Qual a diferença entre os métodos de sondagens SPT e CPT?

Perguntado por: Gustavo Matias Vaz de Cunha  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

O ensaio SPT é a ferramenta mais utilizada no Brasil para a obtenção de parâmetros geotécnicos para elaboração de projetos de fundação. Em contrapartida o CPTu ainda é pouco usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado.

Qual a principal diferença entre os métodos diretos e os métodos semi diretos?

Métodos diretos são os métodos resultantes da observação direta do solo e/ou obtenção de amostras ao longo de uma perfuração. Esse método se divide em manual e mecânico. Os métodos semidiretos, por sua vez, fornecem informação sobre as características do solo, porém não há coleta de amostras.

Qual a diferença entre SPT e NSPT?

O Índice de Resistência à Penetração do Solo (nspt) é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos. O nspt corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão (spt), considerando apenas os 30 cm finais.

O que é SPT na sondagem?

O ensaio de penetração padronizado, também chamado de Standart Penetration Test (SPT), é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo (Norma ABNT NBR 6484).

Qual a diferença principal entre a sondagem percussiva e a rotativa?

Podemos comparar a sondagem a trado à sondagem à percussão. A principal diferença entre esses tipos de sondagem se dá pela determinação do índice de resistência à penetração.

Quais as principais diferenças entre CPT e SPT?

28 questões relacionadas encontradas

O que é sondagem direta e indireta?

Sondagem Indireta São aqueles em que as determinações das propriedades das camadas do subsolo são feitas indiretamente pela medida da resistividade elétrica ou da velocidade de propagação de ondas elásticas (ondas sonoras). No Brasil, esse tipo de sondagem está sendo cada vez mais utilizado.

O que é uma sondagem?

Sondagem é o ato de sondar, ou seja, observar, analisar, vigiar ou verificar algo ou alguma coisa.

Para que serve a sondagem mista?

A Sondagem Mista (SM) é um método de investigação geológica-geotécnica que consiste na execução da Sondagem a Percussão (SP) e da Sondagem Rotativa (SR) em um mesmo furo. É utilizada para caracterizar os parâmetros do solo e da rocha ao longo da profundidade.

O que é uma sonda rotativa?

Sondagem Rotativa (SR) é o método de investigação geológico geotécnico que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam ...

O que é sondagem Rotopercussiva?

À sondagem na mineração responde, também, pela denominação estendida de sondagem rotopercussiva em circulação reversa. Sua principal função e aplicação é a de obter amostras das rochas que estão sendo perfuradas para posterior análise.

O que é sondagens geotécnicas?

Também conhecida como investigação geotécnica, a sondagem de solo tem como grande finalidade avaliar a presença de água no subsolo e a resistência do solo, entre outras características geológicas e geotécnicas do local.

O que significa SPT e qual sua função para empresa?

Sistemas de processamento de transações (SPT) são sistemas que processam as detalhadas informações necessárias à atualização dos registros sobre as operações comerciais em uma organização.

Qual a unidade do SPT?

O resultado do ensaio SPT é apresentado no gráfico que chamamos de perfil geotécnico, geralmente na escala de 1:100, que é feito individualmente para cada furo.

O que significa SPT em termos físicos?

SPT ( Standard Penetration Test ) é a abreviatura do nome do ensaio pelo qual se determina o índice de resistência à penetração, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do ...

Como descobrir o NSPT?

O NSPT utilizado para realizar o cálculo da pressão admissível é o número de golpes do martelo, para que o amostrador padrão penetre 30 cm no solo, após uma penetração inicial de 15 cm. Esse procedimento é realizado a cada metro de sondagem.

Qual o valor de NSPT?

O valor do SPT (também chamado de N ou Nspt) é a soma dos golpes necessários para descer os 30 cm finais. Neste caso N seria 1/15 + 3/15 => 4/30 ou simplesmente 4 (4 golpes para descer 30cm).

O que é ensaio Pressiométrico?

O ensaio pressiométrico é um ensaio efectuado “in situ”, tendo maior aplicação nos solos e rochas brandas ou solos duros. Este consiste na introdução de uma sonda cilíndrica dentro de um furo aberto no solo, e na aplicação de uma pressão que levará à expansão da sonda - Fig.

Qual a diferença entre métodos diretos e indiretos de investigação geotécnica?

A geologia divide os métodos de investigação geológica em dois tipos: direto e indireto. Ambos são aplicáveis na verificação da superfície e subsuperfície. Métodos diretos: permitem a observação direta do subsolo ou através de amostras coletadas ao longo de uma perfuração ou a medição direta de propriedades in situ.

O que são métodos diretos e indiretos?

Enquanto os métodos diretos dizem respeito à observação que é feita de modo direto, os métodos indiretos, como o próprio nome sugere, se utiliza de teorias e cálculos que fazem suposições a respeito desse mesmo interior.

Quais são os métodos de investigação de subsolo e suas diferenças?

Os principais métodos são:

Métodos geoelétricos (eletroresistividade, sondagem elétrica vertical, potencial espontâneo e polarização induzida, radar de penetração no subsolo – GPR) Métodos sísmicos (sísmica de refração e sísmica de reflexão); Métodos potenciais (magnetometria e gravimetria).

O que é uma sondagem rotativa e quando ela é usada?

A sondagem rotativa é um método de investigação geológico e geotécnico que utiliza um conjunto motomecanizado para obter amostras contínuas, em formato cilíndrico, ou quando o intuito é obter amostras de materiais rochosos.

Como é feita a sondagem rotativa?

A sondagem rotativa é feita por um tubo, o barrilete, uma peça cortante com uma coroa na ponta constituída com material de alta resistência e dureza. A coroa perfura o terreno por meio do movimento de rotação, o que gera o nome da sondagem rotativa.

Quando é utilizada a sondagem rotativa?

A sondagem rotativa é essencial em grandes construções cujas fundações serão ancoradas ou apoiadas em um maciço rochoso. Além disso, em caso de projetos de barragens e de contenção de talude e encostas, a execução desse método é imprescindível.

Quando são realizadas sondagens rotativas e mistas?

As sondagens mistas e rotativas são empregadas em obras de engenharia e constituem métodos de investigação geológico-geotécnica direta, tais métodos consistem em perfurações realizadas no terreno para a determinação das espessuras, estruturas, das profundidades e também dos índices de resistência das camadas de solos e ...

O que nos permite a sondagem do terreno?

Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista. “A análise pode ser comparada com uma radiografia médica”, diz o engenheiro.

Artigo anterior
Como calcular a AV1?
Artigo seguinte
Pode passar limpa contato na entrada USB?