Qual a diferença entre subjuntivo e conjuntivo?

Perguntado por: António Hugo Morais de Borges  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

Modo subjuntivo ou conjuntivo é o modo verbal que não expressa certeza, e sim uma dúvida (uma coisa que não temos certeza que vá ocorrer) ou desejo. Exemplos: se eu jogasse.

O que é subjuntivo e exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

O que é um modo subjuntivo?

O modo subjuntivo mostra o tempo verbal como provável, duvidoso, desejoso ou possível. Aparece nas orações principais e independentes, mas prioritariamente é empregado nas orações subordinadas que apresentam incerteza, probabilidade e hipótese.

Quando é que se usa o modo conjuntivo?

O conjuntivo é o modo que exprime a ação (ainda) não realizada, hipotética ou irreal. É o modo através do qual se transmite a incerteza, a dúvida, o desejo pela realização de alguma coisa, a condição, a possibilidade, a eventualidade.

Quais são os verbos Subjuntivos?

Exemplos de verbos no subjuntivo

Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,... Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,... Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,... Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,...

Modo Subjuntivo - Tempos Verbais Simples + Dicas para não errar mais - Fácil I Português On-line

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbos?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

O que é imperativo exemplos?

Modo usado para dar uma ordem ou advertência

Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição.

Quando usar o pretérito imperfeito do conjuntivo?

O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.

O que é valor conjuntivo?

Modo conjuntivo (subjuntivo): valores e tempos verbais

Em português, o modo conjuntivo (ou subjuntivo) exprime o não realizado, o irreal, a incerteza, a possibilidade, a dúvida, a condição, o desejo.

Quando o verbo está no imperativo?

No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. ... Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.

O que são formas de nominais?

As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.

Como conjugar o verbo estar no modo subjuntivo?

Subjuntivo
  1. Presente. que eu o esteja. que tu o estejas. que ele o esteja. que nós o estejamos. que vós o estejais. ...
  2. Pretérito Imperfeito. se eu o estivesse. se tu o estivesses. se ele o estivesse. se nós o estivéssemos. ...
  3. Futuro. quando eu o estiver. quando tu o estiveres. quando ele o estiver. quando nós o estivermos.

O que é futuro do subjuntivo exemplos?

O futuro do subjuntivo é usado para expressar a possibilidade de algo que pode acontecer ou que você espera que aconteça no futuro. Este tempo verbal é comumente usado em orações subordinadas, ou seja, uma sentença que depende de outra sentença. Por exemplo: Se eu for a Paris, eu vou comer croissants.

Qual a função dos verbos no subjuntivo?

Ele denota que uma ação é concebida como ligada à outra da qual depende, de modo expresso ou subentendido, estabelecendo, muitas vezes, uma relação condicional. É uma noção temporal imprecisa, que, quando empregada, está ligada à vontade, imaginação ou sentimento.

Quais são conectivos?

Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções, palavras invariáveis usadas para ligar os termos e orações em um período.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Como Pronominalizar as palavras?

EXPLICAÇÃO: Se o verbo terminar pelas consoantes -r, -s, ou -z, os pronomes o, a, os, as passam a lo, la, los, las e o verbo perde essa consoante: Ora, vejamos: Traz os copos: trá-los.

Qual a função do pretérito imperfeito?

O pretérito imperfeito do indicativo aponta uma ação passada constante ou que tem continuidade e duração no tempo. Exemplo: Quando estava na universidade, eu estudava todos os fins de semana. O pretérito perfeito do indicativo aponta uma ação que aconteceu em um momento do passado, estando já terminada.

Como se forma o imperfeito do conjuntivo?

O pretérito imperfeito do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação -ram e adicionando o sufixo adequado.

O que é pretérito imperfeito exemplos?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Como escrever uma frase no modo imperativo?

Exemplos de frases no modo imperativo
  1. Façam menos barulho!
  2. Pare imediatamente!
  3. Arrume essa confusão, por favor.
  4. Não espere por mim.
  5. Não mexam aí!
  6. Continuemos com o nosso trabalho.

O que é uma frase imperativa?

Que impera ou manda; que exprime ordem, exortação ou pedido (ex.: frase imperativa). 4. [ Gramática ] Modo do verbo que exprime ordem, exortação ou pedido. ... Princípio que tem o carácter de obrigação imperiosa (ex.: obedecer a um imperativo de consciência; o jogo foi adiado por imperativos de segurança).

O que é uma pessoa imperativo?

A hiperatividade, também chamada de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é uma condição que afeta a capacidade de se concentrar e focar em determinadas atividades.

Como saber o que é um verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
...
Flexão verbal
  1. ª (quem fala: eu e nós);
  2. ª (com quem se fala: tu e vós);
  3. ª (de quem se fala: ele e eles).

Artigo anterior
O que é radiculopatia l5 S1?
Artigo seguinte
O que significa dois pontos na assinatura?