Qual a diferença entre roubo impróprio e latrocínio?

Perguntado por: Bruna Érika de Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)

A consumação do roubo impróprio ocorre com o emprego da violência ou grave ameaça à pessoa, após já havido a subtração da coisa.... Aplica-se ao roubo próprio ou impróprio. Na segunda parte desse parágrafo está previsto o latrocínio, que é o roubo que resulta na morte da vítima, qualificado.

Qual a diferença entre roubo e latrocínio?

A diferença primordial do roubo em relação ao furto é a grave ameaça, o que explica, por exemplo, a pena maior. No roubo, o bem da vítima é levado com a presença da vítima, com emprego de violência ou grave ameaça. ... Latrocínio -> Roubo com resultado morte, tenha ou não sido consumada a subtração.

O que é o roubo impróprio?

Roubo Impróprio: É aquele em que o emprego da violência ou grave ameaça é empregado depois da subtração. Ou seja, é o chamado furto frustrado ou mal-executado. Ex. O agente subtrai o bem e a vítima grita: “pega ladrão” e, então, o meliante aponta a arma pra vítima e diz: “fica quieta, senão eu atiro”.

O que é um roubo latrocínio?

O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. Esta enquadrado no artigo 157, §3, II do Código Penal, que consta no capitulo dos crimes contra o patrimônio e não dos crimes contra vida como muito pensam.

Quais são os tipos de roubo?

  • Roubo Impróprio.
  • Roubo próprio.
  • Roubo Qualificado.
  • Tentativa de Roubo Impróprio.
  • Roubo Majorado.
  • Latrocínio.
  • Roubo.

Roubo Próprio e Impróprio

19 questões relacionadas encontradas

O que significa 157 e 171?

O que é 171:

171 é um código que faz referência ao artigo nº 171 do Código Penal Brasileiro, referente ao ato de estelionato, ou seja, enganar outras pessoas para conseguir benefícios próprios. Devido ao conteúdo relativo ao artigo 171 do Código Penal, popularmente convencionou-se utilizar este código como uma gíria.

Qual a diferença entre o artigo 155 e 157?

FURTO E ROUBO: ARTIGOS 155 E 157 DO CÓDIGO PENAL . 1. Furto é a subtração pura e simples de coisa móvel alheia, sem violência contra a pessoa, enquanto o roubo pressupõe o emprego de violência ou grave ameaça à pessoa. 2.

O que é o significado de latrocínio?

Roubo violento, à mão armada. 2. Roubo que co-ocorre com homicídio.

Quando se consuma o crime de latrocínio?

Disciplina a Súmula 610 do STF: “Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima”.

Qual é a diferença entre furto e roubo?

Roubo ocorre com ameaça e violência. Ex: Assalto com arma... O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

Quando se consuma o roubo impróprio?

O roubo impróprio se consuma com o emprego da grave ameaça ou violência à pessoa.

O que é crime próprio ou impróprio?

Crime omissivo próprio: há somente a omissão de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando, via de regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística (são delitos de mera conduta). Crime omissivo impróprio: o dever de agir é para evitar um resultado concreto.

Qual o crime do boa noite cinderela?

A incidência de casos do golpe conhecido como "boa noite, Cinderela" cresceu na região central da capital. O golpe é antigo e envolve uma ou mais drogas adicionadas à bebida da vítima para fazê-la ficar insconsciente. Além de possibilitar o roubo de bens e valores, ele é usado para abuso sexual.

O que pode ser considerado roubo?

O furto é caracterizado pela tomada de um bem material, sem que haja violência ou ameaça contra a vítima. O roubo consiste em um ato de subtrair um bem material de outrem por meio de violência ou ameaça.

Qual é a diferença entre B * * * * * * assaltante?

Se um ladrão toma algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela, comete furto. Se houver contato com a vítima, violência ou ameaça, é roubo – assalto é um termo que não existe no direito, mas equivale ao roubo.

Qual a pena para o crime de roubo?

Atualmente, a pena prevista para roubo é reclusão de quatro a dez anos e multa.

O que diz a Súmula 610 do STF?

SÚMULA 610 do STF Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima.

Quem julga o crime de latrocínio?

Apesar do crime de latrocínio ser julgado por um juiz singular com Súmula Vinculante pelo STF para competência para a justiça comum. Observa-se também que o resultado do crime de latrocínio é a morte da vítima, logo o agente deve ser julgado por um tribunal do júri.

O que é tentativa de latrocínio?

Latrocínio tentado ocorre quando o roubo e o atentado contra a vida ficam na tentativa. Quando a vítima morre mas nada é roubado, existe homicídio qualificado e tentativa de latrocínio. O latrocínio é consumado quando ocorre o roubo e o atentado contra a vida.

O que significa dizer que a pessoa é 171?

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem...

Quais são os crimes contra as pessoas?

Quais são os crimes contra a pessoa?
  • Crimes contra a vida. Como o próprio nome indica, os crimes contra a vida são aqueles que podem terminar em morte, intencionada ou não. ...
  • Lesões corporais. ...
  • Crimes de periclitação da vida e da saúde. ...
  • Rixa. ...
  • Crimes contra a honra. ...
  • Crimes contra a liberdade individual.

O que é latrocínio seguido de morte?

O latrocínio é um crime contra o patrimônio, não contra a vida, apesar da possibilidade do resultado morte, previsto no inciso II,do § 3º, do art. 157 do CP. Resumidamente: o latrocínio é o roubo com o resultado morte.

Qual é o significado do artigo 157?

157 é o número do artigo no Código Penal que descreve o crime de roubo. Por este motivo, o código 157 se transformou em uma gíria popular, utilizada principalmente entre os criminosos, para descrever a ação de assaltar alguém.

O que significa 157 de PPK?

157 é uma gíria brasileira usada para dizer que uma pessoa é ladra, que foi presa por assalto à mão armada. Ela também é comumente utilizada entre os próprios criminosos, para falar de modo mais discreto sobre a ação de assaltar alguém.

O que significa 71 no crime?

71 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, ...

Artigo anterior
Quem tem mais gado no Brasil?
Artigo seguinte
O que significa filosofia e qual seu objetivo de estudo?