Qual a diferença entre propagação sexuada e propagação vegetativa?

Perguntado por: Matheus Campos  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

Segundo GROLLI (2000), as formas de propagação de plantas ornamentais são divididas em dois tipos: sexuada, quando são usadas sementes ou esporos e vegetativa ou assexuada, quando se empregam estruturas vegetativas.

O que é a propagação vegetativa?

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.

Qual a diferença entre a propagação vegetativa feita no laboratório e a reprodução que acontece no ambiente natural?

Multiplicação de plantas por propagação vegetativa. ... Propagação é sinônimo de reprodução, e vegetativa vem da utilização das partes do vegetal (células, tecidos, órgãos ou propágulos). A principal diferença entre a reprodução de plantas por semente da reprodução por partes da planta, é a variabilidade genética.

Qual é o objetivo da propagação vegetativa?

A propagação vegetativa tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, tais como qualidade de fruto e resistência a doenças, e com idênticas necessidades climáticas e de solo, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares ...

São estruturas de propagação vegetativa?

São essas estruturas: sementes (todas as plantas com frutos); estolho (morango, grama, clorofito, hortelã, etc.); tubérculos e bulbos (batata, beterraba, inhame, mandioca, lírio, dália, amarílis, copo-de-leite, etc.)

Multiplicação Vegetativa ou Propagação Vegetativa - Reprodução Assexuada

33 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de propagação de plantas?

Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas). A propagação sexuada necessita da fusão de gametas masculino e feminino, em um processo denominado de fecundação, formando a semente, a qual dará origem a um novo indivíduo.

Quais são os tipos de multiplicação vegetativa?

A multiplicação vegetativa pode ser natural, formando-se as novas plantas a partir de partes da planta-mãe (ex.: folhas, estolhos, rizomas, raízes tuberculosas, tubérculos, bolbos, bolbilhos, gomos aéreos, caules rastejantes) ou artificial como o método da estaca, a mergulhia e a enxertia.

Qual a importância da propagação vegetativa de plantas?

De modo geral, dentre as principais vantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade, a melhoria da qualidade da madeira e de seus produtos, a multiplicação de indivíduos resistentes a pragas e doenças e adaptados a sítios ...

Qual o objetivo da utilização da técnica de propagação vegetativa visando a economia?

A propagação vegetativa, por sua vez, tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, e com idênticas necessidades climáticas, edáficas, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares comerciais.

O que é propagação vegetativa Brainly?

O vegetal tem a capacidade de se reproduzir assexuadamente, e a essa capacidade damos o nome de propagação vegetativa. Essa característica dos vegetais é utilizada pelo homem para a produção de diversas plantas.

Qual a diferença entre propagação sexuada é assexuada?

As principais diferenças entre os métodos de reprodução são: ... A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica. A reprodução sexuada produz variabilidade genética, ao contrário da reprodução assexuada que produz clones.

O que é reprodução vegetativa de que forma ela ocorre?

Reprodução vegetativa, ou reprodução clonal, é uma forma de reprodução assexuada que ocorre em múltiplas espécies de fungos, algas e plantas. Consiste na simples cisão de algum órgão vegetativo e posterior brotamento da parte seccionada, transformando-se em outro indivíduo.

Como ocorre o processo de reprodução das plantas?

As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie.

Como se faz melhoramento de plantas de propagação vegetativa?

A propagação vegetativa pode ser realizada através das técnicas de estaquia, alporquia e enxertia, que depende de sua adaptação e facilidade e formação de mudas em cada espécie. Por exemplo, a técnica de estaquia é utilizada largamente para espécies como a figueira.

Quais os principais objetivos da utilização de reguladores vegetais para atender as necessidades da propagação?

Dentre estes fatores, o uso de reguladores vegetais favorece o enraizamento, bem como a formação de raízes com bons atributos, destacando-se o grupo composto pelas auxinas.

Qual a importância do material de propagação?

O objetivo é produzir mudas saudáveis, livres de doenças, especialmente aquelas causadas por vírus, mais pro- dutivas e com alta longevidade no campo, para serem distribuídas como matrizes a viveiristas e, dessa forma, reduzir ou eliminar o risco de disseminação de patógenos para áreas onde ainda não ocorrem.

Qual a vantagem de se fazer uma enxertia?

Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.

Quais as vantagens e desvantagens da utilização da estaquia?

Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).

Quais os benefícios que o plantio de tantas árvores traz para o ambiente?

Quais são os benefícios do plantio de árvores para o meio...
  • Purifica o ar. A poluição do ar afeta a saúde das pessoas, principalmente crianças, idosos e enfermos. ...
  • Cria oportunidades econômicas. ...
  • Diminui o risco de enchentes. ...
  • Previne a poluição das águas. ...
  • Melhora o microclima.

Quem é responsável pela reprodução da planta?

O sistema reprodutor, também chamado de genital, garante a reprodução. Nesse sistema, encontramos estruturas que produzem os gametas, especializadas em garantir a cópula e, no caso do sistema reprodutor feminino, o órgão em que é gerado o bebê.

Quais são as formas de multiplicação das plantas?

As plantas se multiplicam basicamente de duas maneiras na natureza: por sementes, chamada de propagação sexuada, e/ou por meio de partes vegetativas (galhos, ramos, raízes e folhas), chamada de propagação assexuada.

Quais são os tipos de reprodução?

De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada.

O que é multiplicação vegetativa artificial?

A multiplicação vegetativa artificial é uma forma de reprodução assexuada das plantas, isto é, um processo pelo qual as plantas se reproduzem sem a criação de sementes ou esporos.

Quais plantas aceitam estaquia?

Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro, e outras. Por fim, as estacas de folhas são usadas para algumas plantas ornamentais como violeta africana, espada de São Jorge, begônia e fortuna.

O que é o processo de reprodução assexuada?

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução observada em diferentes seres vivos que se caracteriza pela formação de um novo ser sem que haja a mistura de material genético, ou seja, sem que ocorra a fusão de gametas.

Artigo anterior
Como tirar mancha de desodorante com detergente?
Artigo seguinte
Como funciona endereço de caixa postal?