Qual a diferença entre variância amostral e populacional?

Perguntado por: Benjamim Hugo de Baptista  |  Última atualização: 10. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Em estatística, o conceito de variância também pode ser usado para descrever um conjunto de observações. Quando o conjunto das observações é uma população, é chamada de variância da população. Se o conjunto das observações é (apenas) uma amostra estatística, chamamos-lhe de variância amostral (ou variância da amostra).

Como saber se é amostral ou populacional?

Resumo: Se os dados avaliados são apenas um subconjunto / amostra / fragmento de um conjunto maior, nós consideramos o desvio amostral. Se os dados avaliados são todo o conjunto, onde não há espaço para margem de erros, nós usamos o desvio populacional.

O que é variância de uma população?

Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio); Quanto menor a variância, mais próximos os valores estão da média. Da mesma forma, quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.

Quais são os tipos de variância?

Antes de mostrarmos a fórmula para calcular a variância, é importante sabermos que existem dois tipos: a variância amostral e a variância populacional.

Qual a diferença de desvio padrão da população e desvio padrão da amostra?

O desvio padrão é uma medida de dispersão de um conjunto de dados, ou seja, um coeficiente de variação desses dados. É comum, estarmos interessados no desvio padrão de uma população, por exemplo. No entanto, utilizamos dados de uma amostra para estimar o desvio de uma população a partir do desvio dessa amostra.

DIFERENÇAS entre Variância POPULACIONAL e Variância AMOSTRAL (N e n -1)

32 questões relacionadas encontradas

Como calcular a variância da população?

Primeiro, vamos lembrar para a variância populacional, indicamos por sigma ao quadrado (σ²), e ela é o resultado da somatória com "I" indo de 1 até "N", que o número de elementos da população. De "Xi", cada elemento, subtraindo dele o valor da média, e elevando o resultado ao quadrado e tudo isso dividido por "N".

O que e variância de uma amostra?

Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.

O que mede o desvio padrão?

Desvio padrão. É um parâmetro muito usado em estatística que indica o grau de variação de um conjunto de elementos. Exemplificando. Se medirmos a temperatura máxima durante três dias em uma cidade e obtivermos os seguintes valores, 28º, 29º e 30º, podemos dizer que a média desses três dias foi 29º.

O que e o desvio padrão de uma amostra?

Na estatística, o desvio padrão amostral consiste em um valor absoluto relacionado com o desvio dos valores do conjunto de dados em comparação à média. Já na probabilidade, é dada como a separação do conjunto de dados, medindo como os valores desse conjunto se diferem entre si.

O que e desvio padrão de uma população?

É uma forma de quantificar a dispersão dos dados a partir de sua média. Um desvio-padrão pequeno significa que os dados estão geralmente mais próximos da média, enquanto um desvio-padrão grande significa que os dados estão mais dispersos. Versão original criada por Sal Khan.

Quais os tipos de desvio padrão?

A rigor, existem três tipos de desvio padrão: (1) desvio padrão populacional ; (2) desvio padrão amostral ; e (3) desvio padrão da média .

Porque a variância amostral e n 1?

A fórmula da variância amostral tem o denominador (n-1) de forma a termos uma melhor estimativa da variância populacional, sendo esta estimativa não tendenciosa e com menor erro médio.

O que é uma amostra populacional?

Uma amostra populacional é um conjunto de elementos que representam o universo total, ou seja, uma fração do número total de indivíduos a serem avaliados. Portanto, selecionar uma amostra de estudo é tão importante quanto o tamanho da amostra que participará da pesquisa.

O que é população amostra é variável?

População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade. Amostra: parte representativa de uma população. Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita. Exemplo: Qual sua marca de carro favorita?

O que é uma pesquisa amostral?

Uma pesquisa por amostragem é um procedimento dentro do desenho de uma investigação, através do qual os dados são coletados por meio de ferramentas como questionários ou pesquisas.

Como se calcula o desvio padrão de uma amostra?

Desvio-padrão amostral
  1. Etapa 1: calcule a média dos dados—que está representada por. ...
  2. Etapa 2: subtraia a média de cada dado. ...
  3. Etapa 3: eleve cada um dos desvios ao quadrado para torná-los positivos.
  4. Etapa 4: some todos os desvios ao quadrado.
  5. Etapa 5: divida a soma pelo número de dados da amostra menos um.

Onde e utilizado o desvio padrão?

Uma das aplicações mais comuns do desvio padrão é para cálculo da classificação no vestibular. Se dois candidatos ao mesmo curso tiram nota 7 em provas diferentes, o peso desse resultado vai depender do desvio padrão de cada exame. Digamos que a média das notas nas duas provas tenha sido 5.

Qual a fórmula da variância amostral?

Variância de uma amostra (ou coleção) de dados de tipo quantitativo é a medida que se obtém somando os quadrados dos desvios dos dados relativamente à média, e dividindo pelo número de dados menos um. Representa-se por s2.

Para que serve a variância amostral?

A variância amostral nos fornece o quanto um conjunto de dados está distante do valor médio, ou seja, dá uma ideia do quanto os dados são homogêneos, beleza? Pra fórmula da variância amostral ficar presa na sua cabeça, a melhor forma é ver um exemplo!

Como fazer uma análise de variância?

Para calcular essa variância, precisamos calcular o quão distante cada observação está em relação à média do grupo, para todas as 40 observações. Tecnicamente é a soma dos desvios ao quadrado da diferença de cada observação em relação à média do grupo, dividido pelo s GL do erro.

O que significa a covariância?

A covariância é uma medida estatística onde é possível comparar duas variáveis, permitindo entender como elas se relacionam entre si. No mundo das finanças, essa medida pode ser usada para avaliar o comportamento do preço do ativo X quando o ativo Y aumenta ou diminui.

Como calcular o coeficiente populacional?

É uma medida relativa de variabilidade da amostra, útil para a comparação em termos relativos do grau de concentração em torno da média de amostras distintas. Fórmula: coeficiente de variação amostral = 100 * desvio padrão populacional dividido pela média, ou seja, coeficiente de variação amostral = 100 * σ /X.

Qual o símbolo da variância?

A variância da população é o desvio padrão ao quadrado, então é σ² (“sigma” ao quadrado).

Qual é o desvio padrão aceitável?

É consenso na indústria que uma distribuição normal tenha: 68% dos valores dentro de um desvio padrão da média. 95% dos valores dentro de dois desvios padrão. 99,7% dos valores dentro de três desvios padrão.

Artigo anterior
Quais são os impactos ambientais causados pela energia?
Artigo seguinte
Como é chamada essa onda emitida pelo seu celular?