Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?

Perguntado por: Ema Júlia Esteves de Sousa  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

Os distúrbios de desenvolvimento no esmalte apresentam-se como anomalias de estrutura, podendo afetar ambas as dentições. Dentre eles estão a amelogênese imperfeita, a hipoplasia de esmalte e a fluorose dental.

Como identificar fluorose?

A fluorose dental se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas e opacas nos dentes. As manchas aparecem em forma de linhas finas, manchas grandes ou ainda podem alterar toda a cor do dente, dependendo do grau e intensidade do problema.

O que é dente de Turner?

O dente de Turner é uma hipoplasia de esmalte localizada, caracterizada por um defeito na qualidade e na espessura do esmalte. Os dentes mais acometidos são os pré-molares superiores e inferiores.

O que a fluorose pode causar?

A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.

O que é Hipocalcificação?

A hipocalcificação do esmalte também chamada de opacidades demarcadas pode ocorrer quando existe um traumatismo na dentição decídua que gera interferência na mineralização do esmalte do dente permanente, sendo que a formação de matriz parece não ser afetada.

Doença que pode ser confundida com Alzheimer

34 questões relacionadas encontradas

O que é a hipoplasia do esmalte?

A hipoplasia do esmalte define-se como formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte, podendo expor os túbulos dentinários, destacando-se como etiologia: deficiências nutricionais, hipocalcemia, trauma, eritroblastose fetal, infecções, ingestão de substancias químicas e alterações hereditárias.

O que é HMI em odontologia?

Introdução: Hipomineralização molar incisivo (HMI) é a displasia do esmalte dos dentes que afeta um ou mais primeiros molares permanentes frequentemente associados aos inci- sivos permanentes.

Qual o período de maior risco para a fluorose dental?

O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.

Qual é o tratamento indicado para um caso de fluorose severa?

Como outras opções de tratamento para melhorar a aparência estética de dentes com fluorose grave pode-se utilizar uma abordagem combinada de microabrasão de esmalte, clareamento e infiltração de resina, como forma de tratamento minimamente invasivo.

Qual é o melhor tratamento para fluorose?

"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.

O que causa erosão nos dentes?

A erosão dentária ocorre quando o esmalte se desgasta ou reduz pela ação de ácidos. Há dois tipos de erosão dentária: 1. Erosão intrínseca — É causada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos (por exemplo, refluxo ácido, anorexia, bulimia).

O que é doença de Riga fede?

A lesão de Riga-Fede é uma ulceração traumática na superfície ventral da língua comu- mente associada a dentes natais ou neonatais. Esta lesão pode resultar em uma inadequada sucção do leite e alimentação, colocando o recém-nascido em risco de deficiências nutricio- nais.

Quais são os 3 tipos principais de anomalias dento maxilares?

  • dividida em três grandes grupos: • HIPERPLASIANTES:
  • o. Dentes Supranumerários.
  • ▪ Disostose Cleidocraniana.
  • o. Dentes Natais e Neonatais.
  • o. Raízes Supranumerárias.
  • o. Cúspides Supranumerárias.
  • o. Pérola de Esmalte.
  • o. Fusão Dentária.

Como diferenciar hipoplasia de fluorose?

3) A fluorose dentária é uma hipoplasia de esmalte causada pela ingestão crônica de flúor. Manifesta-se por opacidades inicialmente dispersas de cor branca, que se tornam mais marcadas e de cor amarelo- acastanhado à medida que se tornam mais graves.

Como surge a fluorose?

A fluorose surge ainda na infância, afetando os dentes de leite e a dentição definitiva. Ela surge devido ao consumo excessivo de flúor contido na água, em alimentos e industrializados ou com a ingestão prolongada de medicamentos que contêm flúor em sua composição.

Como saber se é cárie ou sujeira?

Sintomas de cárie
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;
  5. Gengiva inchada e dolorida.

Tem tratamento para fluorose?

Fluorose dentária tem cura? A fluorose dentária não desaparece com o passar da idade, mas existem tratamentos dentários, que permitem a ocultação, diminuição, ou até mesmo a extinção das manchas que aparecem no esmalte dos dentes, melhorando desta forma a estética dentária.

Como acabar com a fluorose?

Tratamentos para remover as manchas de fluorose dos dentes

"A microabrasão dentária é indicada nos casos de lesões leves, mais superficiais e consiste em promover uma abrasão mais leve da pigmentação, removendo as manchas através do uso de pastas, ácidos e discos abrasivos", explicou.

Como clarear dentes com fluorose?

Para melhores resultados é possível associar a microabrasão ao clareamento. Já nos casos mais severos existe uma terceira opção. “É indicado o tratamento restaurador, seja com resina composta ou até mesmo restaurações indiretas de porcelana”, conta.

Qual a idade que se dá à fluorose?

O período de desenvolvimento dos dentes susceptíveis a fluorose é por volta dos 22 aos 26 meses de idade da criança e para os incisivos a ingestão de Flúor é crítica até 36 meses após este período7.

Quais os cuidados a serem tomados para evitar a fluorose?

Confira algumas dicas dadas pelo especialista que ajudam a prevenir a fluorose dentária a seguir!
  1. 1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
  2. 2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
  3. 3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
  4. 4) Esteja atento às medicações. ...
  5. 5) Uma alimentação equilibrada é fundamental.

Como é feita a microabrasão?

A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...

O que causa MIH?

A MIH pode ser resultado de vários fatores ambientais que atuam no desenvolvimento do esmalte, que ocorrem desde o período pré-natal até os primeiros anos de infância. Os ameloblastos (células responsáveis pela formação do esmalte) são sensíveis ao aumento de temperatura do organismo.

O que causa Hipomineralizacao?

Vários estudos têm demonstrado a associação entre fatores pré, peri e pós-natais e a HMI, principalmente, transtornos na oxigenação no momento do parto, a prematuridade, o uso de medicamentos durante a gestação e doenças da infância, e durante os três primeiros anos de vida da criança (4).

O que causa Hipomineralização molar incisivo?

A etiologia da Hipomineralização Molar-Incisivo está relacionada a complicações durante o período de mine- ralização dos primeiros molares e incisivos permanentes (TOURINO et al., 2016). Essa fase se inicia no período de gestação e é finalizada ao longo dos três primeiros anos de vida (SALEM; AZIZ; ASADI, 2016).

Artigo anterior
Como deixar o vaso sanitário sempre branco?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para cicatrizar gastrite?