Qual a diferença entre rachaduras e fissura?
Perguntado por: Manuel Ribeiro | Última atualização: 4. Juni 2025Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)
As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.
Qual a diferença de rachadura e fissura?
Trinca: São aberturas mais profundas, possuindo de 1 até 3 mm de espessura. É mais perigosa que uma fissura, pois, além do fato de que é maior, pode acabar impactando a estrutura da construção. Rachadura: É o tipo de abertura mais sério e perigoso dentre os três, necessitando de cuidados urgentes.
Como identificar uma fissura?
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.
O que é uma fissura na parede?
A fissura é um corte na parede, causado por falhas no projeto da construção, materiais errados ou execução da obra. Como os tipos de fissuras em paredes são variados, é preciso entender cada situação para saber como resolver e manter a sua casa mais segura.
Qual a diferença entre trincado e rachado?
Fissura: Pode ser compreendida como o início de um possível problema. Na maioria das vezes são superficiais, não apresentam riscos e correspondem a pequenas aberturas de até um milímetro. Trinca: Quando as fissuras aumentam, passam a ter até três milímetros e podem dividir a estrutura em duas partes distintas.
Fissura, Trinca ou Rachadura? Entenda a diferença!
Que tipo de rachadura e perigosa?
Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.
Quando devo me preocupar com trincas?
Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.
É normal fissura na parede?
As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.
É normal trincar o reboco?
Reboco irregular e mal feito
O uso de materiais de má qualidade ou de procedência duvidosa não suporta muitas vezes as oscilações de temperatura e movimentação natural da fundação, resultando no aparecimento de fissuras, trincas e rachaduras na parede.
Como corrigir fissuras?
Para tratamento de pequenas fissuras a mais tradicional solução é aplicar duas demãos da massa acrílica para trinca em toda superfície que apresente as fissuras, lixar e posteriormente aplicar a tinta emborrachada na cor desejada.
O que fazer com fissuras na parede?
A técnica geralmente consiste em injetar o epóxi sob pressão selando a trinca em superfícies expostas e estabelecendo entradas para a ventilação. Com esse método, a rachadura precisa ser ampliada com uma retificadora ou serra para depois ser preenchida.
Quais são os tipos de fissura?
- Fissuras Verticais. As fissuras verticais geralmente são resultado da falta de resistência na argamassa ou no bloco. ...
- Fissuras Horizontais. Estes tipos de fissuras normalmente se formam próximos ao teto ou à base da parede, ou seja, ao chão. ...
- Fissuras Diagonais. ...
- Fissuras em elementos estruturais.
Como saber se a estrutura da casa está comprometida?
- Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
- Mofo e bolores. ...
- Paredes descascadas e com bolhas. ...
- Descolamento do revestimento. ...
- Falhas de concretagem.
O que pode ocasionar fissuras?
A movimentação térmica, que é originada pela dilatação e contração do material com a variação de temperatura. Essa movimentação é uma das principais causas de fissuras. Esse fenômeno acontece, pois, quando a estrutura se dilata ou contrai, é criada uma zona de concentração de esforços.
O que causa rachadura na casa?
A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.
Quais os tipos de fissuras causadas nas alvenarias?
Segundo Holanda Junior (2002), as fissuras em alvenarias podem apresentar-se nas direções horizontal, diagonal e vertical ou uma combinação entre elas. Quando verticais ou diagonais elas podem ser retas, atravessando unidades ou juntas, ou podem ter um aspecto escalonado, passando apenas pelas juntas.
Como saber se uma rachadura na parede e perigosa?
Uma rachadura na parede se torna perigosa quando começa a comprometer a integridade do imóvel e a segurança dos moradores. Quando elas são superficiais, o principal problema é de ordem estética, já que uma rachadura na parede interna prejudica a pintura e traz um aspecto desagradável para o imóvel.
O que fazer quando o reboco trinca?
Alguns profissionais abrem a rachadura e a preenchem com um material de vedar trincas. Mas outros acreditam que a única forma de resolver o problema é remover o reboco todo, aplicar uma tela metálica sobre a área e refazer o reboco todo da área em questão.
O que acontece quando o reboco racha?
O inchaço na boca muitas vezes tem sua origem relacionada a uma higiene bucal inadequada ou a algum problema dental, então é importante procurar o dentista. O profissional poderá dar orientações sobre a correta higienização dos dentes e para fazer tratamentos dentários que são muito importantes para a saúde em geral.
O que causa trinca vertical na parede?
4.2 Trinca vertical
e ocorre devido a contração quando tem a secagem do material, ele é altamente suscetível às variações de umidade. Trinca vertical no terço médio da parede, causada por movimentações higroscópicas de tijolos e solo-cimento (Figura 7) mostra trinca vertical em parede de tijolos.
Porque a massa corrida racha?
Entre as causas das microfissuras, podemos citar a má aderência do revestimento à estrutura, falta de juntas de dilatação, má compactação do terreno de assentamento da estrutura, retração da argamassa por quantidades incorretas dos componentes e sobrecarga da estrutura.
É normal casa nova rachar?
Uma estrutura feita de madeira que não foi seca em estufa, tende a secar durante os primeiros anos da obra pronta. Essa perda de umidade faz o material diminuir de tamanho, causando aberturas nos pontos em que está em contato com as paredes.
Como identificar risco de desabamento?
Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.
Como eliminar trincas de dilatação na parede?
Basta depositar a massa sobre uma espátula de tamanho maior e, colocando-a de forma lateral sobre a fissura, aplicar o produto na fenda de modo a preenchê-la completamente. Após o período de secagem, pode ser necessário aplicar uma nova camada nas trincas mais profundas, de modo a mantê-las completamente preenchidas.
Como saber se a casa vai cair?
Veja abaixo os sinais que devem ser observados:
Trinca nas paredes. Água empoçando no quintal. Portas e janelas emperrando. Rachaduras no solo.
Porque as pessoas passam tanto tempo na internet?
Como medir o tamanho do seu pulso?