Qual a diferença entre zeugma e elipse?

Perguntado por: Isabel Martins Ramos  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 5/5 (66 avaliações)

Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

O que é um elipse exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Como identificar elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

Como podemos identificar uma zeugma?

Quando um termo já expresso no enunciado é omitido, dizemos que se trata da figura de linguagem chamada zeugma, usada para evitar a repetição desnecessária do termo que já está subentendido. Muitas vezes, uma vírgula pode ser usada para indicar essa omissão.

Qual é o conceito de zeugma?

O que é Zeugma:

Zeugma é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste na omissão de uma palavra já mencionada numa frase. ... O zeugma é classificado como uma figura de construção, utilizado na linguagem oral e escrita para conceder maior expressividade ao texto.

25 questões relacionadas encontradas

O que é aliteração é um exemplo?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é a diferença entre aliteração e assonância?

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

O que é pleonasmo é um exemplo?

Exemplo de Pleonasmo

No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

O que é uma linguagem elíptica?

As frases sem predicado designam-se habitualmente por frases elípticas. Uma palavra do sintagma, sendo responsável por numerosos casos de Derivação Imprópria: e.g. "um (dente) canino", "um (avião a) jato", "um (telefone) celular" (Br).

Que tem a forma de uma elipse?

O que é elipse? Essa figura geométrica plana de formato arredondado é obtida na intersecção de um plano e um cone. Uma elipse é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. É por isso que essa figura é chamada de cônica, assim como a circunferência, a parábola e a hipérbole.

O que é uma elipse física?

Elipse é a curva desse plano para a qual a soma das distâncias de cada um de seus pontos aos pontos F1 e F2 é constante (e maior do que a distância entre F1 e F2). Assim, por definição, as distâncias F2P + PF1 e F2P' + P'F1 são iguais.

O que é um paradoxo exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Quando ocorre um pleonasmo?

De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.

O que é onomatopeia 5 exemplos?

Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo) Tic-tac: som do relógio. Toc-toc: som de bater na porta. Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando.

O que é assonância e aliteração exemplos?

Assonância e aliteração

Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais. Observe o exemplo abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.”

Como identificar aliteração?

O que é aliteração

As palavras que iniciam com o mesmo som ou grupo de sons apresentam aliteração (pato-paca). As aliterações são conhecidas pelo uso da repetição de forma harmoniosa e ritmada. E é um importante recurso linguístico, que compõe o grupo das figuras de linguagem de som/fonética.

O que é aliteração na educação infantil?

A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

Como fazer uma aliteração?

Veja exemplos que mostram a diferença entre uma figura de som e a outra: “Chove chuva, chove sem parar” — No verso da música de Jorge Ben Jor, temos destaque nas consoantes “ch”, por isso, a figura de linguagem é a aliteração.

Que fonemas?

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Artigo anterior
Como é a dor de gordura no fígado?
Artigo seguinte
A que temperatura ferve o azeite?