Qual a diferença entre switch layer 2 e layer 3?

Perguntado por: Francisca Bruna Soares Neves  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Um switch L2 gerenciável permite a criação de VLANs, mas não faz a interconexão entre elas. ... Um switch L3, por outro lado, é um switch igual a um switch L2 (tem portas, cria VLANs, gerenciável, etc) mas ele tem uma funcionalidade que os switches L2 não tem: permite interconectar as VLANs.

O quê switch Layer 2?

Ser um Switch L2 significa que ele atua na camada de Enlace do Modelo OSI e faz o encaminhamento utilizando os Frames ou Quadros de camada-2. Basicamente aprendendo os endereços MAC de origem dos quadros que estão trafegando em suas portas e guardando em uma tabela de endereços MAC.

É possível criar VLANs em switches layer 2 bem como em Layer 3?

Com o uso de VLANS é possível dividir os switches em múltiplos domínios de broadcast. É possível criar vlans em switches layer 2, bem como em layer 3. Operam na camada 7 do modelo OSI. ... O padrão IEEE 802.1Q define o funcionamento de VLANs.

Qual a diferença entre o switch de camada 2 e de camada 3?

Simplificando, um switch da camada 3 pode encaminhar pacotes entre redes diferentes como um roteador, enquanto a camada 2 encaminha os pacotes para diferentes segmentos / ou dentro de uma determinada rede.

O que é um switch de camada 3?

O switch layer 3 trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede aonde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. Isso quer dizer que esse tipo de switch consegue trabalhar com endereços lógicos, ou seja, os endereços IPs da rede.

Switch Layer 2 vs Switch Layer 3

31 questões relacionadas encontradas

Qual a função da interface vlan no switch de camada 2?

O conceito de VLAN (Rede de Área Local Virtual) abstrai a ideia da rede de áre local (LAN), promovendo a conectividade entre os links de dados para uma sub-rede. Um ou mais switches de rede permitem oferecer suporte a várias VLANs independentes, criando implementações de sub-redes na camada 2 (link de dados).

O que é L2 e L3?

Switches são switches. Fazem a comutação de frames (L2) via hardware. Switches L3, além de fazerem a comutação de frames, podem fazer também a comutação de pacotes, e também via hardware.

Como fazer uma VLAN se comunicar com outra?

Para que esta comunicação entre duas VLANs distintas seja realizada, precisamos utilizar um roteador ou um switch camada 3 (multi-layer). Devemos sempre criar diferentes sub-redes para cada uma das VLANs, para que a comunicação entre elas seja realizada com êxito.

Qual é a finalidade de atribuir um endereço IP a interface VLAN1 em um switch de camada 2 da Cisco?

Qual é a finalidade de atribuir um endereço IP à interface VLAN1 em um switch de camada 2 da Cisco? ... A resposta correta é: para permitir acesso remoto ao switch para gerenciá-lo. Um administrador de rede está solucionando problemas de interconexão entre roteadores.

Qual a diferença entre switch Gerenciavel e não Gerenciavel?

O switch gerenciável permite que o usuário faça configurações para que o dispositivo possa dar prioridade no tráfego de informações. ... Já o switch não gerenciável não consegue fazer essa distinção de informações e não permite nenhum tipo de personalização no tráfego de dados.

Qual interface e a SVI padrão em um switch?

* Explique: Vlan1 é o SVI padrão. Como um SVI foi configurado, o switch pode ser configurado e gerenciado remotamente.

Qual a função de uma bridge?

Uma ponte, ou bridge, é um dispositivo de rede que cria uma rede agregada a partir de várias redes de comunicações ou vários segmentos de rede. Um dispositivo com esta função é chamada de ponte de rede, ou network bridge.

O que é camada 2?

A Camada 2 é equivalente à camada de enlace (a camada mais baixa) do modelo de rede TCP/IP. Layer2 é a camada de rede usada para transferir dados entre nós de rede adjacentes em uma rede de grande área ou entre nós na mesma rede da área local.

Quais são os tipos de switch?

Os switches podem ser classificados em Gerenciáveis e Não-Gerenciáveis: Não-Gerenciável: Sem opções ou interfaces de configuração. Geralmente usados em pequenos ambientes SOHO. Gerenciável: Possuem opções para alterar o modo de funcionamento do dispositivo.

Qual é a função executada por um switch de nível de acesso?

O switch é o equipamento que forma a base da LAN agregando os dispositivos dos usuários (chamados de endpoints), servidores e dispositivos de rede para que eles possam acessar os serviços de rede disponibilizados.

Como fazer uma VLAN se comunicar com outra Mikrotik?

Crie a VLANs “dentro” da porta de transporte do roteador para o equipamento; Atribua o IP de gerência na VLAN; Crie a VLAN na interface do equipamento que se comunica com o roteador; Atribua o IP de gerência na VLAN.

Como rotear VLAN?

1. Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.

Qual é a finalidade de uma VLAN?

Dentro de uma rede de computadores, uma VLAN é quando você cria uma separação entre partes da rede. Você literalmente divide a rede em pedaços separados, aonde um pedaço não fala com o outro (pelo menos não diretamente).

Como ativar memória L2 L3?

Para Ativar o cache L3 no Windows:
  1. Etapa 1 de 2 é o mesmo para o L2 e, portanto, chegam na mesma janela na etapa 3.
  2. Em uma área livre na janela da direita, botão direito do mouse e clique em "Novo"; "Valor DWORD de 32 bits"
  3. Renomeie a nova chave por "ThirdLevelDataCache" (sem as aspas)

Qual é o impacto da adição de um switch de camada 2 em uma rede?

Explicação: Adicionar um switch da Camada 2 a uma rede aumenta o número de domínios de colisão e aumenta o tamanho do domínio de broadcast. Os switches da camada 2 não diminuem a quantidade de tráfego de broadcast, não aumentam a quantidade de colisões de rede e não aumentam o número de quadros perdidos.

O que é habilitar VLAN?

As VLans, nada mais são do que redes locais (Lan) virtuais. Ou seja, são redes lógicas configuradas em um mesmo ativo de rede (roteadores e switches, por exemplo). Com ela é possível dividir nossa rede em quantas partes precisarmos para o projeto.

O que é uma rede VLANs?

A VLAN é um protocolo usado para organizar vários dispositivos dentro de uma rede física única sem precisar fazer mudanças físicas na infraestrutura, que são mais caras e demoradas. O termo VLAN significa “Virtual LAN”, sendo que LAN se refere a “Local Area Network” (“rede local”, em tradução livre).

Artigo anterior
O que são transformadores de corrente?
Artigo seguinte
O que é TV 8K?