Qual a diferença entre varíola e varicela?

Perguntado por: Denis Vicente Vieira Rocha  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

A diferença é que, na catapora, as vesículas estão em diferentes fases de desenvolvimento - algumas são pequenas e outras, maiores. Já no caso da varíola, as bolhas estão no mesmo estágio”, afirma Celso Granato, infectologista do Fleury Medicina e Saúde.

Que doença é essa varíola?

O vírus da varíola é o Orthopoxvirus variolae e essa é uma doença com capacidade de levar o paciente a óbito. Caso isso não aconteça, o paciente pode ficar cego e ter as marcas e bolhas características da varíola por todo o corpo.

Como saber se é varicela?

Sintomas de catapora
  1. Febre, que pode chegar à 39,5ºC;
  2. Aparecimento de manchas vermelhas e/ou pequenas bolhas, que podem conter líquido, coçam e que espalham-se rapidamente pelo corpo;
  3. Aparecimento de feridas na pele, que formam devido à coceira intensa;
  4. Cansaço;
  5. Falta de apetite;
  6. Mal estar geral.

O que é varíola e como ela é transmitida?

A varíola é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo vírus pertencente ao gênero Orthopoxvírus, que pode ser transmitido através de gotículas de saliva ou de espirro, por exemplo.

Quanto tempo durou a varíola?

HÁ 40 ANOS, A VARÍOLA ERA ERRADICADA DO PLANETA. Um vírus que prejudicava a humanidade havia pelo menos 5 mil anos e foi responsável pela morte de 300 milhões de pessoas somente no século 20. Essa é a ficha corrida da varíola, moléstia que foi erradicada definitivamente do planeta em 1980.

Catapora, sarampo e varíola - Parasitologia - Biologia

34 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo durou a varíola no Brasil?

Erradicação da varíola há 50 anos no Brasil adotou técnicas usadas até hoje. Há 50 anos, em abril de 1971, 19 moradores da Vila Cruzeiro, uma comunidade de baixa renda no bairro da Penha, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foram os últimos a terem varíola no Brasil.

Quando começou a varíola?

Ela teria surgido na Índia, existindo descrições na Ásia e África antes mesmo da era cristã. No Brasil, a doença foi descrita pela primeira vez em 1563, na Bahia. A varíola é provocada por um vírus transmitido, principalmente, por gotículas eliminadas pelo doente.

Como se prevenir da varíola?

Prevenção contra a varíola

Qualquer pessoa que tenha tido contato com alguém que desenvolveu uma infecção precisaria da vacina contra a varíola, que pode prevenir ou diminuir a gravidade da doença se administrada dentro de quatro dias após a exposição ao vírus causador da doença.

Qual remédio para varíola?

Não há cura ou formas de tratamento para a varíola. A doença pode ser evitada por meio da vacinação, mas, nos dias de hoje, em que há baixo risco de exposição ao vírus, o risco de efeitos colaterais da vacina é alto demais e não compensaria.

Como inicia a varicela?

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Além de manchas vermelhas e bolhas no corpo, a doença também causa mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa.

Quanto tempo demora a desaparecer a varicela?

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas. O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

Como é o início de catapora?

Introdução. A varicela, ou popularmente conhecida com catapora, foi descrita pela primeira vez por Giovanni Filippo, no ano de 1500 na Itália. Após, Richard Morton, um médico inglês, em 1600 deu o nome de catapora ao que ele pensava ser uma forma de varíola.

Quais as consequências da varíola?

O risco de morte após contrair a doença era de cerca de 30%, sendo superior em bebés. Entre os sobreviventes, as sequelas mais comuns eram a extensa cicatrização da pele e cegueira. Os sintomas iniciais mais comuns de varíola eram febre e vómitos.

Qual o nome da vacina que combate a varíola?

A vacina contra a varíola contém o vírus vivo vaccínia, o qual é aparentado ao vírus da varíola e proporciona imunidade contra este.

Tem vacina para varíola?

A importância da vacinação

A vacinação é o motivo pelo qual diversas doenças graves e sem cura estão hoje sob controle ou foram extintas. O caso mais emblemático é o da varíola, primeira doença a receber uma vacina como a entendemos hoje.

Que tratamento devemos adotar para uma pessoa que esteja com varíola?

Não há tratamento específico para a Varíola. A terapia é de suporte, mantendo-se o balanço hidroeletrolítico e cuidados de enfermagem. A antibioticoterapia é indicada para o tratamento de infecções bacterianas secundárias, que são freqüentes.

O que causou a varíola?

Varíola é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da varíola, um ortopoxvírus. Provoca morte de até 30%. A infecção natural foi erradicada.

Como se faz a vacina contra varíola?

Em 14 de maio de 1796, o médico rural Edward Jenner realizou o experimento que introduziria o termo “vacina” ao dicionário da humanidade: o britânico inoculou em um garoto de 8 anos um líquido retirado da lesão de uma mulher que havia sido infectada pela “varíola bovina”.

Como a varíola foi erradicada?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a erradicação da varíola do planeta em 1980. Segundo Natalia, as demais doenças podem ser consideradas controladas, quando elas não circulam mais em boa parte do mundo, porém o vírus ainda é encontrado em algumas localidades, como é o caso da poliomielite e do sarampo.

Qual foi a pior pandemia da história?

A principal epidemia de ebola, no entanto, viria a acontecer apenas em 2013, se estendendo até 2016 em alguns países da África Ocidental. Na época, houve mais de 28 mil casos e mais de 11 mil mortes. O ebola é uma doença com grande taxa de letalidade: 90% das pessoas que contraem o vírus morrem.

Quantas pessoas morreram de varíola no Brasil?

Ela chegou a matar cerca de 300 milhões de pessoas somente no século 20. Em meados de 1904, um surto de varíola atingiu o Rio de Janeiro, com cerca de 1.800 pacientes internados no Hospital São Sebastião. No inverno do mesmo ano, 3.500 pessoas morreram por conta da doença.

Em qual século o Brasil enfrentou uma epidemia de varíola?

O histórico de epidemias do Brasil surge com a vinda dos portugueses, tendo como a primeira epidemia relatada a varíola em 1563, afetando principalmente os indígenas por nunca terem tido contato com a doença e usarem pertences pessoais e roupas dos europeus contaminados.

Qual foi a primeira epidemia no Brasil?

A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.

Quantos tempo durou a peste negra?

A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa. A peste negra foi uma pandemia de peste bubônica, uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, que é encontrada em ratos.

Quantas pessoas morreram com a varíola?

Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae. Para que se tenha uma idéia de sua magnitude, só durante os 80 anos em que esteve ativa, no século passado, a varíola matou mais de 300 milhões de indiví- duos.

Artigo anterior
Qual a planta mais fáceis de cuidar?
Artigo seguinte
Como definir o comprimento?