casos de micoses muito extensas ou refractárias ao tratamento, pode ser necessário administrar também, por via oral, um fármaco antifúngico.

Micoses Profundas

29 questões relacionadas encontradas

O que é micose superficial?

Micoses superficiais são infecções fúngicas que acometem as camadas superficiais da pele e seus anexos. Essas micoses são prevalentes em todo mundo, e, embora o semiárido nordestino apresente clima propício para o surgimento dessas infecções, são raros os estudos acerca do assunto.

São agentes de micoses superficiais?

As micoses superficiais são causadas por fungos com capacidade de infectar apenas as camadas mais externas da pele e dos pelos. Muitos desses fungos são da microbiota da pele e couro cabeludo, causando lesão quando há um distúrbio hormonal ou nutricional que predisponha seu crescimento.

Qual fungo que causa micose sistêmica?

As micoses sistêmicas endêmicas no Brasil são: Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose. A PARACOCCIDIOIDOMICOSE é causada pelo Paracoccidioides brasiliensis, fungo dimórfico, o qual já foi isolado do solo, onde se acredita que viva saprofiticamente.

Qual a principal causa de micose sistêmica?

As micoses sistêmicas são infecções profundas causadas por fungos patogênicos, cujo a maioria são adquiridas através da exposição e inalação de fragmentos ou esporos pelo trato respiratório.

O que é uma infecção sistêmica?

Sistêmicas – adquiridas por inalação de conídios (formas infectantes). Causam uma lesão primária pulmonar e as lesões extrapulmonares resultam de disseminação hematogênica. Exemplos: blastomicose, coccidioidomicose, criptococose, feo-hifomicose sistêmica, histoplasmose, nocardiose, paracoccidioidomicose.

Que tipo de micose é superficial subcutânea e sistêmica?

As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha. As subcutâneas atingem a pele e o tecido subcutâneo, sendo os fungos normalmente introduzidos por meio de trauma.

Que tipo de micose é superficial subcutânea ou sistêmica?

As micoses podem ser divididas em: - Micoses superficiais: limitadas às camadas mais externas da pele e do cabelo. - Micoses cutâneas: envolvem as camadas mais profundas da epiderme e seus tegumentos, o cabelo e as unhas. - Micoses subcutâneas: envolvem derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia.

Quais as formas de tratamento para cada tipo de micose?

A escolha do tratamento é feito pelo dermatologista de acordo com o tipo e o local da micose, podendo ser:
  1. Pomadas. As pomadas geralmente são as mais indicados pelos dermatologistas para tratar as micoses de pele, seja na virilha, candidíase ou pano branco. ...
  2. Soluções ou loções. ...
  3. Esmaltes. ...
  4. Comprimidos.

O que piora micose?

- Não andar descalço em pisos úmidos; - Utilizar roupas de algodão e calçados abertos, pois são materiais que não retêm suor; - Não entrar em contato com lesões causadas por micoses, em animais ou outras pessoas; - Evitar o contato prolongado com água e sabão, pois podem destruir as defesas naturais da pele.

O que é bom para matar fungos?

Como tratar: O tratamento costuma ser feito com cremes ou loções a base de antifúngicos, como Clotrimazol ou Miconazol, indicados pelo dermatologista. No caso de lesões muito grandes, pode ser indicado o uso de comprimidos, como Fluconazol.

É verdade que dipirona cura micose de unha?

Nem toda alteração em unha é micose. Há outras doenças que acometem as unhas e podem ser confundidas com micose. Dipirona para fungo não adianta.

Quais são as principais micoses sistêmicas e oportunistas?

  • Criptococose.
  • Candidíase.
  • Pneumocistose.
  • Hifomicoses - Aspergilose.
  • - Fusariose.
  • Feohifomicoses.

Qual fungo abaixo descrito não causa micose sistêmica?

Qual fungo abaixo descrito não causa micose sistêmica? Cândida albicans.

Qual é o único grupo dos fungos que causam micose?

Tipos: – Candidíase: micose transmitida pelo fungo Cândida albicans.

O que é esse fungo chamado de Cromomicose?

Cromoblastomicose é um tipo específico de infecção cutânea causada por uma de várias espécies de fungos dermatiáceos (pigmentados). Os sintomas são nódulos ulcerosos nas partes expostas do corpo. O diagnóstico é feito por aparência, histopatologia e cultura.

Qual é o fungo mais perigoso do mundo?

A mucormicose, popularmente conhecida como “fungo negro”, é uma doença fúngica angio invasiva, ou seja, que invade o interior dos vasos sanguíneos. Ela recebeu esse nome, pois pode causar necrose, deixando a pele escurecida.

Qual o agente causador da aspergilose?

A aspergilose é causada por um fungo filamentoso e saprófito, do gênero Aspergillus, com destaque para a espécie patogênica Aspergillus fumigatus, responsável pela ocorrência de cerca de 90% dos casos. Outras espécies, como A. flavus, A. niger, A.

Quem é o agente causador da micose?

Ela é causada pelo fungo Malassezia furfur, um habitante natural da pele.

Quais são os tipos de micose?

Conheça os principais tipos de micose e se previna contra eles no verão.
  • Tinea. ...
  • Tinea intertiginosa. ...
  • Tinea capitis. ...
  • Tinea versicolor. ...
  • Candidíase. ...
  • Frieira.

O quê são micoses cutâneas dê exemplos?

Cutâneas: invadem todo o extrato córneo da pele, a parte queratinizada intrafolicular dos pelos ou a unha. Como exemplos de micoses cutâneas, podemos citar as dermatofitoses, grupo de doenças causadas por fungos chamados dermatófitos, que afetam pele, pelos e unhas. Um exemplo de dermatofitose é o pé de atleta.

Artigo anterior
Qual o nome do osso que fica abaixo do pescoço?
Artigo seguinte
Qual o juízo competente a realizar o exame de admissibilidade recursal?