Qual a diferença entre oração objetiva indireta e completiva nominal?

Perguntado por: Vicente Matos Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

3 – Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta é aquela que exerce a função de objeto indireto da oração. 4 – Oração Subordinada Completiva Nominal é aquela que exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal.

O que é uma oração completiva nominal?

Orações subordinadas substantivas completiva nominal

Exercem o papel de complemento nominal, ou seja, completa o sentido do nome da oração. Ela sempre é inserida por uma preposição.

O que é oração substantiva objetiva indireta?

Oração subordinada substantiva objetiva indireta

É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal. Exemplos: Ele me convenceu de que eu estava errada. As crianças necessitam de que cuidemos delas.

Como saber se a oração e objetiva indireta?

Oração subordinada substantiva objetiva indireta

A oração exerce função de objeto indireto, que complementa um verbo transitivo indireto e leva uma preposição. Portanto, neste caso, você pode substituir por “disto”, “nisto”, “a isto” etc. para identificar uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

O que é oração subordinada completiva nominal exemplos?

Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal - Exerce a função de complemento nominal. Exemplo: Temos necessidade de que nos apoiem. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa.

Gramática: oração objetiva indireta ou completiva nominal?

33 questões relacionadas encontradas

O que é oração subordinada exemplos?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

O que é oração subordinada substantiva subjetiva exemplos?

Oração subordinada substantiva subjetiva

As orações subordinadas substantivas subjetivas exercem o valor de sujeito da oração principal. Exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião. Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião.

Qual o período em que a oração subordinada substantiva objetiva indireta?

3 – Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Realiza a função de objeto indireto do verbo da oração principal, esse tipo de oração sempre será iniciada por uma preposição. Como por exemplo: Ele gosta de que haja comida durante a apresentação.

Como saber se é uma oração subordinada substantiva subjetiva?

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

Como identificar uma oração subordinada adverbial?

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.

Quais são os tipos de orações subordinadas substantivas?

TIPOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS
  • Subjetiva. Exercem a função sintática de SUJEITO. ...
  • Predicativa. Exercem afunção sintática de PREDICATIVO DO SUJEITO. ...
  • Objetiva Direta. Essas orações exercem afunção de OBJETO DIRETO. ...
  • Objetiva Indireta. Essas orações exercem a função de OBJETO INDIRETO. ...
  • Completiva Nominal. ...
  • Apositiva.

Como eu sei qual é a oração principal?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Como identificar uma oração subordinada adjetiva?

As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente.

Qual é a diferença entre orações subordinadas substantivas predicativa E a subjetiva?

A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.

Qual o período em que há oração subordinada substantiva Apositiva?

A oração subordinada substantiva apositiva exerce função de aposto de algum termo da oração principal. Por Exemplo: Fernanda tinha um grande sonho: a chegada do dia de seu casamento.

Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa meu desejo?

Alternativa c: Meu desejo é que te formes logo. A oração subordinada substantiva predicativa atua como predicativo do sujeito. É importante recordar que o predicativo do sujeito caracteriza ou complementa o sujeito e é sempre acompanhado de um verbo de ligação, neste caso, "é (meu desejo é)".

Quando no período há orações que dependem?

O Período Composto por Subordinação é aquele cujas orações dependem sintaticamente uma da outra para que façam sentido. É o contrário do que acontece com o período composto por coordenação, em que as orações independem em termos sintáticos.

O que é uma oração subordinada adjetiva explicativa?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

Como explicar as orações subordinadas?

Orações subordinadas são orações que exercem uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu sentido e sendo dependente dela. A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto, sendo formado por duas ou mais orações.

Como separar as orações subordinadas?

A vírgula entre orações subordinadas e a principal:
  1. * Orações subordinadas substantivas:
  2. Não se recomenda o uso da vírgula entre as orações subordinadas substantivas e a oração principal. ...
  3. O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos.

Como ensinar as orações subordinadas?

5 dicas para estudar as orações subordinadas
  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Qual a função da oração subordinada adjetiva e como elas são caracterizadas?

Orações subordinadas adjetivas são as orações que têm a função de caracterizar um termo da oração principal, ou seja, funcionam como adjunto adnominal, exercendo a mesma função de um adjetivo. As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.).

Qual adjetivo equivale cada oração subordinada adjetiva?

Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivale. As orações vêm introduzidas por pronome relativo e exercem a função de adjunto adnominal do antecedente. bem-sucedida. que fez sucesso.

O que introduz uma oração subordinada adjetiva exceto?

(AOCP – adaptada) O elemento destacado introduz uma oração subordinada adjetiva, exceto: a) ( ) “Das 97.549 armas de fogo que foram registradas em nome de empresas de segurança...” b) ( ) “'As empresas que atuam com segurança externa costumam ser as mais visadas.”

Artigo anterior
Como funciona a venda de letras de música?
Artigo seguinte
Qual o primeiro dente permanente?