Qual a diferença entre prescrição da pretensão punitiva em abstrato e prescrição da pretensão punitiva em concreto?
Perguntado por: Raquel Alexandra Alves Gomes Rocha | Última atualização: 4. Januar 2025Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)
A diferença é que enquanto o artigo 109 afirma que a prescrição penal da pretensão punitiva leva em consideração a pena máxima do crime cometido (portanto um valor abstrato em relação ao caso concreto), a prescrição após a sentença leva em consideração a pena aplicada ao caso concreto (um valor material).
O que é prescrição punitiva em concreto?
Esta prescrição é calculada sobre uma pena em concreto. Acontece em situações nas quais o processo se iniciou antes de transcorrido o prazo para a prescrição mas, antes de transitada em julgado definitivamente a sentença, atinge-se o prazo prescricional, o qual passará a ser aplicado a partir da pena in concreto.
Quais são as diferenças entre os tipos de prescrição da pretensão punitiva?
Ao contrário da prescrição da pretensão punitiva, que extingue todos os efeitos da condenação, a prescrição da pretensão executória só extingue a pena principal, permanecendo, com isso, inalterados os efeitos secundários, penais e extrapenais da condenação.
O que é pena em abstrato e concreto?
A pena em abstrato cominada é a que o legislador determinou na elaboração da infração penal, ou seja, a pena material prevista no Código Penal. Observamos que o legislador criminal instituiu uma pena primária, ou seja “in abstracto”, e uma pena secundária, qual seja, a pena em concreto aplicada.
O que é pretensão punitiva em abstrato?
O conceito de prescrição e os fundamentos para que exista no ordenamento jurídico podem ser lidos neste texto. A Prescrição da Pretensão Punitiva em Abstrato ocorre antes que seja proferida a Sentença Penal Condenatória que impõe uma pena concreta para determinada infração penal.
APRENDA: Prescrição da pretensão punitiva pela pena em concreto!
Qual a principal diferença entre a prescrição em abstrato e a prescrição em concreto?
A diferença é que enquanto o artigo 109 afirma que a prescrição penal da pretensão punitiva leva em consideração a pena máxima do crime cometido (portanto um valor abstrato em relação ao caso concreto), a prescrição após a sentença leva em consideração a pena aplicada ao caso concreto (um valor material).
Quais os 3 tipos de prescrição?
Prescrição da Pretensão Punitiva
É aquela que define um prazo que o Estado tem para impor uma pena ao agente, ou seja, para determinar uma sentença penal condenatória. E a prescrição da pretensão punitiva se subdivide em três modalidades: PPP propriamente dita, PPP intercorrente ou superveniente e PPP retroativa.
Qual a diferença do abstrato para o concreto?
Qual a diferença entre substantivo abstrato e substantivo concreto? Enquanto o substantivo abstrato não tem uma imagem física existente e depende de outro ser para existir, o substantivo concreto é dotado de uma imagem física existente (ainda que imaginária), de modo que sua existência é independente de outro ser.
Qual a diferença entre concreto e abstrato?
O substantivo abstrato expressa ação, qualidade ou sentimento. Substantivo abstrato é aquele que nomeia uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Já o substantivo concreto faz referência a coisas concretas (reais ou imaginárias), como objetos, lugares ou indivíduos.
Como saber se é abstrato ou concreto?
Substantivo concreto e substantivo abstrato
A palavra “anjo”, por exemplo, é um substantivo concreto, porque mesmo que não seja possível “pegar” em um anjo, existe uma imagem concreta desse substantivo, isto é, quando pensamos em “anjo”, a imagem do que imaginamos ser um anjo vem à nossa cabeça.
O que é prescrição em abstrato?
A prescrição da pretensão punitiva pela pena em abstrato é uma prescrição que se conta para frente, mas o que significa isso? Desde o momento em que ocorre o fato criminoso sabe-se qual o prazo prescricional e, quando ele é atingido, acontece a extinção da punibilidade.
