Qual a diferença entre resultado é evento Direito Penal?

Perguntado por: Benedita Cardoso  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

Por sua vez, Ricardo Antonio Andreucci e outros autores, sustentam que evento é qualquer resultado, independentemente da conduta de alguém (ex.: incêndio provocado por um raio). Enquanto resultado é a consequência de uma conduta humana (ex.: morte por disparo de arma de fogo efetuado por alguém).

O que é o resultado no Direito Penal?

Resultado é a modificação “naturalmente visível” causada no mundo exterior pela conduta, como a perda patrimonial no furto, a morte no homicídio ou os traumas físicos na lesão corporal.

O que é resultado no direito?

Resultado normativo ou jurídico: resultado é toda lesão ou ameaça de lesão a um interesse penalmente relevante. Esta teoria não admite crime sem resultado, pois todo crime agride um bem jurídico tutelado. O tipo penal descreve conduta + resultado naturalístico.

O que é a teoria do resultado?

Já a teoria do resultado, como o próprio nome evidencia, considera o local do resultado para efeitos de lugar do crime e, caso o delito não chegue a ser consumado, enquadrando-se como tentativa, considera-se o local onde deveria produzir-se a consumação.

Quais os tipos de Direito Penal?

Os tipos penais podem ser classificados em simples ou mistos. A classificação está relacionada à unidade ou pluralidade de condutas previstas. Simples são os que descrevem uma única forma de conduta punível. Por exemplo, o homicídio, cujo tipo descreve “matar alguém” (art.

Aula 13 - Direito Penal. Fato Típico (conduta, resultado, nexo causal e tipicidade)

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de direitos que existem?

Áreas do Direito mais tradicionais
  • Direito Civil. O Direito Civil é a maior área do Direito brasileiro. ...
  • Direito Ambiental. ...
  • Direito Empresarial. ...
  • Direito da Tecnologia da Informação. ...
  • Direito do Consumidor. ...
  • Direito Contratual. ...
  • Direito Penal. ...
  • Direito Trabalhista.

Qual a diferença entre Direito Penal e Direito Criminal?

O vocábulo Direito Penal predispõe à ideia de pena, de um direito inerente exclusivamente à pena. Em contrapartida, Direito Criminal traz à tona um direito alusivo ao crime. Pondera-se a insuficiência da denominação Direito Penal, uma vez que não incorpora a medida de segurança, uma das espécies de sanção penal.

Qual é a teoria adotada pelo Código Penal?

O nosso Código adotou a doutrina objetiva. É o que se contém no art. 14, parágrafo único (...)” (Damásio Evangelista de Jesus in Direito Penal, volume 1: parte geral. 33ª ed.

O que é a teoria da atividade no Código Penal?

A teoria da atividade ou da ação considera o momento em que o crime foi praticado, independentemente do lugar onde o crime se consumou. Contrariando a primeira, a teoria do resultado considera o lugar onde se deu o resultado do crime.

Qual teoria adotada pelo CP?

Para a teoria finalista da ação, que foi a adotada pelo nosso Código Penal, será típico o fato praticado pelo agente se este atuou com dolo ou culpa na sua conduta, se ausente tais elementos, não poderá o fato ser considerado típico, logo sua conduta será atípica.

O que é o resultado no fato típico?

É a ação praticada pela pessoa. O resultado é a alteração que foi produzida através do ato praticado. Esse elemento é fundamental para que o crime seja classificado como consumado, ou seja, se o resultado ocorreu, o crime foi consumado.

O que é resultado no fato típico?

Resultado típico é uma consequência descrita na norma legal (tipo legal). ... Assim, a tipificação, um dos elementos do Fato Típico, protege o indivíduo de lhe ser imputado fato criminoso sem que antes haja uma tipificação, uma descrição da norma legal. Um resultado típico só ocorre nos crimes materiais.

O que é resultado normativo?

POR OUTRO LADO, quando falamos em resultado NORMATIVO ou JURÍDICO, ocorre quando há lesão ou perigo de lesão a um bem jurídico protegido; NESSE SENTIDO, podemos afirmar que TODOS OS CRIMES POSSUEM resultado NORMATIVO ou JURÍDICO, mas nem todos possuem resultado NATURALÍSTICO, exemplo é o crime de INJÚRIA, insculpido no ...

