Qual a diferença entre particípio regular é irregular?

Perguntado por: Nicole Clara Loureiro Campos Tavares  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

No caso dos verbos abundantes, a regra é simples: o particípio regular é utilizado com os verbos ter e haver (tempos compostos da voz ativa); o irregular, com os verbos ser e estar (tempos da voz passiva).

Como usar o particípio regular?

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

Como saber se é um verbo regular ou irregular?

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.

O que é um verbo irregular exemplos?

Não mantêm a regularidade ao longo da conjugação, pois o radical sofre modificações, não seguindo o modelo da conjugação que os verbos regulares seguem. Caber (caibo/cabe/coube), Dar (dou, dá, dei), Dizer (digo, diz, disse, direi), Querer (quero, quis, quererei), Ouvir (ouço, ouve) e Trazer (trago, trouxe).

Qual a forma certa de falar trago ou trazido?

Bem, o verbo TRAZER só tem UMA forma de particípio, que é a regular (trazido). Logo, a ÚNICA forma correta de se dizer é eu TINHA TRAZIDO. Ou seja, essa história de “tinha trago” é pura invenção.

LÍNGUA MINHA - DICA RÁPIDA - PARTICÍPIO: REGULAR X IRREGULAR

18 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do particípio?

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

Como saber se é particípio ou adjetivo?

O particípio é uma forma nominal do verbo, por isso, se comporta como um adjetivo. Desse modo, os verbos no particípio flexionam-se em gênero e número. Em geral os verbos no particípio apresentam-se acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando uma locução verbal.

Tinha pago ou tinha pegado?

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

Qual é o particípio de fará?

A forma faráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de fazer] . Conjugação:irregular. Particípio:irregular.

Foi pegado ou foi pego?

Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego.

É correto dizer Escrevido?

Dessa forma, "escrevinhado" e "escrevido" deixaram de existir, o que faz com que apenas o particípio "escrito" seja correto. "Escrevido" não existe: alguns verbos não admitem a forma nominal do particípio regular, mas sim o irregular, como é o caso de outros exemplos como "escrito", "visto", "coberto" e "aberto".

Como identificar a un verbo?

Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.

Qual é o certo suspenso ou suspendido?

Qual é o certo suspenso ou suspendido? Geralmente, o particípio regular emprega-se com os verbos ter e haver; e o irregular com os verbos ser e estar: Ter suspendido, prendido, fixado. Estar suspenso, preso, fixo.

Qual a diferença entre o simple past E o past participle?

O simple past é usado para exemplificar situações que já aconteceram, isto é, ações do passado (She went swimming last Thursday – Ela foi nadar quinta-feira passada). Já o past participle serve como auxílio de algumas estruturas gramaticais (voz ativa, passiva, tempos modais, etc).

Qual a diferença entre passado e particípio?

A principal diferença entre o past simple e o past participle é que o passado simples é um tempo verbal, enquanto o particípio passado é uma forma verbal que compõe outros tempos, como o past perfect e present perfect.

O que é duplo particípio?

Há verbos que possuem duas formas de particípio: uma regular em [-ado], ou [-ido]; e outra chamada irregular porque se configura de maneira reduzida.

É correto dizer amanhã eu trago?

Confira exemplos do uso correto de “trago” na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “trazer”: Amanhã eu trago as doações que recolhi. Todas as vezes em que trago uma sobremesa, divido com ele. Prometo que amanhã trago o que estou devendo.

Qual a diferença de trás com se traz com Z?

Trás é um de advérbio de lugar e tem significado de após, depois de, na parte posterior, atrás ou detrás. Exemplo: “o cão não sai de trás da árvore”. Enquanto Traz é uma conjugação do verbo “trazer”, como: “ele traz lanche todos os dias”.

Foi comprado ou foi compro?

Os verbos COMPRAR, CHEGAR, TRAZER e FALAR não são abundantes, o que significa que só têm um particípio, que é regular: COMPRADO, CHEGADO, TRAZIDO e FALADO. Não se deve, portanto, em tempo algum ou por qualquer razão, usar as construções TINHA COMPRO, TINHA CHEGO, TINHA TRAGO ou TINHA FALO.

Por que o verbo sorrir é irregular?

Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.

Porque o verbo dormir é irregular?

Verbos terminados em -ir

Como exemplo de verbo irregular de 3ª conjugação, temos o verbo “dormir”. Veja como o radical do verbo se altera em algumas de suas conjugações, tornando-as irregulares.

Qual é o radical de cantar?

Assim, CANT- é o radical do verbo CANTAR, por exemplo.

Artigo anterior
Pode usar Hipoglós durante a gravidez?
Artigo seguinte
Qual laser dá mais resultado?