Qual a diferença entre os raios infravermelhos e ultravioleta?

Perguntado por: Mónica Vaz  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

O infravermelho coincide com a faixa de energia necessária para fazer vibrar, ou seja, isto é, movimentar os átomos uns em relação a outros de uma substância sem provocar uma reação. Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.

Qual a diferença entre raios ultravioleta raios Xe raios Gama?

Radiação ultravioleta: transporta uma grande quantidade de energia, desse modo, é capaz de arrancar os elétrons dos átomos, ionizando-os. Raios x: têm capacidade de ionizar os átomos e também produzir transições de energia no núcleo dos átomos, que reemitem novas frequências de raios x.

O que é são raios ultravioletas?

A radiação ultravioleta (UV) pode ser entendida como toda a radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 200 e 400 nanômetros (nm) e de frequência maior que a luz visível. Ela possui essa denominação porque violeta é a cor de maior frequência que a visão humana consegue enxergar.

Quais são os raios ultravioletas?

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C). Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol.

Quais são as aplicações do infravermelho e do ultravioleta?

Muito utilizada em equipamentos eletrônicos para transmissão de informações, como o controle de uma televisão. A luz do sol, pela manhã emite um tipo de radiação infravermelha que auxilia na desintoxicação das células e aumenta a imunidade do organismo, pois a energia liberada.

33 questões relacionadas encontradas

Quais as aplicações da radiação infravermelha?

O infravermelho pode ser utilizado para comunicações de curta distância entre computadores ou dispositivos como celulares e palmtops. Ele também pode ser utilizado para ser a luz nas fibras óticas visto que seu comprimento de onda permite uma pequena disperção e por conseqüência uma melhor transmissão.

Quais são as aplicações da radiação infravermelha?

A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes. Em medicina, tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas.

Quais são os tipos de raios solares?

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

Qual das 3 radiações ultravioleta é a que oferece mais risco?

A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC. Porém, felizmente, ela não atinge a superfície da terra, pois é filtrada pela camada de ozônio.

Quais são as radiações ionizantes?

A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.

Porque os raios ultravioletas fazem mal à saúde?

Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.

O que são os raios ultravioletas e qual seria o motivo de estarmos mais expostos a essa radiação?

A radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção.

Como funcionam os raios gama?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética ionizante nociva à saúde e com alto poder de penetração. ... Em razão de sua enorme energia, os raios gama podem arrancar elétrons de diversos materiais, bem como causar danos às moléculas de DNA dos seres vivos, por isso dizemos que esse tipo de radiação é ionizante.

Qual é a cor do raio gama?

As cores em amarelo e laranja simulam as partículas de energia muito elevadas, portanto correspondem a emissão dos raios gama. As partículas de menor energia espalham-se em ângulos maiores para fora do jato, estão representadas na cor azul.

Para que servem os raios gama?

Os raios gama são usados em medicina para matar e tratar certos tipos de cânceres e tumores. Os raios gama passando através do tecido do corpo produzem ionização no tecido (surgimento de cargas elétricas). Os raios gama podem danificar as células em nosso corpo.

Que tipo de radiação é mais perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

Qual dos tipos de luz ultravioleta faz mais mal aos seres vivos?

Apesar de não causarem queimaduras, os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão.

Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Qual o tipo de radiação do sol?

Radiação solar é a energia emitida pelo sol na forma de radiação eletromagnética não ionizante, sendo a principal fonte de exposição humana à radiação ultravioleta (UV).

Qual é a função do infravermelho?

A radiação infravermelha é um agente térmico superficial usado para alívio da dor e rigidez, para aumentar a mobilidade articular e favorecer a regeneração de lesões de tecidos moles. O IV se enquadra na categoria de termoterapia superficial por conversão de energia elétrica ou sônica em calor.

Para que serve a luz infravermelha?

A lâmpada infravermelho medicinal para estética e fisioterapia foi projetada para tratar dores musculares profundas e lesões esportivas. Esse tipo de lâmpada incandescente refletora é uma excelente solução para o tratamento com calor, com o objetivo de aliviar a dor muscular.

Quais são os benefícios do infravermelho?

Para que serve a luz infravermelha na fisioterapia e como usar
  • Alívio da dor;
  • Aumentar a mobilidade das articulações;
  • Relaxamento muscular;
  • Favorecer a cicatrização da pele e dos músculos;
  • Alterações na pele, como infecção por fungos e em caso de psoríase.

Onde tem radiação infravermelha?

A radiação infravermelha é emitida por meio de objetos quentes, como o Sol e, apesar de não poder ser vista, é sentida na forma de calor. Em torno de 70% dos raios solares que são emitidos e atingem o planeta Terra, conseguem chegar à superfície terrestre.

Artigo anterior
Qual animal representa cada país?
Artigo seguinte
Pode dar gema de ovo para cachorro?