Qual a diferença entre o INPC e o IPCA?

Perguntado por: Luana Ana Ferreira Soares  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

A principal diferença entre ambos os índices está na população que cada um deles engloba. Enquanto o INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos o IPCA engloba uma parcela maior da população.

Para que serve o IPCA e o INPC?

E para quê exatamente elas servem? O objetivo desses três indicadores é o mesmo: medir a inflação e apontar como está o poder de compra da população diante das variações nos preços de produtos e serviços de um mês para o outro. A principal diferença entre o IGP-M, o IPCA e o INPC são os recortes que eles fazem.

Qual o valor do INPC hoje?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve elevação de 0,73% em dezembro, após um avanço de 0,84% em novembro, segundo dados divulgados na manhã desta terça-feira, dia 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qual o valor do IPCA hoje?

Qual o IPCA hoje e acumulado de 2022

De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA do mês de referência (janeiro de 2022) foi de 0,54%.

Qual a diferença entre Igp-m INPC e IPCA?

Em outras palavras, a principal diferença entre os dois é que, enquanto o IPCA considera a variação de preços de produtos e serviços para o consumidor final, o IGP-M leva em conta a oscilação de preços em todos os estágios de produção.

O que é inflação • IBGE Explica IPCA e INPC

29 questões relacionadas encontradas

Qual é mais vantajoso IPCA ou Igp-m?

Ele pondera que, não existindo um índice específico para os alugueis, o IPCA parece ser a melhor alternativa, pois é um índice menos "dolarizado" -- ou seja, menos influenciado pelo câmbio e pelos preços praticados no mercado internacional.

Qual a diferença entre o IPCA e o IPCA-e?

O IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial) usa o mesmo recorte do IPCA-15, pegando como ponto de partida e ponto final o meio do mês de meses consecutivos. A diferença é que o IPCA-E faz esse recorte para um trimestre inteiro.

Qual o valor do IPCA de 2021?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2021 com alta de 10,06%, depois de encerrar em 4,52% um ano antes. É a maior inflação anual acumulada desde 2015 (10,67%), conforme dados do Instituto Brasileiro de Geogafia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira.

Qual o valor do IPCA hoje 2021?

Com isso, o IPCA acumulado de 12 meses fica em 10,38%, contra os 10,06% aferidos e dezembro de 2021 para os 12 meses anteriores. Esta foi a maior alta do IPCA para um mês de janeiro desde o ano de 2016, quando o índice subiu 1,27%, acumulando 4,56% em 12 meses.

Qual o valor do IPCA 2021?

Com o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021, divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o espaço fiscal aberto em 2022 será de R$ 112 bilhões.

Qual o valor do INPC em 2021?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede inflação percebida por famílias com renda baixa, entre um e cinco salários mínimos mensais, foi de 0,73% em dezembro de 2021, após alta de 0,84% um mês antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qual o valor do INPC 2021?

Em 2021, o INPC fechou o ano com alta de 10,16%, acima dos 5,45% registrados em 2020. Após a variação negativa registrada em novembro (-0,03%), os produtos alimentícios tiveram alta de 0,76% em dezembro.

Qual o valor do INPC acumulado 2021?

Usado para corrigir o salário mínimo e as aposentadorias, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) terminou 2021 em 10,16%. Essa é a maior taxa anual desde 2015, quando marcou 11,28%.

Como o IPCA e o INPC afeta as populações mais pobres?

Esse deslocamento momentâneo do INPC em relação ao IPCA acontece porque desde de 2020 ocorre um aumento do preço dos alimentos e dos produtos básicos, como gás de botijão, energia elétrica, que pesam mais no orçamento das famílias de baixa renda. ... Perdeu seu emprego, sua renda, no início da pandemia.

Qual a população objetivo do INPC?

A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco) salários-mínimos (aproximadamente 50% das famílias brasileiras), cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e ...

Quanto tá o IPCA 2022?

IPCA mensal

Para o ano, a projeção ainda é de alta da inflação, segundo economistas consultados pelo Banco Central para o Boletim Focus. No Boletim do dia 7 de fevereiro, o mercado projeta uma inflação de 5,44% para 2022 –quase metade da inflação de 2021, de 10%.

Qual o IPCA dos últimos doze meses?

No ano, o indicador acumula alta de 9,36% e, em 12 meses, de 10,96%, abaixo dos 11,08% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Quanto tá A inflação hoje 2022?

Pressionado por alimentos, o índice oficial de inflação no Brasil começou 2022 com alta de 0,54% em janeiro, informou nesta quarta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do maior resultado no mês para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em seis anos.

O que é o índice IPCA-e?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial– IPCA-E foi criado em dezembro de 1991 e, a partir de janeiro de 1995, passou a ser divulgado trimestralmente. Desse modo, o IPCA-E é o acumulado trimestral do IPCA-15.

O que significa a sigla IPCA-e?

O IPCA é a sigla para Índice de Preços ao Consumidor Amplo e é o indicador considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil. ... É exatamente isso que a inflação faz: desvaloriza seu dinheiro ao longo do tempo.

Qual é o melhor índice INPC ou IPCA-e?

A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”. O IPCA engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos. O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos.

Qual o melhor índice para correção de contratos?

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o índice mais utilizado nos contratos de prestação de serviço por ser uma espécie de “derivação” do Índice Geral de Preços (IGP) e também por ser divulgado antes do final do mês (de modo a servir como base de reajustes que ...

É vantagem financiar imóvel pelo IPCA?

IPCA vira armadilha no financiamento imobiliário e pode deixar mutuário devendo mais do que financiou. ... O crédito com juros e saldo devedor corrigidos pelo IPCA proporcionava ao tomador taxas ainda mais baixas do que o tradicional financiamento imobiliário com juros prefixados e corrigidos pela Taxa Referencial (TR).

Qual é o melhor índice de inflação?

Importante lembrar que o IGP-M também supera, com folga, a variação do INPC - Índice Nacional de Preço ao Consumidor, que reflete a inflação para as famílias com renda até 05 (cinco) salários mínimos e serve de referência para boa parte das negociações salarias no mercado de trabalho formal.

Artigo anterior
Quais são as frutas de Exu?
Artigo seguinte
Como saber se o INSS já implantou o benefício?