Qual a diferença entre o fusível e o disjuntor?

Perguntado por: Irina Lara Moreira de Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (15 avaliações)

A grande diferença entre o disjuntor e o fusível é justamente a reutilização! Quando o disjuntor atua, ele pode ser rearmado para dar continuidade no funcionamento deste circuito. Enquanto isso, o fusível deve ser descartado e substituído por um novo.

Qual a principal diferença entre fusível e disjuntor?

O disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente é maior do que a capacidade do circuito. ... O fusível queima para conter a sobrecarga ou quando recebe uma corrente muito menor do que a capacidade do circuito. E depois precisa ser substituído.

Qual é a função de um fusível ou de um disjuntor?

Os dois são componentes de proteção de circuitos elétricos. A grande diferença entre os dois está na reutilização do equipamento. Enquanto o fusível, um equipamento mais simples, rompe seu filamento interno e impede a passagem de corrente, o disjuntor funciona realmente como um interruptor.

Qual é a função de um fusível?

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

Qual a função de um disjuntor?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

DISJUNTORES ou FUSÍVEIS, qual usar?

22 questões relacionadas encontradas

Como é o disjuntor elétrico?

O disjuntor é um dispositivo de proteção termomagnética usado em quadros de distribuição elétrica. Seu funcionamento é parecido com um interruptor de lâmpada, com a diferença que ele desliga a entrada de energia do imóvel de forma automática, quando detecta dois tipos de fenômenos elétricos.

Qual a função de um quadro de distribuição?

Nas instalações elétricas, o quadro de distribuição é o componente responsável por abrigar um ou mais dispositivos de proteção (e/ou de manobra) e a conexão de condutores elétricos interligados a estes elementos, com a finalidade de distribuir a energia aos diversos circuitos da edificação.

Porque fusível queima?

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Como saber se o fusível queimou?

Um fusível queimado mostrará uma resistência muito alta (infinito). Para medir a resistência de qualquer componente elétrico, ele deve ser desconectado do circuito elétrico. Você não pode medir a resistência enquanto o componente estiver conectado ou ligado.

Como saber qual fusível usar?

Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.

O que acontece se colocar fusível errado?

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

Como medir a resistência de um fusível?

Gire o seletor até a marca de ? (ohms) para medir resistência elétrica, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível. Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro.

O que faz queimar o fusível do carro?

Quase sempre ocorre por esmagamento de chicote ou aquecimento, derretendo a capa do fio. Esse é um caso de procura. Mas leia no manual do seu carro o que esse fusível está protegendo.

Porque o fusível do carro derrete?

Provavelmente, esse fusível que está esquentando rápido demais está sinalizando um circuito sobrecarregado. Isso acontece quando um dispositivo extra é adicionado a ele, como a lâmpada xenon.

O que acontece se colocar um fusível de maior amperagem?

Ae você instala um maior. E quando o sistema sobrecarregar ou superaquecer não vai queimar fusível, vai derreter a fiação.

Qual a função do quadro de cargas?

O quadro elétrico vai ter a função de redistribuir a energia recebida da companhia fornecedora para os circuitos do seu imóvel. Em outras palavras, ele vai mediar a eletricidade que virá de uma ou mais fontes de alimentação externas. Por conta disto ele também é conhecido como quadro de distribuição.

O que vem a ser um quadro de distribuição?

Um quadro de distribuição (também conhecido como painel de disjuntores ou simplesmente painel elétrico) é um componente agregado ao sistema de fornecimento de energia elétrica que tem a função de dividir uma alimentação elétrica em circuitos subsidiários.

Quais são os tipos de quadro de distribuição?

Tipos de quadro de distribuição
  • Monofásica: dispõe de dois condutores elétricos, com um condutor de fase e um condutor neutro. ...
  • Bifásica: o QDQ com instalação bifásica apresenta três condutores elétricos entregues, sendo dois condutores de fase e um condutor neutro.

Como identificar o disjuntor?

As curvas de disjuntores são B, C e D, lembrando que devido a unidade de medida da corrente elétrica ser dada em ampere (A), não existe curva característica com letra A, por questão de organização, para que não tenha nenhum problema ao identificar o disjuntor correto.

Qual é o disjuntor para tomada?

Tomadas de Uso Geral (TUG); Disjuntores não devem ser superior a 20 A; Utilizar cabos de 2,5mm²

Qual é o disjuntor ideal para chuveiro?

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Como medir a amperagem de um fusível?

Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps. Em um circuito caseiro, um fusível de 15 amperes deveria ser usado nesse circuito.

Artigo anterior
Como citar parágrafo de lei em texto?
Artigo seguinte
O que quer dizer prestar declarações?