Qual a diferença entre sócio e administrador na sociedade simples?

Perguntado por: César Frederico Rocha Sousa  |  Última atualização: 2. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (45 avaliações)

Gerenciar os processos, pessoais e capital da empresa fazem parte das atividades desempenhadas por um sócio administrador, por outro lado, um sócio cotista realiza o acompanhamento do desenvolvimento da empresa, exigindo explicações quando cabível e necessário, sem tomar decisões no dia a dia.

Qual a diferença entre sócio e administrador?

Enquanto o sócio cotista tem participação apenas nas quotas do negócio, ou seja, não se envolve na rotina da operação, o sócio administrador tem função de gestão na empresa e responde por ela.

Qual a porcentagem de um sócio administrador?

Uma empresa tem dois sócios, cada um com 50% do capital social. Um é o sócio administrador, portanto deve receber um pró-labore correspondente ao cargo que executa. O outro, apesar de dono da metade do capital social, executa na empresa apenas tarefas simples, como as de serviços gerais.

O que um sócio administrador faz?

O sócio administrador assume a responsabilidade por todas as tarefas administrativas da empresa. Ele é o condutor das atividades diárias do negócio, responsável pela assinatura de documentos, representação legal da sociedade, obtenção de empréstimos e outras ações gerenciais.

É obrigatório ter sócio administrador?

É obrigatório ter sócio administrador? O sócio administrador ou cotista, titular de empresa individual ou sociedade, que exerce função de gestão no empreendimento é classificado como “contribuinte obrigatório” da Previdência Social. (Art.

Qual a diferença entre contrato social e acordo de sócios?

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os poderes do administrador da sociedade Simples?

São poderes do administrador em regra: (a) a prática de atos e operações incluídos no contrato social da sociedade, inclusive a alienação de imóveis, quando for este o objeto da sociedade; (b) emissão, endosso e circulação de títulos de crédito, decorrentes do exercício de atividades pertinentes ao objeto social; (c) ...

Quem não pode ser administrador da sociedade?

No caso dos funcionários estaduais e municipais é necessário verificar as leis locais. Outros casos que não podem ser administradores, são: empreendedores falidos que ainda não constem oficialmente como reabilitados, leiloeiros, menores de 16 anos, portadores de deficiência mental, dependentes químicos comprovados.

Pode um sócio exigir contas do sócio administrador?

O art. 1.020 do Código Civil (CC) estabelece o dever do sócio-administrador de uma empresa de prestar contas aos demais sócios: Art.

Quem pode ser sócio administrador?

Para que possa assumir sua função, o sócio-administrador deverá ter respaldo do contrato social e da ata de nomeação. Caso seja um profissional de fora da empresa, deverá ter aprovação unânime dos sócios. Se o capital social não for integralizado, precisa somente de dois terços dos votos.

O que precisa para ser sócio administrador?

Para a nomeação de um sócio ao cargo de administrador, a lei exige a instalação de uma assembléia com o quorum mínimo de ¾ do capital social, quando por meio do contrato social, e por mais da metade do capital quando por instrumento apartado, exigindo-se, da mesma forma, a averbação no registro competente.

Quem assina pela empresa o sócio ou o administrador?

O administrador! O sócio não tem poderes para representar a empresa – exceto se o sócio for também o administrador, mas, ainda assim, ele assina na qualidade de administrador e não de sócio. Por exemplo, na assinatura de um contrato, o administrador é quem deve assinar.

Como se chama o salário do dono da empresa?

Resumidamente, o pró-labore é o salário do sócio que atua na empresa ou do administrador não sócio, é a remuneração por um serviço que exerce dentro da organização. Já a distribuição de lucros ou dividendos é a remuneração do capital, independente da função dentro da empresa. Para que serve pro labore?

Como remunerar o administrador não sócio?

Administrador não sócio pode receber pró-labore? Como o administrador não sócio seu contrato não é regido pela CLT a sua forma de remuneração é por meio de pró-labore, portanto deve ser descontado o INSS e IR conforme tabela.

O que o administrador pode assinar?

O inciso III do art. 3º do nosso Código de Ética destaca a responsabilidade do administrador de acompanhar de perto as ações de seus supervisionados. Cabe ao profissional acompanhar a conclusão ou resultados dos trabalhos de seus subordinados para, então, assinar relatórios e demais documentos gerados por sua equipe.

É obrigatório a retirada de pró-labore?

Quando é obrigatória a retirada do pró-labore? Conforme Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, art. 12 a retirada do pró-labore é obrigatória a todo sócio cotista, administrador ou titular de empresa individual. Para receber pró-labore não basta estar no quadro societário.

Quantos sócios podem ser administradores?

Está diz que pode o administrador ser um dos sócios, todos os sócios ou até mesmo um terceiro não sócio. Também se aplica as regras gerais nas sociedades em nome coletivo, salvo dispositivo em contrário no contrato social.

Quem não é sócio administrador pode receber Pró-labore?

O sócio não administrador (ou sócio cotista) pode retirar pró-labore, não há impedimento legal para isso e o que vale é o que diz no Contrato Social elaborado e assinado pelo conjunto dos sócios.

Quais são os tipos de sócios?

Há diferentes formas de se envolver que variam conforme a função de cada empresa, são eles:
  • Sócio proprietário;
  • Sócio administrador;
  • Sócio cotista;

Como retirar um administrador do contrato social?

Os administradores não sócios podem ser destituídos pelo quorum correspondente a mais da metade do capital social, que é a chamada maioria absoluta, segundo dispõe o inc. II do art. 1.076 do novo Código Civil .

Qual a responsabilidade de um administrador não sócio?

Com efeito, o administrador não sócio da empresa executada somente pode ser responsabilizado se restar comprovado o abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, bem como pela culpa no desempenho de suas funções - conforme Teoria Maior adotada pelos arts.

Quem não pode ser sócio?

1) - Não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, ...

Quem não é sócio pode ser administrador de sociedade limitada?

Na sociedade limitada a administração pode ser exercida por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado que pode ser a pessoa natural sócia e/ou a pessoa natural não sócia.

Quem pode administrar a sociedade simples?

As sociedades simples só podem ser administradas por pessoas naturais. O art.

O que o administrador não pode fazer?

Erros Que um Administrador não pode Cometer em uma Pequena Empresa
  1. Planejamento é tudo. ...
  2. Falta de Gestão. ...
  3. Não conseguir manter o foco. ...
  4. Erro na Precificação. ...
  5. Ser cauteloso com o estoque. ...
  6. Falta de Metodologia em Vendas. ...
  7. Ignorar os pequenos gastos. ...
  8. Falta de atenção com os Recursos Humanos.

É possível distribuir lucros para não sócios?

No entanto, não existe a previsão legal de distribuição de lucros para pessoas que não fazem parte de uma sociedade. Cabe ao administrador ou gerente não-sócio a tarefa de realizar a correta distribuição do lucro aos sócios.

Artigo anterior
Qual é o analgésico mais forte que existe?
Artigo seguinte
O que acontece quando se toma leite todos os dias?