Qual a diferença entre tomador e prestador de serviços?

Perguntado por: Matias Jesus Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)

Quem é o prestador de serviço? Já esclarecemos que quem contrata é o tomador do serviço, mas e o contratado? A empresa ou profissional que presta o serviço é o que chamamos de prestador de serviço.

Quem é o tomador de serviços na nota fiscal?

Tomador é quem contrata o serviço, ou seja, a quem se destina o que foi adquirido.

Qual a diferença entre ISS tomador e prestador?

O ISS é cobrado, portanto, em cima da nota fiscal de serviços emitida pelo prestador (quem fez o serviço) para o tomador (quem contratou aquele serviço). Por exemplo: ao fazer um serviço de manutenção, o prestador emite a nota e, em cima dela, determinado valor de ISS será devido.

O que é serviços prestados e tomados?

Serviço prestado é a execução de uma atividade econômica efetivamente intangível, por uma pessoa física ou jurídica. Serviço tomado é quando a pessoa física ou jurídica contrata um determinado tipo de serviço.

Quem paga o ISS prestador ou tomador?

E se a sua dúvida é quem paga ISS, se é o tomador ou prestador do serviço, a resposta é o prestador, aquele que é responsável pela emissão da nota.

TOMADOR vs PRESTADOR DE SERVIÇOS: qual a diferença?

28 questões relacionadas encontradas

Quem tem que pagar o ISS?

Empresas e profissionais que se encaixam na Lei Complementar nº 116/2003 devem pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS). Vale lembrar que outros impostos também se aplicam a essas pessoas jurídicas, como Imposto de Renda, PIS e COFINS, por exemplo. Cada tipo de serviço tem sua taxa específica referente ao pagamento do ISS.

Quando o ISS deve ser retido pelo tomador?

RETENÇÃO DO ISS. A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório).

O que é a prestação de serviços?

O prestador de serviços PJ nada mais é que um profissional que realiza suas atividades sem vínculo empregatício. ... No entanto, a grande característica desse profissional é que ele atua como uma empresa — a sigla PJ significa Pessoa Jurídica.

Como lançar notas de serviços prestados?

Como lançar uma nota de Serviços Prestados?
  1. Acesse o Fiscal > aba Lançamentos > Notas de Serviço > Notas de Serviços Prestados;
  2. Informe a empresa, código de operação e período do lançamento (Para saber como cadastrar o Código de Operação, clique aqui);
  3. Clique em Novo cadastro para lançar uma nova nota;

O que é dados do tomador de serviços?

2- Dados do tomador do serviço

O segundo passo é informar os dados do tomador do serviço, como nome, endereço e CNPJ. Pelo CNPJ, os dados do tomador serão pesquisados no sistema e automaticamente preenchidos. Também é possível cadastrar um tomador que não conste no sistema.

Qual a diferença entre ISS retido é devido?

Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.

O que é o ISS retido?

O serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador (conforme o artigo 3º da Lei 13.701/2003).

Como emitir nota fiscal tomador de serviços?

Como emitir nota fiscal de prestação de serviços

Após fazer o cadastro na prefeitura ou Secretaria da Fazenda da sua cidade, você deve acessar o sistema fornecido pela prefeitura para emitir a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e).

Quando é necessário emitir nota fiscal do tomador de serviços?

A obrigação de emitir a NFTS é de todas as pessoas jurídicas e condomínios edilícios residenciais ou comerciais quando contratarem serviços ou forem intermediários de prestadores de serviços estabelecidos fora do município de São Paulo, mesmo sem haver obrigatoriedade de retenção na fonte do Imposto Sobre Serviços de ...

Como preencher uma nota fiscal de prestação de serviços?

Para preencher a nota fiscal de prestação de serviço é preciso se credenciar na prefeitura, depois acessar o sistema, escolher a sua categoria de emissor de nota fiscal e, pro fim, emitir a nota fiscal. Se você é um prestador de serviço, significa que paga o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

Como fazer lançamentos de notas?

Não há segredo em como lançar uma nota fiscal de entrada, é bastante simples. A empresa ou o usuário preenche o formulário inserindo os dados acerca da entrada de mercadoria. Não se preocupe porque esse processo, em que campos da nota fiscal precisam ser preenchidos, é intuitivo.

Como discriminar serviços na nota fiscal?

Deve ser informado além da rua ou avenida, o complemento, como nº do estabelecimento, Bairro ou Distrito. Informar a cidade do tomador do serviço. Informar o estado do tomador do serviço. Preencher corretamente com o número do CNPJ, se pessoa jurídica, ou com o número do CPF, se pessoa física.

O que é prestação de serviços exemplos?

São exemplos de prestação de serviços as atividades de transporte, educação, alimentação, telecomunicações, saúde, beleza, marketing, advocacia, tecnologia da informação, entre outras áreas essenciais.

Quais são as prestações de serviços?

Pode-se dizer que existem dois tipos principais de prestação de serviços:
  • Prestadores de Serviços Fixos: possuem um escritório, sala ou sede, e fornecem serviços específicos. ...
  • Prestadores de Serviços contratados: são profissionais ou empresas que prestam serviços de acordo com um contrato de serviço firmado.

São exemplos de prestadores de serviço?

Exemplos de empresas prestadoras de serviços:
  • Marketing digital.
  • Conserto de computadores.
  • Reparos de eletrodomésticos.
  • Contabilidade.
  • Assessoria de imprensa.
  • Banho e tosa.
  • Limpeza e dedetização.

Quando reter o ISS em SP?

1 - Somente reter o ISS dos serviços prestados dentro do território do Município de São Paulo, independente do local onde o prestador dos serviços estiver estabelecido. 7.11 - Decoração e jardinagem, inclusive corte e poda de árvores. Somente haverá retenção do ISS se o prestador dos serviços for de fora de São Paulo.

Quando reter ISS Simples Nacional?

A retenção na fonte de ISS à empresa Optante Pelo Simples Nacional é permitida se as atividades atendem as disposições do art. 3º da LC 116/2003 e o art. 21, § 4º da LC 123/2006. A alíquota aplicada sobre a retenção é no mínimo de 2% e no máximo de 5%, e observando o teto disposto na legislação.

Quando se recolhe o ISS?

O contribuinte deve recolher até o dia 10 (dez) de cada mês, o ISS correspondente aos serviços prestados, tomados ou intermediados de terceiros, relativos ao mês anterior.

Quem é isento do ISS?

Se você tiver mais que 70 anos e ainda é prestador de serviços, você não paga ISS. Essa é uma opção também para empresas do terceiro setor, que são “protegidas” da taxa pela Lei de Imunidade Constitucional 9532/1997.

O que precisa para pagar o ISS?

O recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS é feito para a Prefeitura Municipal, através de guia própria. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ISS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos.

Artigo anterior
Quem são as dançarinas de Anitta?
Artigo seguinte
Quantos anos o Eren tem de vida?