Quando ocorre a prescrição em abstrato?
Ocorre antes do trânsito em julgado da sentença penal para a acusação e defesa. Em razão disto, ela é calculada com base no máximo da pena privativa de liberdade em abstrato cominada ao delito, conforme determina o art. 109 do Código Penal.
Qual o prazo da prescrição da pretensão punitiva?
Portanto, a prescrição da pretensão punitiva sempre ocorrerá antes de transitar em julgado a sentença penal, onde o reconhecimento dessa espécie de prescrição tem o mesmo efeito de uma sentença absolutória, logo, o réu continuará sendo considerado primário e de bons antecedentes.
Quais são os tipos de prescrição?
Em sentido amplo, ou seja, de forma genérica, existem duas espécies de prescrição penal: a prescrição da pretensão punitiva (PPP) e a prescrição da pretensão executória (PPE). O direito de punir do Estado se divide em dois momentos, cada qual representativo de uma espécie de prescrição.
Qual é o exemplo de abstrato?
Veja alguns exemplos de substantivo abstrato: Qualidades: honestidade, bondade, beleza e inveja. Noções: tamanho, peso, altura e cor. Estados: velhice, ilusão, pobreza e doença.
Quais os tipos de abstrato?
- Abstracionismo Sensível ou Informal.
- Tachismo.
- Abstracionismo Geométrico.
- Action Painting.
São Paulo e concreto ou abstrato?
Exemplos de substantivos concretos:
Lugares: jardim, praia, campo, São Paulo, sítio, teatro.
Qual a diferença do concreto?
Diferença entre o concreto e o cimento
O cimento é um material independente, composto por um pó fino e leve produzido à base de calcário e outros minerais. Já o concreto é feito à base de cimento e é resultante da mistura de cimento com outros agregados. Sem o cimento, o concreto não pode ser feito.
O que não é concreto?
Que não é concreto: 1 especulativo, imaterial, impalpável, intangível, espiritual, filosófico, metafísico, moral, subjetivo, teórico.
Como é a prescrição da pretensão punitiva?
A prescrição da pretensão punitiva retroativa, como a intercorrente, também se baseia na pena aplicada na sentença e no trânsito em julgado para a acusação, mas seu prazo é contado para trás (ex tunc), com observância dos prazos do art. 109 e das causas interruptivas da prescrição do art. 117 do Código Penal.
Como calcular prescrição da pena em abstrato?
No cálculo da prescrição em abstrato, interessa o limite máximo da pena cominada, independentemente de causas de aumento ou diminuição ou de circunstâncias agravantes ou atenuantes. O cálculo da prescrição da pretensão punitiva de fato tem em consideração a pena máxima abstratamente cominada ao crime.
Como se classificam as prescrição quanto ao tipo?
- Receita amarela (Listas A1, A2 e A3);
- Receita azul (Listas B1 e B2);
- Receita branca de Controle Especial (Listas C1, C5 e antimicrobianos);
- Receita branca para retinóides;
- Receita branca para talidomida;
- Receita branca simples.
Quais as causas suspensivas da prescrição da pretensão punitiva?
2.6 CAUSAS SUSPENSIVAS (IMPEDITIVAS) DA PRESCRIÇÃO
O artigo 116 do Código Penal descreve as causas suspensivas, dividindo-as em dois grupos: antes do trânsito em julgado da sentença e após ele. As que se dão antes do trânsito em julgado, se referem à prescrição da pretensão punitiva.
Qual o maior prazo de prescrição?
Qual é o prazo de prescrição? Com exceção dos casos de impedimento, suspensão ou interrupção da prescrição ou decadência, os prazos finais se extinguem na forma indicada entre os artigos 205 a 206 do Código Civil. Assim, quando a lei não fixar prazo menor, o prazo máximo prescricional será de dez anos (art. 205).
Quem tem hanseníase sente dor?
O que é andar na carne?