O que é resultado quais as espécies de resultado?

A doutrina divide o resultado em duas espécies: naturalístico (modificação física no mundo exterior) e jurídico ou normativo (lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado). Nos crimes materiais, o resultado naturalístico descrito no tipo é indispensável para a consumação.

O que é nexo causal é resultado?

Nexo causal (também chamado de nexo de causalidade) é um termo utilizado no Direito para tratar de uma relação de causa e efeito entre a conduta do agente e o resultado do crime. É um conceito lógico, segundo o qual uma ação gerou uma consequência. O nexo de causalidade é um vínculo que une a causa ao efeito.

O que é crime sem resultado?

Crimes de mera conduta são crimes sem resultado, em que a conduta do agente, por si só, configura o crime, independentemente de qualquer alteração do mundo exterior (embora isso seja questionável, porque, no crime de violação de domicílio, típico crime formal, a presença do agente altera o mundo exterior e poderia ser ...

Qual a teoria adotada pelo Código Penal quanto ao tempo do crime?

1) Tempo do crime:

Teoria da Atividade: Para essa é a teoria, considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. Essa é a teoria adotada pelo nosso Código Penal em seu artigo 4º.

Quais as teorias que definem o momento da consumação do crime?

Pela teoria da contrectatio, a consumação ocorre no momento em que há o contato entre o agente e a coisa alheia. No momento em que o agente toca a coisa alheia, o crime se consuma. Para a teoria da apprehensio ou amotio, a consumação só se dá quando a coisa passa para o poder do agente, não bastando o simples contato.

Quais são as teorias adotadas pela legislação penal brasileira em relação ao tempo do crime é o lugar do crime e Conceitue as duas teorias utilizadas?

Portanto, é possível observar a existência de diversas teorias que tentam precisar o local do crime, como a Teoria da ação, também a teoria do resultado, entre outras. Mas que realmente é adotada pelo Código Penal brasileiro é a Teoria Mista ou da Ubiquidade que uni as teorias da ação e do resultado.

O que faz um advogado criminal?

Diferentemente de outros advogados especializados em outras áreas, o advogado criminalista (ou penalista) não atua apenas no escritório ou no tribunal. Ele está envolvido em todo o processo em caso de mandado de prisão, visitando seu cliente na penitenciária e apresentando-se na delegacia.

Qual é a finalidade do Direito Penal?

A função do Direito Penal é a proteção de bens jurídico-penais, estes que derivam da Constituição da República: a vida, a liberdade, o patrimônio, o meio ambiente, a incolumidade pública, formam, por exemplo, o rol de valores, interesses e direitos que, elevados à categoria de bens jurídico-penais, constituirão o ...

Quanto ganha um advogado de Direito Penal?

Essa evolução do cenário do direito penal melhorou a expectativa de entrada desses profissionais no mercado. Atualmente, a média salarial de um advogado criminalista é, para os iniciantes, de R$5.000,00. Podendo optar por carreiras públicos, como a de promotor, por exemplo, os ganhos chegam a R$20 mil.

Qual a área de direito que ganha mais?

As 15 áreas do Direito mais bem remuneradas para ficar atento
  • 1 1. Trabalhista.
  • 2 2. Tributária.
  • 3 3. Desportiva.
  • 4 4. Empresarial.
  • 5 5. Ambiental.
  • 6 6. Compliance jurídico.
  • 7 7. Direito do Estado.
  • 8 8. Direito da Propriedade Intelectual.

Quantas áreas de Direito existe?

A seguir, confira as 15 principais áreas do Direito para atuar no Brasil e entenda por que uma delas pode ser perfeita para você.
  • Direito do Consumidor. ...
  • Direito Trabalhista. ...
  • Direito Contratual. ...
  • Direito Civil. ...
  • Direito Ambiental. ...
  • Direito Penal. ...
  • Direito Tributário. ...
  • Direito Empresarial.

Quantas áreas do Direito existem?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a formação em Direito não se limita à atuação nos tribunais. Na verdade, são muitos os ramos em que o graduado na área jurídica pode atuar.

Artigo anterior
O que escrever em uma folha de rosto?
Artigo seguinte
Como dar entrada na aposentadoria especial pela internet?