Qual a diferença entre o linfoma de Hodgkin e não Hodgkin?

Perguntado por: Adriana Mara Magalhães de Batista  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

A principal diferença entre essas duas categorias de câncer linfático é o tipo de linfócito afetado. O linfoma de Hodgkin é marcado pela presença de células de Reed-Sternberg, que podemos identificar usando um microscópio. No linfoma não-Hodgkin, essas células não estão presentes.

Qual tipo de linfoma é o mais grave?

O tipo mais comum de linfoma agressivo é o linfoma difuso de grandes células B. Alguns tipos de linfoma, como o linfoma de células do manto, não se enquadra perfeitamente em nenhuma dessas categorias.

Qual a diferença entre linfoma de Hodgkin e não Hodgkin?

Assim como a leucemia, o linfoma também é classificado em subgrupos: os Linfomas de Hodgkin, que se espalha de forma ordenada de um grupo de linfonodos para outro grupo, e o Linfoma não Hodgkin, que se espalha de maneira não ordenada e pode começar em qualquer lugar do corpo.

O que quer dizer linfoma Não-hodgkin?

O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin. O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças.

Porque o nome linfoma de Hodgkin?

A idade de diagnóstico mais comum é entre os 20 e os 40 anos. A doença tem este nome em homenagem ao médico inglês Thomas Hodgkin, o primeiro a descrever a condição em 1832.

Linfoma de Hodgkin X não-Hodgkin

19 questões relacionadas encontradas

O que é estadiamento do linfoma de Hodgkin?

Um sistema de estadiamento é a maneira simplificada para que todos os membros de uma equipe multidisciplinar entendam de imediato a extensão da doença. O sistema de estadiamento mais utilizado para descrever a extensão do linfoma de Hodgkin é a classificação Lugano, baseada no antigo sistema Ann Arbor.

Qual é mais grave linfoma de Hodgkin ou não Hodgkin?

O linfoma de Hodgkin é frequentemente diagnosticado em um estágio inicial e, portanto, é considerado um dos cânceres mais tratáveis e curáveis. O linfoma não-Hodgkin geralmente não é diagnosticado até que tenha atingido um estágio mais avançado.

O que causa o linfoma Não-hodgkin?

Causas e fatores de risco

Infecção pelos vírus HIV, Epstein-Barr e HTLV1, e pela bactéria Helicobacter pylori; Exposição a agentes químicos, entre eles, os herbicidas, fertilizantes, inseticidas, pesticidas e solventes; Exposição a altas doses de radiação.

Que tipo de linfoma Não-hodgkin?

Os linfomas não Hodgkin são divididos em três tipos, de acordo com o tipo de célula que atingem: linfomas de células B (ou linfócitos B), linfomas de células T (ou de linfócitos T) e linfomas de células NK (células natural killer ou exterminadoras naturais).

Quem teve linfoma Não-hodgkin?

Os pacientes que tiveram linfoma não Hodgkin podem ser afetados por uma série de problemas de saúde, mas muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. Se um câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas alguns pacientes podem desenvolver um novo câncer.

Qual a diferença de linfoma e câncer?

Um linfoma é um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Já na leucemia, pode ocorrer a malignidade dos linfócitos, mas também de outras células sanguíneas.

Como saber se o linfoma é maligno ou benigno?

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

Qual a diferença do linfoma e do câncer?

O câncer no sistema linfático é também chamado de linfoma.

A diferença entre leucemia e linfoma é que a leucemia se desenvolve na medula óssea, liberando suas células malignas na corrente sanguínea; e o linfoma se desenvolve no interior dos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos.

Quais são as chances de cura de um linfoma?

Dessa forma, um linfoma não-Hodgkin agressivo em estágio inicial apresenta 80% de chance de cura. Por outro lado o mesmo tipo de câncer, se diagnosticado em estágio avançado, tem chance de cura em cerca de 40% a 70% dos casos.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com linfoma?

A taxa de sobrevida relativa em 5 anos para pacientes com linfoma não Hodgkin é de 71%. Mas é importante ter em mente que as taxas de sobrevida podem variar para diferentes tipos e estágios do linfoma. Para alguns tipos de linfoma, o estágio não determina o prognóstico do paciente.

Qual o tipo de linfoma que existe?

Os dois principais tipos de linfoma são classificados como linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. As duas formas da doença podem acometer tanto adultos como crianças. O linfoma de Hodgkin tem origem nos linfonodos do sistema linfático.

Como diagnosticar linfoma Não-hodgkin?

Exames para Diagnóstico do Linfoma Não Hodgkin
  1. Hemograma completo. ...
  2. Exames bioquímicos são realizados para verificar o funcionamento das funções renal e hepática.
  3. Se o linfoma foi diagnosticado, o nível de lactato desidrogenase (LDH) pode ser verificado.

O que pode provocar um linfoma?

A causa da expressiva maioria dos linfomas é desconhecida. Alguns linfomas podem surgir em pacientes com deficiências imunológicas, como a AIDS e uso de drogas imunossupressoras. Em outras situações, podem ser decorrentes de infecções, como o vírus EBV, o vírus HTLV-1 e a bactéria Helicobacter Pylori.

Quais as complicações do linfoma?

A principal complicação decorrente do linfoma de Hodgkin é o avanço do câncer que culmina na morte do paciente. No entanto, o tratamento para a doença também pode trazer alguns problemas, principalmente no longo prazo. Veja: Doenças da medula óssea (como a leucemia)

O que o linfoma causa no sangue?

Enquanto as leucemias afetam a medula óssea, que produz as células do sangue, os linfomas afetam o sistema linfático - uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema imunológico quanto do sistema circulatório, como explica o hospital oncológico A. C. Camargo.

São considerados linfomas de alto grau o linfoma de Hodgkin ou doença de Hodgkin?

Linfoma de Alto Grau. Linfoma difuso de células B, linfoma de Burkitt e linfoma periférico de células T são todos tipos de linfoma não Hodgkin de alto grau (LNH).

Qual a relação existente entre as cadeias de linfonodos e o estadiamento do linfoma de Hodgkin?

No estadiamento I, o paciente só tem uma cadeia de linfonodo comprometida, então apenas uma região do corpo está afetada. Pode ser a região cervical ou axilar. Já no II, que é um pouco mais avançado, o paciente tem duas regiões do corpo comprometidas pelos linfonodos.

Como é feito o estadiamento do linfoma?

Os exames usados para determinar o estadiamento incluem:
  1. Exame físico.
  2. Biópsias de gânglios linfáticos ou outras áreas do corpo.
  3. Exames de sangue.
  4. Exames de imagem.
  5. Aspiração da medula óssea e biópsia.
  6. Punção lombar.

Onde localiza o linfoma de Hodgkin?

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

Como a pessoa descobre que tem linfoma?

O exame mais importante é a biópsia da região afetada. Frequentemente, retira-se um gânglio aumentado, comprometido pelo processo. Nesse material são realizados diversos estudos que definem, com bastante precisão, o tipo e subtipo de linfoma.

Artigo anterior
Quantos grupos musculares são trabalhados na dança explique?
Artigo seguinte
O que é o Marco Zero?