Qual a diferença entre neurose de transferência e aliança terapêutica?
Perguntado por: Leticia Bárbara Mota de Paiva | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)
As diferenças entre a aliança terapêutica e a neurose de transferência ancoram-se basicamente em um parâmetro temporal, uma vez que a primeira pode ser considerada um pré-requisito da segunda.
O que é uma neurose de transferência?
A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.
O que é aliança terapêutica?
A aliança terapêutica (AT) é um constructo universal as diversas abordagens teóricas em psicoterapia. Caracteriza-se por ser uma estratégia para avaliar a qualidade, compreender a evolução e o impacto no desfecho em distintas modalidades de intervenções psicoterápicas (Oliveira & Benetti, 2015).
O que é neurose de transferência para Freud?
Em 1914 Freud introduz a noção de neurose de transferência relacionada com a idéia de que o analisando repete no tratamento psicanalítico os seus conflitos infantis transferindo-os ao seu analista. É uma reedição da sua neurose clínica.
O que é transferência na terapia?
Significado ou conceito em Psicanálise. Freud entende a transferência como sendo um processo que acontece durante a terapia, quando o analisando (paciente) passa a reproduzir para o analista (inconscientemente) padrões psíquicos que o paciente construíra no passado com outras pessoas ou situações.
Aliança terapêutica e manejo do início do processo psicoterapêutico em adultos
Como lidar com a transferência?
A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor.
Como manejar a transferência?
O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.
O que é transferência para a psicanálise?
Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...
O que é neurose para a psicanálise?
Freud define a neurose como a expressão de um conflito entre os desejos do nosso inconsciente. Para ele, certos impulsos inconscientes são incompatíveis com a realidade exterior ou são impossíveis de serem concretizados, desenvolvendo-se no sujeito um intenso estado de ansiedade e mal estar geral.
Quais são as neuroses narcísicas?
Neuroses narcísicas: resultantes do conflito entre o ego e o superego. A pessoa sofre com sentimento de inadequação e exílio do mundo. A aparição desse tipo de neurose foi registrada na década de 50, no pós-guerra, época em que as pessoas estavam dominadas pelo pessimismo.
O que é uma relação terapêutica?
A relação terapêutica é o veículo pelo qual se processa a psicoterapia. Das características pessoais do paciente e terapeuta, das reedições de vivências passadas que ambos trazem para a situação presente e da interação desses elementos com a relação atual, única e particular (Cordioli, 1998).
Qual a base da aliança terapêutica?
São três os elementos essenciais da aliança terapêutica: o acordo entre as partes a respeito dos objetivos do tratamento; o vínculo emocional entre paciente e terapeuta; o pacto entre ambos no que tange o trabalho a ser desenvolvido dentro e fora das sessões de psicoterapia para que os objetivos sejam atingidos.
O que é contrato terapêutico?
Ora, o contrato terapêutico é também “um acordo entre duas [terapeuta e cliente] ou mais pessoas [grupo, casal, família etc.], para a execução de alguma coisa [psicoterapia], sob determinadas condições [cláusulas do contrato]”.
O que que é neurose?
Neurose é uma doença emocional, afetiva e de personalidade e acontece quando o sistema nervoso de uma pessoa reage com exagero a uma determinada experiência já vivida.
Qual a diferença entre transferência e Contratransferencia?
A transferência é algo comum dentro do consultório, uma vez que sempre é esperada pelos profissionais. Entretanto, a contratransferência recebe uma vigilância constante por parte do analista, que compreende os sentimentos nutridos pelo paciente.
Como se dá a transferência na psicose?
Na transferência, o sujeito psicótico coloca o analista na posição de Outro absoluto. É necessário que o analista oriente a direção do tratamento do psicótico na passagem do Outro não barrado ao Outro barrado, para fazer advir o significante e barrar o gozo.
Quais os tipos de transferência psicanálise?
Há portanto, que se considerar a distinção entre dois tipos de transferência , dentre os quais pode-se citar: a transferência positiva caracterizada por sentimentos amistosos e afetuosos e a transferência negativa por sentimentos hostis.
O que é transferência para a psicanálise e como este conceito se aplica ao contexto de sala de aula?
A Transferência não é um termo da psicanálise. É um vocábulo utilizado em diversos campos, denota-se, sempre uma idéia de transporte, de deslocamento, de substituição de um lugar para o outro. Freud aponta-o como um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes.
O que é a transferência para Lacan?
Para Lacan, “a transferência é um fenômeno em que estão incluídos, juntos, o sujeito e o psicanalista”. Por consequência, não faria sentido distinguir a transferência, atribuída ao analisante, e a contratransferência, atribuída ao analista.
Como instituir a transferência suposto saber?
A transferência pela falta e pelo amor
O Sujeito Suposto Saber decorre de uma atribuição ao Outro de algo que vem escamotear a sua falta estrutural, algo relativo ao saber — lá onde está a falta o sujeito coloca o saber, tal como Sócrates para Alcebíades e o analista para o analisante.
O que é manejo na psicanálise?
Em muitos de seus trabalhos Winnicott refere-se ao holding como a maneira de "sustentar" e de cuidar do paciente, sempre no sentido de aproximar-se de suas necessidades. Obviamente a gradação do manejo vai depender da patologia apresentada por cada paciente.
O que é manejo em psicanálise?
O sujeito faz sintomas para atender às determinações desse Outro, evidenciando sua posição subjetiva frente ao que o determina, no campo do Grande Outro da linguagem. Nessa via, trabalha-se em uma análise com vários elementos para apontar a posição subjetiva daquele que nos vem falar.
O que é transferência emocional?
Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.
O que é amor de transferência?
O amor de transferência caracteriza-se por certos traços que lhe asseguram uma posição especial. Em primeiro lugar, é provocado pela situação analítica, em segundo lugar, é significativamente intensificado pela resistência e, em terceiro lugar, é um amor neurótico, porque é, por definição, impossível.
Quando o paciente se apaixona pelo analista?
Transferência, ou “amor de transferência”, é um fenômeno que ocorre quando o paciente deposita em seu analista os seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Um exemplo simples é quando uma paciente se apaixona por seu terapeuta, ou quando lhe dirige um ódio tão vigoroso sem motivo aparente algum.
Quais são os maiores produtores mundiais de milho?
Qual o sinônimo da palavra surto?