Qual a diferença entre os resíduos da classe II inertes e não inertes?
Perguntado por: Cátia Cristiana Matias de Borges | Última atualização: 7. April 2022Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)
Os resíduos não inertes, diferentemente dos resíduos inertes, são aqueles que não se apresentam como corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, e nem apresentam predisposição a sofrer uma reação química. Eles podem apresentar características biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.
Quais são os resíduos não inertes?
Entre os exemplos de resíduos não inertes estão restos orgânicos gerados por indústrias alimentícias, materiais têxteis, além de restos de madeira que são muito comuns em fábricas de móveis. Outros elementos que se encaixam na categoria são gessos, fibras de vidro e lamas residuais de sistemas de tratamento.
Quais são os resíduos classe II?
Em resumo, os resíduos Classe II são todos aqueles que não se encaixam na Classe I. Ou seja, resíduos que não apresentam em suas composições características consideradas como perigosas. No entanto, mesmo não apresentando periculosidade, os resíduos Classe II também necessitam de atenção no descarte.
Qual a definição dos resíduos classe II inertes e não inertes?
Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química.
O que são resíduos classe II B inertes?
A classe II B inertes é composta por resíduos que, quando expostos à temperatura ambiente, se mostram indiferentes à exposição da água destilada ou desionizada. Por possuírem essa característica, não podem alterar a boa potabilidade da água, seguindo os parâmetros indicados no Anexo G da NBR 10004/04.
Classificação dos RESÍDUOS SÓLIDOS conforme norma da ABNT - NBR 10.004/04
Quais são os resíduos classe B?
Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.
O que são resíduos inertes e não inertes?
Os resíduos não inertes, diferentemente dos resíduos inertes, são aqueles que não se apresentam como corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, e nem apresentam predisposição a sofrer uma reação química. Eles podem apresentar características biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.
Quais são os resíduos inertes?
Alguns exemplos de resíduos inertes são os entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro. Esses materiais possuem a característica de não se decomporem e sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. Esses resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários e até mesmo reciclados.
O que é classe II A?
Os resíduos classe II A são aqueles cujas características não se enquadram na classe I e nem na classe II B, podendo ter propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
O que é um material inerte?
Na Química há o conceito dos materiais inertes, que são aqueles que não reagem quimicamente. Um exemplo são os gases nobres.
Quais são os resíduos classe A?
Classe A - são os resíduos que podem sem reciclados e reutilizados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e ...
O que são resíduos Classe 3?
Classe 3 – Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo.
Quais são os grupos de resíduos?
- Grupo A – Infectantes. ...
- Grupo B - Químicos. ...
- Grupo C - Radioativo. ...
- Grupo D - Resíduos comuns. ...
- Grupo E - Perfuro cortantes.
Quais são os tipos de resíduos perigosos?
- agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
- pilhas e baterias;
- pneus;
- óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
O que é lixo chamado de rejeito?
Resíduo é o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem. Já o termo rejeito foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado.
Qual a diferença entre resíduos perigosos e não perigosos?
Resíduos não perigosos não inertes (Classe II A)
Assim são classificados os resíduos não inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. Porém, não é correto dizer que os resíduos classe II A não oferecem riscos aos seres vivos ou ao meio ambiente.
O que é lixo classe 1?
CONHEÇA: Os resíduos perigosos fazem parte da Classe 1 (classificação de resíduos sólidos) e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
Qual é a classe do plástico?
Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.
O que são aterros de resíduos inertes?
O aterro de inertes é um empreendimento concebido lá em meados de 2003 e desenhado em forma de norma a partir da ABNT 15113/2004 – requisitos mínimos exigíveis para projeto, implantação e operação de aterro de resíduos sólidos da construção civil classe A e de resíduos inertes.
O que é resíduo sólido inerte?
Segundo a NBR 10004/04 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) — que versa sobre a classificação dos resíduos sólidos — resíduos inertes são aqueles que, devido as suas características físico-químicas, não sofrem transformações em sua composição e relevo e se mantêm inalterados por muito tempo.
Quais os três tipos de logística reversa?
Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso.
O que são resíduos perigosos Classe 1?
A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.
Quais características um resíduo deve ter para ser considerado perigoso?
Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
O que são resíduos do grupo B?
Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...
O que são resíduos classe B RCC?
Os resíduos de Classe B são aqueles que podem ser reciclados para outros fins. Dentre eles, destacam-se: Papel e papelão. Plásticos.
Como desenvolver habilidades auditivas?
Quanto tempo leva uma citação?