Qual a diferença entre uma pessoa racional e emocional?

Perguntado por: Nicole Lara Borges de Ramos  |  Última atualização: 18. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

A diferença entre ser racional e emocional reside principalmente na forma como as pessoas processam informações, tomam decisões e respondem às situações.

Qual a diferença entre racional e emocional?

O discurso racional está ligado ao interesse — há uma relação de a solução conceder um benefício ou evitar um prejuízo. Assim, por exemplo, a pessoa se sente beneficiada por receber um veículo com mais potência e menos consumo de combustível. Já o emocional está ligado a sensibilidade e afeto.

Como saber se uma pessoa é racional ou emocional?

Enquanto as pessoas racionais valorizam a lógica e a objetividade, as pessoas emocionais tendem a priorizar as emoções e a empatia.

Como age uma pessoa racional?

Os racionais também são o tipo de personalidade mais lúcido: eles falam com fluência, pensam com velocidade e gostam muito de debater com as outras pessoas, sempre tentando convencê-las usando a lógica. Quando um racional consegue chegar a uma conclusão lógica final, dificilmente estará errado.

Como é uma pessoa emotiva?

1. Que tende a se emocionar facilmente; SENSÍVEL: A postura firme escondia uma pessoa emotiva. 2. Próprio de quem se emociona com facilidade (comportamento emotivo).

SER RACIONAL OU SER EMOCIONAL? O QUE É MELHOR? | GUILHERME BROCKINGTON

45 questões relacionadas encontradas

O que é uma pessoa racional no amor?

Aquela lucidez que ama sem ilusão. Eu chamo esse coração lúcido de Sentir. Pelo Sentir conseguimos observar detalhes que mostram o caráter da pessoa. Podemos escolher se queremos esse caráter junto a nós pela vida toda ou só por enquanto.

Qual a diferença entre razão e emoção?

A emoção é algo que nos faz agir por impulso, pensando exclusivamente no bem estar, na alegria momentânea. Esta mesma emoção nos faz chorar, sorrir, enfim, é o sentimento que aflora sem que sejamos racionais. Por outro lado temos a razão. Agir com a razão é pensar no amanhã, nas conseqüências de uma decisão.

Como ser menos racional é mais emocional?

Controle emocional: saiba como ter em 6 passos
  1. 1 Equilibrar razão e emoção.
  2. 2 Buscar autoconhecimento.
  3. 3 Pensar antes de agir.
  4. 4 Identificar suas fraquezas.
  5. 5 Exercitar a autoconfiança.
  6. 6 Aprender a dizer não.

Como saber se sou emocional?

Como saber se sou dependente emocional?
  1. Ignora problemas de relacionamentos.
  2. Enxerga a vida por meio do outro.
  3. Mudanças de humor constantes.
  4. Parceiro como centro do mundo.
  5. Necessidade de validação.
  6. Excesso de ciúme e controle.
  7. Sensação de impotência.
  8. Sentimento de culpa.

É bom ser uma pessoa racional?

Uma pessoa racional consegue considerar os prós e os contras ao tomar uma decisão, independente dos seus sentimentos. Por um ponto isso é muito bom, pois evita que faça escolhas precipitadas, porém, pode ser vista como fria pelos outros.

Como lidar com uma pessoa muito racional?

Dessa forma, para lidar com os racionais ao extremo, é necessário se mostrar uma pessoa organizada, que traz planilhas, fatos e dados, para que assim se consiga demonstrar uma preocupação com a coleta de informações, atitude que agrada muito os mais metódicos.

O que é o lado emocional?

Lado Emocional

O hemisfério direito, também conhecido como cérebro emocional, responde pelas reações que dão origem aos sentimentos e interpretações emocionais das situações, envolvendo emoções, criatividade, intuição entre outras funções emotivas.

O que é uma pessoa mais emocional do que racional?

As pessoas emotivas tendem a dar muito valor para as palavras ditas e demonstrações de afeto. Já as pessoas mais racionais valorizam as atitudes e a constância dos comportamentos. De fato, é bom manter um equilíbrio entre o emocional e racional, pois assim, conseguimos aproveitar o melhor dos relacionamentos.

O que é uma mente emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de captar o mundo por meio dos estímulos. Praticá-la é transformador, pois a partir disso, é possível dominar suas emoções e usá-las a favor de si mesmo.

O que é se desligar emocionalmente?

Muitas pessoas confundem o desligamento emocional como “deixar de se importar” com outras pessoas. Porém, não é bem assim. Entendemos por desligamento emocional o esforço proposital que um indivíduo faz para deixar de ser dependente de outro.

É melhor agir pela razão ou pela emoção?

Antes de tudo, é preciso entender o porquê de não agir com a emoção: quando se dá valor a pensamentos mais cuidadosos, é possível evitar a tomada de decisões precipitadas. Em outras palavras, agir com a emoção compromete a qualidade das suas atitudes, considerando que não há uma análise de todas as possibilidades.

É melhor seguir a razão ou a emoção?

A principal lição aqui é que as emoções não são inimigas da razão, mas sim uma parte indispensável de qualquer decisão que tomamos - e por isso mesmo é tão importante termos consciência delas.

O que vem primeiro o pensamento ou a emoção?

A resposta é: pensamentos.

O que faz do homem um ser racional?

O homem racional anseia ter o seu destino sob controle, afastar a imprevisibilidade, e, para tanto, ele busca sistematicamente antever e compreender o futuro para se preparar para ele e se manter no controle.

Como se chama uma pessoa muito emotiva?

Pessoa com grande sensibilidade: 5 sonhador, romântico, lírico, romanesco.

Como ser mais emocional?

5 práticas que te ajudam a se tornar mais forte emocionalmente
  1. Desenvolva seu autoconhecimento. ...
  2. Entenda e respeite seus limites. ...
  3. Busque entender e dominar suas emoções. ...
  4. Coloque a resiliência e a empatia em prática. ...
  5. Mantenha saúde mental e física como prioridade.

Porque algumas pessoas são muito emotivas?

Pessoas sensíveis tendem a ter mais atividade em áreas do cérebro relacionadas à empatia e tendem a captar sinais sociais e emocionais com muita naturalidade. Emoções e leitura de pessoas acontecem de maneira muito natural e fácil para as pessoas mais sensíveis.

Quais são os sintomas de problemas emocionais?

Quais são os sinais e sintomas de estresse emocional?
  1. Agitação, frustração e mau humor em níveis exagerados;
  2. Sensação de sobrecarga, como se estivesse perdendo o controle;
  3. Falta de vontade de estar com as pessoas;
  4. Dificuldade em relaxar e sossegar a mente;
  5. Sensação de solidão, baixa autoestima.

Onde sentimos a emoção?

O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos.

Artigo anterior
O que fazer para o antúrio ficar bonito?
Artigo seguinte
Qual a melhor praia de Canoa Quebrada?