Qual a diferença entre revogar e suspender?

Perguntado por: Sérgio Maia Andrade  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Revogação: é a destruição de qualquer ato praticado no processo, gerando assim a anulação dos efeitos jurídicos. . Suspenção: o processo, apesar de se manter o vínculo jurídico entre as partes e o juiz, está latente e inerte.

Qual a diferença de revogar e anular?

A diferença entre anulação e revogação é que a primeira desfaz um ato ilegal, enquanto a segunda extingue um ato válido que se tornou inconveniente ou inoportuno.

O que é revogar em um processo?

A revogação em Direito Público constitui um mecanismo, através do qual um ato jurídico (lei, regulamento ou ato administrativo) cessa a sua eficácia em virtude da posterior entrada em vigor de outro ato da mesma hierarquia ou de hierarquia superior que incida sobre o mesmo objeto (material, territorial e pessoal) e ...

O que é revogar a suspensão?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo, que estava suspenso, voltasse a tramitar.

Quando se pode revogar?

A revogação aplica-se aos casos de prisão cautelar (temporária ou preventiva), que precisam de requisitos para serem decretadas. Quando o magistrado constatar que as exigências legais não estão mais presentes, deve revogar a prisão ou substituí-la por medidas cautelares diversas.

DIFERENÇAS ENTRE REVOGAR, AB-ROGAR E DERROGAR UMA LEI | O DIREITO E EU

25 questões relacionadas encontradas

Quem revoga o sursis?

O fator decisivo é o trânsito em julgado de condenação por crime doloso, que revoga o sursis penal automaticamente, não dispondo o magistrado de discricionariedade, cabendo-lhe apenas declarar a revogação.

O que é revogar uma decisão judicial?

Indica que um juiz ou uma juíza cancelou uma decisão tinha tomado anteriormente.

O que não pode revogar?

Assim, não podem ser revogados, entre outros, os atos vinculados, os já consumados, os que geraram direitos adquiridos, etc. Noutros casos, fixa um prazo para o exercício desse poder/dever.

O que acontece quando um artigo é revogado?

Revogação da lei

A lei mantém-se em vigor até ser revogada por outra lei. Nisso consiste o princípio da continuidade. REVOGAÇÃO é a supressão da força obrigatória da lei, retirando-lhe a eficácia - o que só pode ser feito por outra lei, da mesma hierarquia ou de hierarquia superior.

Qual é o sinônimo de revogar?

Tornar sem efeito: 1 anular, cancelar, invalidar, terminar, rescindir, abortar, cassar, suprimir, abolir, extinguir, eliminar, levantar, ab-rogar, derrogar, nulificar, revocar, dirimir, infirmar.

Quais atos podem ser revogados?

São eles: os atos que a lei declare irrevogáveis; os atos já exauridos, em que seus efeitos já tenham se esgotado; os atos vinculados, pois nestes a Administração não possui liberdade para decidir de acordo com conveniência e oportunidade; os meros atos administrativos tais como a expedição de uma certidão, que tem ...

São atos que não podem ser revogados?

São os chamados atos irrevogáveis, resultantes das limitações do poder de revogar. São insuscetíveis de revogação: 1º) os atos consumados, que exauriram seus efeitos; Ex.: Um ato que concedeu licença ao servidor; se este já gozou a licença, o ato já exauriu seus efeitos, não há que se falar em revogação.

Qual o contrário de revogar?

1 imprescritível, último, definitivo, irrevogável, irrevocável, inapelável, irrecorrível. 2 imutável, irretratável.

Tem como revogar uma sentença?

De acordo com o CPC 463, o juiz só poderá alterar a sentença publicada para "corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais, ou lhe retificar erros de cálculo"e também "por meio de embargos de declaração".

O que é preciso para revogar uma lei?

A revogação pode ocorrer da seguinte forma: expressa ou tácita. A forma expressa compreende a situação em que existe uma declaração na própria lei pela qual o legislador quer declará-la extinta em todos os seus dispositivos, quer ao apontar os seus artigos, alíneas, incisos e parágrafos que teve em vista abolir.

Quem pode revogar a lei?

São eles: (i) Presidente da República; (ii) Mesa do Senado Federal; (iii) Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) Mesa da Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) Procurador-Geral da República; (vii) Conselho Federal da Ordem dos Advogados do ...

Quem pode revogar uma lei federal?

É mister não esquecer de que uma norma só pode ser revogada por outra de mesma densidade normativa e que seja produzida pelo mesmo órgão. A Constituição não revoga a lei incompatível com ela, o termo correto utilizado é a não recepção da lei. A medida provisória não revoga, apenas suspende a eficácia de uma lei.

Quando ocorre a revogação de uma lei?

A revogação ocorre quando a norma perde a sua vigência. De acordo com a Lei de Introdução ao Código Civil , uma norma somente pode ser revogada por outra norma, salvo quando se tratar de leis temporárias e leis excepcionais.

Como revogar um processo?

O ato da revogação deve ser praticado de forma escrita e inequívoca, e, uma vez pretendida no curso do processo judicial, aquele que revoga constituirá no mesmo ato outro advogado que assuma o patrocínio da causa, ou no prazo máximo de 15 (quinze) dias, sob pena de consequências graves ao autor ou ao réu, dentre as ...

Como saber se a lei foi revogada?

Para saber se alguma norma foi revogada ou está vigente, basta acessar o sistema Saúde Legis.

O que significa revogar advogado?

A renúncia se dá quando o advogado abre mão dos seus poderes e a revogação se dá quando o cliente tira os poderes do advogado.

Quanto tempo demora um pedido de revogação?

Não há prazo legal para o juiz analisar o pedido de revogação da prisão preventiva. Todavia, na prática, trata-se de um pedido urgente que é rapidamente apreciado pelo juiz, já que envolve direitos fundamentais. Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

O que acontece quando revoga a suspensão condicional do processo?

- A revogação da suspensão condicional do processo, prevista no art. 89 da Lei n° 9.099/95, somente pode ser decretada durante o período de prova. Assim, decorrido esse lapso, impõe-se a declaração da extinção da punibilidade do réu.

O que acontece quando a suspensão condicional do processo e revogada?

Após o cumprimento da suspensão condicional do processo, haverá a extinção da punibilidade do acusado. Desta forma, não haverá imposição de pena pelo crime cometido, bem como não gera antecedentes criminais.

Artigo anterior
Qual alimento tem mais B6?
Artigo seguinte
O que preciso para fazer o curso de motofrete?