Qual a diferença entre recurso ordinário é especial INSS?

Perguntado por: Miriam Érica de Castro  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

O recurso pode ser ordinário, quando contesta uma decisão do INSS é direcionada à Junta de Recursos, ou Especial, quando o recurso refere-se a uma decisão da Junta de Recursos e ela é direcionada à Câmara de Julgamento.

O que quer dizer Recurso Ordinário do INSS?

O que é? Serviço para pessoa que discorde de uma decisão administrativa do INSS. Por exemplo: quando um pedido de benefício é negado. O Recurso Ordinário é enviado para a Junta de Recursos, que é a 1ª instância do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

O que é um recurso especial no INSS?

O que é? Serviço para discordar do resultado do julgamento de um recurso ordinário (1ª instância). O recurso especial é enviado para a Câmara de Julgamentos (2ª instância). O pedido deve ser feito em até 30 dias após tomar conhecimento do resultado com o qual você discorda.

Quanto tempo leva um recurso ordinário no INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) demora, em média, 411 dias para concluir a análise dos pedidos de recursos feitos por segurados em casos envolvendo aposentadorias.

O que significa recurso ordinário 1 instância no INSS?

O recurso que contesta a decisão administrativa do INSS vai para a Junta de Recursos, que representa a 1ª instância de julgamento. Chamamos esse recurso de ordinário. Já o recurso contra uma decisão da Junta de Recursos é direcionado à Câmara de Julgamento, que é a 2ª instância de julgamento.

Qual a diferença entre recurso extraordinário e recurso especial? | Debates Constitucionais

28 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o INSS têm para recorrer de uma sentença 1 grau?

– Prazo de Recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ – Brasília): até 120 dias; – Julgamento do Recurso: 6 meses a 2 anos; – Prazo de Recurso no Supremo Tribunal Federal (STF – último recurso possível): até 120 dias; – Julgamento do Recurso: 6 meses a 2 anos.

Como saber se o meu recurso foi aprovado?

Lembrando que a consulta ao andamento também pode ser feita pela central 135.

Quanto tempo leva para ser julgado um processo que está em grau de recurso?

Quanto tempo leva para um recurso ser julgado? Não é possível determinar em quanto tempo um processo será julgado a partir de sua distribuição. Os conselheiros têm o prazo regimental de 180 dias para encaminhar o recurso para a pauta de julgamento.

Como acelerar o recurso do INSS?

Além de apresentar queixa à Ouvidoria do INSS pelo telefone 135 ou no inss.gov.br, a alternativa para tentar acelerar o andamento do recurso é exigir o cumprimento dos prazos por meio de um mandado de segurança na Justiça.

Quem julga recurso especial no INSS?

Recurso no INSS é julgado pelo CRPS

Primeiro, os recursos são julgados pelo CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), que é um órgão administrativo autônomo, com servidores próprios e em nada se confunde com INSS.

O que vem depois do recurso especial?

Após o julgamento do recurso especial, os autos devem ser remetidos ao Supremo Tribunal Federal para julgamento do recurso extraordinário.

Quem decide o recurso especial?

O recurso especial é tipo recursal em que o processo vai para o Superior Tribunal de Justiça. Está previsto para causas decididas em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou Tribunais do Estados, Distrito Federal e Territórios.

Como saber se ganhou um processo contra o INSS?

Como saber se ganhei o recurso INSS? Para saber se você ganhou o recurso INSS, deverá ligar na central 135 ou conferir por meio do Portal Meu INSS. Entrando no portal, deve-se ir para o link de recursos, onde estarão todos os andamentos e encaminhamentos do recurso de indeferimento.

Quantas vezes o INSS pode recorrer de uma decisão?

Pela legislação, o INSS tem 45 dias para dar uma resposta a um requerimento, prorrogáveis por mais 45. Há ainda uma tolerância de 60 dias prevista em lei federal, que costuma ser respeitada pelos juízes na hora de aceitar ação contra o órgão.

O que é recurso ordinário no processo do trabalho?

O que é recurso ordinário? É o instrumento processual cabível para requerer nova discussão sobre a matéria indeferida em primeira instância na Justiça do Trabalho. Por esse recurso, a instância superior poderá rever ou manter os argumentos lançados em sentença, pelo magistrado de primeira instância.

Quanto tempo demora para sair o recurso?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Como reclamar da demora do INSS?

Localize a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”. Escolha a opção “Benefício”, faça sua reclamação e anote o número do protocolo. Isso também pode ser feito pelo telefone 135.

Estou em recurso do INSS posso ser demitido?

Quem está no recurso deve voltar ao trabalho? Se o benefício foi negado pelo INSS, o segurado deve voltar ao trabalho imediatamente. Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário.

O que quer dizer quando um processo está em grau de recurso?

Significado de em grau de recurso: Que pode ser favorecido.

O que significa quando o processo está em recurso?

O recurso corresponde a uma fase de um processo judicial que visa recorrer a uma decisão; saiba mais detalhes.

Qual é o prazo para recurso após sentença?

O recurso de Apelação tem prazo processual de 15 dias úteis, a partir da publicação da sentença.

Como consulta decisões da Junta de recursos do INSS?

Consulta às decisões das Câmaras e Juntas de Recursos da Previdência Social
  1. Para obter informações sobre processos administrativos de benefícios previdenciários, com recurso em andamento você deve clicar em benefício.
  2. Depois, digite o número do processo, o número do benefício e aperte "Pesquisar".

Como consultar recurso no meu INSS?

Ele está disponível pelos canais de atendimento: meu.inss.gov.br. Telefone 135.

Quantos dias o INSS têm para recorrer de uma sentença?

Contestação pelo INSS contra o processo: até 120 dias; Réplica do Advogado contra a contestação: até 20 dias; Momento da perícia ou audiência (não são todos os processos em que é obrigatória esta fase): entre 30 e 180 dias cada uma delas (perícia e audiência);

Quando o INSS recorre da sentença?

Mas INSS tem 30 dias para cumprir aquelas decisão, que chamamos de implantar o benefício, é muito plantar e com mais uns 30 dias você começa a receber já as primeiras parcelas. Você vai receber essa diferença entre a data que o juiz mandou e a data de implementação, a que o juiz deu a sentença.

Artigo anterior
Como fazer um creme para tirar cravos?
Artigo seguinte
É verdade que comer chocolate antes de fazer ultrassom?