Qual a diferença entre simples e presumido?
Perguntado por: Enzo Mateus Mendes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)
Quando comparado ao Simples Nacional, o Lucro Presumido possui alíquotas mensais mais baixas e tributa somente uma parte do faturamento bruto para os principais impostos. Por esse motivo, a depender da atividade e do anexo no qual a empresa se enquadra no Simples, o regime do Lucro Presumido pode ser mais vantajoso.
Qual a diferença entre simples e Lucro Presumido?
Porém, uma vez que você opte por ter, existem diferenças entre o Lucro Presumido e o Simples Nacional. No Lucro Presumido, você vai pagar 20% sobre o valor do Pró-Labore. Já no Simples Nacional já está incluso no valor da alíquota, então é outra vantagem.
Qual é mais vantajoso Simples Nacional ou Lucro Presumido?
Conforme a atividade e o anexo em que se enquadra o Simples Nacional, o Lucro Presumido pode até ser mais vantajoso.
Quais as vantagens de optar pelo Lucro Presumido?
Uma das vantagens do Lucro Presumido é que as alíquotas do PIS e do Confins são menores, se comparadas com as do Lucro Real. Contudo, uma desvantagem é que a empresa não tem o direito de aproveitar os créditos tributários para abater nos pagamentos de PIS e Cofins.
O que é presumido na contabilidade?
O Lucro Presumido é um regime tributário em que a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro.
Qual a diferença entre Simples Nacional x Lucro Presumido x Lucro Real?
O que é faturamento presumido?
O Faturamento Presumido é uma solução de predição do faturamento bruto anual das empresas que apresenta as mais completas informações cadastrais, sócio-demográficas, comportamentais e societárias atuando em todo o ciclo de crédito.
O que é motivo presumido?
adjetivo Que se baseia em suposição; pautado em hipóteses; pressuposto: o escândalo presumido não se efetivou. [Jurídico] Que se pode admitir como verdadeiro através das aparências ou de presunção.
Porque a maioria das empresas faz a opção pelo Lucro Presumido?
Prós do Lucro Presumido
Pode ser mais econômico quando comparado ao Simples Nacional: Em comparação com o Simples Nacional, o Lucro Presumido tem baixas alíquotas mensais e apenas tributa parte do faturamento bruto para os principais impostos.
Quais são as possíveis vantagens e desvantagens na adoção do Lucro Presumido como forma de tributação?
O regime presumido de imposto de renda pode ser vantajoso para empresas com margem de lucro maior do que a presumida ou que não tenham lucros variáveis. Pois, independentemente de o lucro da empresa ser maior ou menor do que a taxa de imposto predefinida, esse imposto deve ser cobrado.
Quais são as empresas que podem optar pelo Lucro Presumido?
- Bancos comerciais, de investimentos ou de desenvolvimento;
- Caixas econômicas;
- Empresas ou cooperativas de crédito;
- Empresas de crédito imobiliário, de financiamento e investimento;
- Corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários e câmbio;
O que muda do Simples Nacional para o Lucro Presumido?
Quando comparado ao Simples Nacional, o Lucro Presumido possui alíquotas mensais mais baixas e tributa somente uma parte do faturamento bruto para os principais impostos. Por esse motivo, a depender da atividade e do anexo no qual a empresa se enquadra no Simples, o regime do Lucro Presumido pode ser mais vantajoso.
Qual o melhor regime de tributação para uma empresa?
No Brasil, existem, basicamente, três tipos de regime tributário para constituir uma pessoa jurídica: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Você já deve ter ouvido falar que, para micro e pequenas empresas, o Simples é o melhor regime tributário.
Quando compensa sair do Simples Nacional?
Um exemplo: as empresas comerciais que geram lucro abaixo de 8% das suas receitas e as empresas prestadoras de serviço com este percentual inferior a 12% podem ter mais vantagens no lucro real. As empresas cujo custo com a mão-de-obra for inferior a 20% sobre o faturamento não terão vantagem operando pelo Simples.
Porque é bom optar pelo Simples Nacional?
As principais vantagens ao optar pelo Simples Nacional, são a unificação da arrecadação dos impostos, uma vez que os valores são recolhidos através de guia única, além da redução na carga tributária, para a maioria dos casos.
Quanto de imposto paga o Simples Nacional?
As alíquotas iniciais variam de 4,0% até 15,5% sobre o valor bruto faturado. A atividade primária #1 do CNAE de Consultoria em Tecnologia da Informação está enquadrada no Anexo 6 e, portanto, tem alíquota inicial de 16,93% sobre o valor faturado.
Quais as vantagens do regime tributário do Lucro Presumido e quais as vantagens do regime tributário do lucro Real?
Além disso, o sistema de apuração e recolhimento de impostos desse regime é mais burocrático. Além da forma que os tributos incidem sobre o lucro, a grande diferença entre o Lucro Presumido e Lucro Real é o recolhimento de impostos em caso de prejuízo.
Quais as vantagens e desvantagens do regime tributário do lucro Real?
A primeira vantagem de optar pelo Lucro Real, é a tributação mais justa, já que o imposto é calculado apenas em cima dos resultados apresentados pelo negócio. Além disso, a empresa consegue obter isenção do imposto se ela tiver prejuízo.
Quando possível será sempre vantajoso o enquadramento de uma empresa no sistema tributário baseado em Lucro Presumido?
O Lucro Presumido pode ser a escolha de empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano, além de, também, ser indicado para aquelas com lucro elevado e que não apresentam a obrigatoriedade de se enquadrar no Lucro Real.
Quais são as principais características das empresas enquadradas no Lucro Presumido?
O principal atrativo do lucro presumido é que as alíquotas são mais baixas do que as ofertadas no Lucro Real ou Simples Nacional, além de reduzir os custos da tributação com Programas de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
O que quer dizer a palavra presume?
Entender, supor; imaginar. 3. Ter presunção.
Em quais situações o dano moral pode ser presumido?
Em matéria especial, o STJ mostra que jurisprudência da Corte definiu em quais situações o dano moral pode ser presumido. Cadastro de inadimplentes, responsabilidade bancária e atraso de voo estão entre os casos.
O que é o mero aborrecimento?
Os meros aborrecimentos ou dissabores são as contrariedades que se sofre na vida. Há situações em que podemos receber uma repreensão de determinada pessoa, diante de um comportamento equivocado que tivemos para com a mesma.
Como saber o faturamento presumido de uma empresa?
Consulta, através do número do CNPJ, o Faturamento Anual Presumido da empresa. - O Faturamento Anual Presumido é estimado com base no último exercício social e cálculado por meio das técnicas de modelagem matemática.
Qual é o limite do Lucro Presumido?
lucro presumido: só podem aderir as empresas que não possuírem faturamento anual superior a R$ 78 milhões.
Qual a presunção do Lucro Presumido?
Como o próprio nome diz, para calcular o valor devido de impostos, a Receita Federal presume o quanto do faturamento da sua empresa foi lucro. Essa presunção não é feita caso a caso, mas obedece uma tabelinha. Para o IRPJ, a Receita utiliza a seguinte tabela para o Lucro Presumido: 1,6% – Revenda de combustíveis.
De quem Semíramis ficou grávida?
Qual é o preço de um leão branco?