Qual a diferença entre os contratos de execução instantânea diferida e continuada?
Perguntado por: Leonardo Paulo Campos Almeida Esteves | Última atualização: 12. März 2025Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)
De execução diferida ou retardada são os que devem ser cumpridos em um só ato, mas em momento futuro. A prestação de uma das partes não se dá imediatamente após a formação do vínculo, mas a termo. De trato sucessivo ou execução continuada são os que se cumprem por meio de atos reiterados.
O que são contratos de execução continuada ou diferida?
Obrigações de execução diferida: são as obrigações que serão cumpridas em um momento só, porém no futuro, como uma venda com entrega em prazo futuro. Obrigações de execução continuada (ou periódica ou de trato sucessivo): a obrigação que se cumpre mediante atos reiterados, como uma venda parcelada.
O que são contratos de execução instantânea?
Denomina-se de execução imediata aquele em que o cumprimento da obri- gação se faz no momento da celebração. O de execução diferida é aquele em que o cumprimento da obrigação é posterior à celebração do contrato.
O que são contratos instantâneos?
Quando se fala em contrato instantâneo ou de execução única, está-se a referir aos contratos cujas prestações podem ser reali- zadas em um só instante. No que diz respei- to aos contratos de duração, são aqueles cuja execução não pode ser realizada em um só instante.
O que é contrato diferido?
A noção de execução diferida no direito brasileiro trata dos contratos cujo momento da realização da prestação (ou início da prestação, se fracionada) é adiada no tempo, havendo um intervalo entre o momento da constituição do contrato e o momento do efetivo adimplemento da prestação.
Contratos de Execução Instantânea, Diferida ou Continuada
O que é um contrato de execução continuada?
De trato sucessivo ou execução continuada são os que se cumprem por meio de atos reiterados. A ação para exigir o cumprimento das prestações vencidas, nos contratos de trato sucessivo, começa a fluir da data do vencimento de cada prestação.
O que é um contrato continuado?
São aqueles que, se interrompidos, podem comprometer a continuidade de atividades essenciais e cuja contratação deva estender-se por mais de um exercício financeiro. O que é contínuo para determinado órgão ou entidade pode não ser para outros.
Quais são os 3 tipos de contratos?
subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.
O que é contrato de execução continuada ou de trato sucessivo?
continuada são os que se cumprem por meio de atos. reiterados.
Quais são os dois tipos de contrato?
O contrato temporário e o contrato por tempo determinado também garantem direitos trabalhistas aos funcionários, porém, esses direitos são limitados, pois, nesses tipos de contrato de trabalho os colaboradores não têm direito ao aviso prévio, multa de 40% sobre FGTS e seguro-desemprego.
O que é obrigação diferida?
j) Execução diferida: a obrigação deverá ser cumprida de uma única vez, porém, em futuro certo. Tem-se como exemplo a emissão de cheque pós-datado.
O que diz o artigo 478 do Código Civil?
Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.
Como se classificam os contratos?
- 1- Quanto aos efeitos obrigações. ...
- 2- Quanto às vantagens. ...
- 3- Quanto ao momento da formação. ...
- 4- Quanto à forma. ...
- 5- Quanto às qualidades pessoais dos contratantes. ...
- 6- Quanto a existência de regramento geral. ...
- 7 - Quanto às condições de formação. ...
- 8- Quanto à definitividade.
Quais os 23 tipos de contratos?
O Código Civil prevê 23 contratos: compra e venda, troca, contrato estimatório, doação, locação de coisas, empréstimo, prestação de serviço, empreitada, depósito, mandato, comissão, agência, distribuição, corretagem, transporte, constituição de renda, seguro, jogo, aposta, fiança, sociedade, transação e compromisso.
Quais são as espécies de contratos?
- Contratos administrativos.
- Contrato de compra e venda.
- Contrato de comodato.
- Contrato de prestação de serviços.
- Contratos trabalhistas.
- Contrato de agregamento.
- Contrato de investimento.
- Contratos guarda-chuva.
O que é um contrato atípico?
Contratos atípicos. Contratos atípicos são feitos quando o proprietário ajusta o imóvel às necessidades do inquilino, o que posteriormente dificulta o aluguel para “qualquer” inquilino. Há duas teses muito comuns que geralmente se apresentam em contratos atípicos.
O que diz a Súmula 85 do STJ?
Nas relações jurídicas de trato sucessivo em que a Fazenda Pública figure como devedora, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atinge apenas as prestações vencidas antes do qüinqüênio anterior à propositura da ação.
Quando a obrigação for de trato sucessivo?
No último caso, tem-se uma obrigação de trato sucessivo, que é aquela cuja prestação se renova em prestações singulares sucessivas, em períodos consecutivos, como sucede na compra e venda a prazo, no pagamento mensal do aluguel pelo locatário, do consumidor de água ou de energia elétrica etc.
O que é relação de trato sucessivo?
São contratos de trato sucessivo: os efeitos jurídicos dos contratos dessa natureza perpetuam-se no tempo, havendo continuidade. Isso se deve ao princípio da conservação dos contratos de consumo de longo pra- zo, ou, na terminologia apresentada por Cláudia Lima Marques, “contra- tos cativos de consumo”.
Qual é o melhor tipo de contrato?
O contrato de trabalho por tempo indeterminado é o modelo CLT padrão, no qual o colaborador é admitido em caráter permanente. É o tipo de contrato mais comum entre as empresas brasileiras e o mais favorável ao trabalhador, considerando aspectos como “estabilidade” e “previsibilidade”.
Quais os tipos de contratos e suas características?
Podemos ter o contrato de compra e venda, com caráter bilateral e consensual; o contrato de troca ou permuta, no qual a troca de bens de valores desiguais é anulável, se não houver expresso consentimento entre as partes envolvidas; o contrato estimatório, no qual as partes envolvidas são o consignante (quem entrega a ...
Quais os tipos de contrato mais utilizados?
O contrato por tempo indeterminado é o padrão utilizado no Brasil e, como o próprio nome diz, não possui prazo de duração. Os tipos de contrato de trabalho por prazo indeterminado trazem diversos benefícios ao trabalhador, como salário-mínimo, 13º salário, férias remuneradas, horas extras etc.
Quais são os serviços continuados?
São exemplos de serviços de natureza contínua: vigilância, limpeza e conservação, manutenção elétrica, manutenção de elevadores, manutenção de veículos etc. Importante característica desses serviços é que eles podem ser contratados e ter os respectivos ajustes prorrogados por até 60 meses.
Qual o prazo de duração dos contratos administrativos de prestação de serviços contínuos?
A Administração poderá celebrar contratos com prazo de até 5 (cinco) anos nas hipóteses de serviços e fornecimentos contínuos, observadas as seguintes diretrizes: I - a autoridade competente do órgão ou entidade contratante deverá atestar a maior vantagem econômica vislumbrada em razão da contratação plurianual; II - a ...
O que são serviços e fornecimentos contínuos?
6º, inciso XV, os “serviços e fornecimentos contínuos” como “serviços contratados e manutenção da atividade administrativa decorrentes de necessidades permanentes ou prolongadas”. Não há empecilho no texto da Lei das Estatais, ou qualquer dos valores por ela prestigiados, para se adotar tal conceito.
Quantas medalhas o Brasil ganhou no arremesso de peso?
Para que serve amoxicilina com ácido clavulânico?