Qual a diferença entre ramal de descarga e ramal de esgoto?

Perguntado por: Mafalda Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Ramal de Descarga – são tubulações que recebem diretamente efluentes de aparelhos sanitários, exceção para os auto sifonados como mictórios, vasos, etc. Ramal de Esgoto – parte da tubulação que recebe os efluentes dos ramais de descarga e conduz a um subcoletor, ou mesmo a um tubo de queda.

O que são ramais de esgoto?

Ramal de esgoto – tubulação horizontal que recebe efluentes de ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector. Tubo de queda – tubulação vertical que recebe efluentes de ramais de descarga, ramais de esgoto e de subcoletores.

Para que serve o ramal de ventilação?

O tubo de ventilação do esgoto exerce a função de irradiar para a atmosfera os gases contidos no interior das tubulações. Ele também permite a entrada de ar nessas conexões, fazendo uma troca constante e aliviando a pressão causada pelos gases de esgoto.

Qual a diferença entre ramal primário e ramal secundário de esgoto?

Compreende-se como esgoto secundário todas as peças instaladas dentro de casa até as caixas sifonadas. Já o esgoto primário são todas as peças instaladas da caixa sifonada até a caixa de inspeção, ou seja, todas as peças que ficam em contato com os gases.

O que é o ramal de descarga?

a) Ramal de descarga: é a tubulação que recebe diretamente os efluentes dos aparelhos sanitários (NBR 8160/99).

Entendendo os componentes de uma INSTALAÇÃO PREDIAL DE ESGOTO SANITÁRIO

16 questões relacionadas encontradas

O que é um ramal de água?

3.16 Ramal Predial de Água: trecho da ligação de água, compreendido entre o tê de serviço ou colar de tomada, inclusive, situado na tubulação distribuidora de água, e o adaptador localizado na entrada do hidrômetro ou do cavalete.

O que é ramal de distribuição?

É chamado de ramal predial o sistema de distribuição de água através de tubulações que ligam a rede pública e a rede predial de distribuição. A tubulação é instalada nos trechos entre o ponto de derivação da rede de distribuição, a unidade de medição e controle das residências.

O que é ramal secundário?

Neste segmento, fazem parte as instalações de pias, tanques, ralos, como: ramais de descarga (tubulação que recebe diretamente os efluentes dos vasos sanitários), ramais de esgoto, tubo de queda, subcoletor, coletor predial, caixa de gordura, caixa de inspeção e caixa coletora.

O que é instalação primária de esgoto?

O esgoto primário é a tubulação que tem contato direto com os gases da rede coletora pública ou privada. As instalações desse segmento são protegidas por um fecho hídrico, ou seja, uma camada de água que evita que qualquer odor retorne pela tubulação.

O que é uma instalação primária de esgoto?

Instalação primária de esgoto Conjunto de tubulações e dispositivos onde há acesso para os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

Quando usar coluna de ventilação?

Para evitar a obstrução dos tubos de ventilação com a entrada de folhas e insetos, ou até com a entrada de água de chuva, recomenda-se o uso de um dispositivo chamado “terminal de ventilação”.

O que são terminais de ventilação?

Voltados para instalações prediais de esgoto de aparelhos sanitários, escoamento por gravidade não submetida à pressão e na ventilação do sistema, os produtos dessa linha fazem a correta condução e armazenamento de dejetos.

O que são colunas e ramais de água fria?

Assim as instalações prediais de água fria são o conjunto de tubulações conexões, peças, aparelhos sanitários e acessórios existentes a partir do ramal predial, que permitem levar a água da rede pública até os pontos de consumo ou utilização dentro da habitação.

Como funcionam os ramais de telefone?

Funciona da seguinte forma: um aparelho base, conectado à uma linha telefônica, direciona as ligações para telefones ramais sem fio cadastrados nela. Há diversos modelos desses aparelhos, com funcionalidades distintas.

O que é o ramal predial e alimentador predial?

Ramal predial é a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial ou de rede predial de distribuição. O ponto onde termina o ramal predial deve ser definido pela concessionária. Essa parte é dimensionada e executada pela concessionária.

O que é tratamento primário secundário e terciário?

De maneira convencional, as etapas de tratamento de efluentes são as seguintes: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário.

Quais os tipos de sistema de esgoto?

Os tipos de esgoto podem ser divididos em quatro grupos principais: domésticos, hospitalares, agropecuários e industriais, que é o foco deste artigo. Dada a complexidade da operação industrial, os efluentes dela derivados são variados em tipo e quantidades, assim como nos riscos que trazem para os locais de despejo.

Como identificar uma instalação de esgoto?

1. Disponibilidade da rede pública de esgoto. Antes de saber como instalar a rede de esgoto residencial, você deve verificar na prefeitura da sua cidade se existe rede de captação de esgoto no seu bairro, caso não tenha é necessário prever fossa e sumidouro.

O que é ramal na construção?

Ramal – É a canalização compreendida entre a coluna e os sub-ramais, ou seja, a tubulação que deriva da coluna até o ponto de registro dos ambientes.

O que é o ramal de entrada?

Conjunto de condutores e acessórios instalado pelo consumidor entre o ponto de conexão e a medição ou proteção de suas instalações de utilização.

O que significa ramal de alimentação de água fria predial?

Os componentes necessários para uma instalação hidráulica de água fria são: · Ramal: É a canalização localizada entre a coluna e os sub-ramais, servindo para alimentá-los. Também chamado como Ramal Externo.

O que é tipo de ramal?

O ramal de ligação existe em duas modalidades: aéreo ou subterrâneo. As instalações com ramais aéreos são normalmente mais simples e mais baratas, porém, também estão mais sujeitas à adversidades.

Qual a função da coluna de distribuição?

Colunas de distribuição: derivam-se do barrilete e alimentam os ramais. Ramais: recebem a água das colunas e a distribui para os sub-ramais nos pavimentos. Sub-ramais: são as tubulações que alimentam diretamente as peças de utilização.

Onde fica barrilete?

Aonde fica o barrilete? Normalmente ele fica localizado abaixo o reservatório superior de água, é neste local que são feitas as manobras para limpeza dos reservatórios superiores.

Artigo anterior
Quantas faltas perde a licença prêmio?
Artigo seguinte
Quem fez a tradução da Bíblia?