Qual a diferença entre usucapião ordinária e extraordinária?

Perguntado por: Hélder Almeida  |  Última atualização: 21. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

A usucapião ordinária, previsto no artigo 1.242 do Código Civil, requer posse contínua e ininterrupta pelo prazo de 10 anos. Já a usucapião extraordinária, previsto no artigo 1.238 do Código Civil, exige um período de posse de 15 anos.

Quando cabe usucapião ordinário?

Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

O que é a usucapião extraordinária?

A usucapião extraordinária é aquela que se adquire em 15 (quinze) anos, salvo se o possuidor houver estabelecido no imóvel sua moradia ha- bitual ou nele tiver realizado obras ou serviços de caráter produtivo sendo, nesse caso, o lapso de tempo de 10 (dez) anos, mediante prova de posse mansa e pacífica e ininterrupta, ...

Quais são os três tipos de usucapião?

Usucapião especial : tipos, prazos e requisitos
  • Usucapião especial rural.
  • Usucapião especial urbana.
  • Usucapião especial coletiva.
  • Usucapião especial familiar.
  • Usucapião especial indígena.

O que é ação de usucapião ordinária?

Usucapião ordinário é o nome da modalidade prevista no artigo 1.242 do Código Civil. É aplicável para casos em que o possuidor tenha algum documento que sugira acreditar ter tido a propriedade do bem, mas não a obteve de fato. Neste sentido, exige a boa-fé do possuidor, que é o desconhecimento de sua irregularidade.

Usucapião Ordinário e o Usucapião Extraordinário?

36 questões relacionadas encontradas

Qual a principal diferença entre os tipos de ação de usucapião ordinária extraordinária especial urbana e especial rural )?

A Ordinária é a posse de um bem móvel durante 3 anos, de forma contínua e incontestadamente, incluindo os casos de justo título e boa-fé. Já a Extraordinária é a posse de um bem móvel durante 5 anos, de forma contínua e sem oposição, sendo esta independente de boa fé e justo título.

Qual a metragem para usucapião extraordinário?

Metragem: O usucapião extraordinário não restringe a metragem do imóvel usucapiendo à 250 metros como as demais modalidades, deste modo, o tamanho do imóvel não é óbice para que seja garantida a propriedade ao autor da demanda.

Quais são os requisitos da usucapião ordinária?

Usucapião ordinária de bem imóvel
  • O animus domini, ou seja, o comportamento como proprietário do bem;
  • Inexistência de oposição à posse;
  • Existência de justo título, ou seja, de um documento que se acredite ser suficiente para a transmissão do bem;
  • Boa-fé; e.
  • Posse ininterrupta pelo período de 10 (dez) anos.

O que pode impedir o processo de usucapião?

Já as causas que podem suspender a usucapião são:

Contra os ausentes do país em serviço público da União, dos Estados, ou dos Municípios; Contra os que estiverem servindo na armada e no exército nacionais em tempo de guerra; Pendendo condição suspensiva; Não estando vencido o prazo.

Quais são as 5 modalidades do usucapião?

O usucapião possui 5 modalidades, podendo ser:
  • Ordinário;
  • Extraordinário;
  • Especial;
  • Administrativo; ou.
  • Quilombola.

O que tira a posse mansa e pacífica?

ii. a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.

Como fazer o usucapião extraordinário?

Para que alguém possa entrar com o pedido de usucapião extraordinária, regida pelo artigo 1.238 do Código Civil, é necessário ter a posse do imóvel por 15 anos, de forma pacífica, sem interrupção e nem oposição de seu dono original.

Quais os documentos necessários para usucapião extraordinário?

Documentos:
  • Original da Carteira de Identidade e CPF do(s) requerente(s)
  • Comprovante de renda (Original do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Original de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)

Qual é a nova modalidade de usucapião?

As modalidades da usucapião de imóveis são as seguintes: Ordinário; Extraordinário; Especial Rural; Especial Urbano; Especial Familiar; Coletivo; e bens móveis: Ordinário e Extraordinário. O inciso 3º, do art. 183 na Constituição Federal de 1988 determina que não há possibilidade de usucapião de um bem público.

É possível fazer usucapião de herança?

Para que o herdeiro possa pleitear a usucapião do bem de herança, é necessário que a posse seja exclusiva e ininterrupta, ou seja, deve o herdeiro que pretende usucapir ter mantido a posse do imóvel durante 10 ou 15 anos (a depender do caso) sem ter dividido-a com os demais herdeiros.

Quando termina o processo de usucapião?

O prazo pode variar de acordo com a agilidade dos cartórios e tabelionatos envolvidos no processo, que podem levar em média de 60 a 90 dias para concluir todo o procedimento.

Quem pode contestar uma ação de usucapião?

O proprietário do imóvel pode se defender da ação de usucapião por meio das seguintes linhas de defesa: Ausência de um dos requisitos da usucapião: O proprietário pode demonstrar que um dos requisitos da usucapião não está presente, como a posse não ser mansa e pacífica ou não ser contínua.

Como evitar a usucapião de um herdeiro que ficou na posse do bem?

Há formas de evitar que no futuro esse herdeiro possa usucapir esse imóvel. Uma das formas existentes, é cobrar aluguel. Ele deve ser notificado para que fique ciente de que se quiser permanecer no imóvel, terá que pagar um valor pelo aluguel da casa aos seus irmãos. Já a outra forma, é fazer um contrato de comodato.

Quem não paga IPTU tem direito a usucapião?

Não pagar IPTU não impede a usucapião. O que importa é a posse do imóvel por um tempo determinado, sem violência ou oposição. Mas é bom pagar o IPTU para evitar problemas com o fisco e comprovar a posse. Portanto, mesmo quem não paga IPTU tem sim direito a usucapião.

Quanto custa um advogado para fazer usucapião?

custas com a elaboração de documentação técnica, como planta e memorial descritivo; emissão de certidões imobiliária e tributárias; honorários do advogado, que costuma cobrar entre 10 e 20% do preço do imóvel.

O que pode ser considerado justo título na usucapião ordinária?

Alguns exemplos de justo título

– Compromisso ou promessa de compra e venda; – Formal de partilha; – Escritura pública; – Cessão de direitos hereditários.

Quem mora de favor tem direito a usucapião?

🚨 Atenção: quem mora de favor não possui os direitos de posse necessários para solicitar usucapião! 👉 A usucapião requer o exercício contínuo e ininterrupto da posse sobre o imóvel, o que não ocorre quando alguém reside no imóvel por meio de uma permissão ou favor concedido pelo proprietário.

Quanto custa uma ação de usucapião extraordinário?

Custo médio para Registro da Usucapião Extrajudicial no Cartório de Imóveis: Valor para registro da Usucapião será de R$ 3.762,30.

O que o juiz pergunta numa audiência de usucapião?

Em nome de quem está registrado o imóvel que pretende usucapir? Existem benfeitorias no imóvel? Houve oposição à posse do cliente? Quais as testemunhas que possam provar os fatos narrados pelo cliente?

Como provar usucapião extraordinária?

Provas da posse para usucapião
  1. Contrato de compra e venda;
  2. Contrato de cessão de direitos;
  3. Comprovantes de pagamento do imóvel (recibos, cheques, nota promissória, depósitos, etc.)
  4. Escritura pública de compra e venda ou doação inábil a registro.

Artigo anterior
Qual a cor do corrimento antes da menstruação?
Artigo seguinte
Quais são os cartão de crédito que aprova na hora?