Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Perguntado por: Adriana Sara Soares Esteves  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Qual a diferença entre trinca rachadura e fissura?

As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.

O que são as trincas?

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

O que causa trincas e fissuras?

Esse fenômeno acontece, pois, quando a estrutura se dilata ou contrai, é criada uma zona de concentração de esforços. Quando os esforços, na zona de concentração, são maiores do que a resistência do material, aparecem as trincas e fissuras.

Como corrigir trincas e fissuras?

Com uma espátula em formato “V” (conhecida “abre trincas”), abra a fissura em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Com um pincel, a depois com um pano úmido, limpe toda a abertura feita, eliminando partículas que venham a prejudicar o acabamento.

Fissura, Trinca ou Rachadura? Entenda a diferença!

26 questões relacionadas encontradas

Como saber se a fissura é estrutural?

Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

É normal aparecer trincas na parede?

Dilatação: outro fator muito comum no surgimento de rachaduras na parede são as variações de temperatura e intempéries. Em outras palavras, chuvas e sol a longo prazo resultam em diversas avarias em qualquer obra, por exemplo, a pintura desbota, a parede descasca e as rachaduras aparecem.

Quando devo me preocupar com uma trinca na parede?

Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal. E, sobretudo, quando aparecem entre piso (ou teto) e parede, e quando geram desalinhamento em portas e janelas. Isso pode ser melhor percebido quando elas ficam difíceis de fechar ou abrir.

Qual o melhor produto para vedar trinca?

A Suvinil Selatrinca é ideal para isso, já que veda as trincas nas paredes. A trinca na parede é um problema que pode afetar a qualidade da pintura e gerar retrabalho. Com a Suvinil Selatrinca, é possível garantir que a superfície esteja pronta para receber as demãos de tinta.

Porque a casa começa a rachar?

A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.

Quais são os tipos de trincas?

Principais tipos de fissuras na parede
  • Fissura na vertical.
  • Fissura na horizontal.
  • Fissura na diagonal.
  • Fissura de elementos estruturais.

Que tipo de rachadura e perigosa?

Rachaduras inclinadas da diagonal e profundas indicam problemas na estrutura do imóvel. No caso de rachaduras com esse aspecto, é possível que a casa tenha problemas na fundação ou por excesso de peso.

O que fazer para evitar trincas?

Aprenda a evitar fissuras e trincas
  1. Utilize produtos específicos no concreto. A aplicação de aditivos plastificantes durante a aplicação do concreto reduz a quantidade de água e cimento necessários. ...
  2. Umedeça as fôrmas. ...
  3. Contrate um especialista. ...
  4. Faça uma prevenção inteligente.

O que é trinca superficial?

Definição - O que é Trinca

Também é redundantemente conhecida como trinca superficial. São descontinuidades que ocorrem na solda ou metal de base quando a tensão localizada excede o limite de ruptura local do material. Tendem a se propagar devido ao efeito de concentração de tensões no extremo das mesmas.

Qual NBR fala sobre fissuras?

(ABNT NBR 6118, 2014, p. 97). Já de acordo com THOMAZ (1989), outros fenômenos também podem acarretar o aparecimento das fissuras, os quais são: Variações térmicas, umidade, sobrecargas excessivas e modificações químicas.

Como corrigir trincas em concreto?

O método mais utilizado para o selamento e tratamento de fissuras no concreto é o de injeção. Os sistemas de injeção de resinas permitem preencher as fissuras de uma maneira rápida, efetiva e duradoura e, por isso, é o método mais indicado para esses casos.

Como eliminar trincas de dilatação na parede?

Basta depositar a massa sobre uma espátula de tamanho maior e, colocando-a de forma lateral sobre a fissura, aplicar o produto na fenda de modo a preenchê-la completamente. Após o período de secagem, pode ser necessário aplicar uma nova camada nas trincas mais profundas, de modo a mantê-las completamente preenchidas.

O que passar na trinca da parede?

Suvinil Selatrinca preenche as trincas de paredes de alvenaria por meio de partículas emborrachadas, que combate infiltrações. É um produto com elasticidade, que acompanha a movimentação natural das trincas e fissuras. Repara Trinca Quartzolit é uma massa acrílica elástica para a correção de fissuras e trincas.

É normal a casa ter rachaduras?

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

O que causa trinca vertical na parede?

Fissura vertical: Esse tipo de fissura ocorre devido excesso de carregamento na vertical (Figura 1) o que acarreta a compressão e essa parede de alvenaria sofrerá uma tração. E a argamassa sofre a deformação.

Porque a massa da parede trinca?

Entre as causas das microfissuras, podemos citar a má aderência do revestimento à estrutura, falta de juntas de dilatação, má compactação do terreno de assentamento da estrutura, retração da argamassa por quantidades incorretas dos componentes e sobrecarga da estrutura.

Como identificar risco de desabamento?

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

Quando rachaduras são preocupantes?

Rachaduras: são aberturas de 1 a 1,5 mm e são também acentuadas e profundas. Ou seja, elas atingem a alvenaria causando frestas onde entra água, ar e luz. Seu nível de gravidade também é urgente e o risco da estrutura ceder é grande. Fendas: são aberturas superiores a 1,5 mm.

O que significa trinca na horizontal?

Sentido da trinca

Se as trincas estiverem na horizontal ou vertical, geralmente, significa que elas são superficiais e menos preocupantes. Um dos motivos que pode ocasionar esse tipo de trinca é o encontro de materiais diferentes, como tijolo e concreto ou tijolo e madeira.

Como saber se minha casa está cedendo?

Sinais de alerta

Outro sinal de alerta, apontado pelo coronel Rossano, da Defesa Civil do DF, é o aparecimento de infiltração com manchas marrom avermelhadas. “Portas e janelas emperrando também são sinais de que a estrutura está cedendo”, explica o agente.

Artigo anterior
Qual a versão atualizada do PJe?
Artigo seguinte
Quantos soldados O Bope tem?