Qual a diferença entre LLA e LMA?

Perguntado por: Nádia Araújo  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

LLA - afeta as células linfoides, também chamadas de linfoblásticas, responsáveis pela defesa do organismo. É muito mais comum em crianças pequenas, mas também afeta adultos. LMA - afeta as células mieloides ou mieloblásticas, que dão origem aos elementos do sangue - leucócitos, plaquetas e hemácias.

Quais as principais diferenças entre LMC e LMA?

As leucemias mieloides fazem parte do grupo das doenças malignas e se caracterizam pela proliferação anormal de células neoplásicas na medula óssea, acometem predominantemente idosos acima de 60 anos na leucemia mieloide aguda (LMA), e adultos entre 40 e 60 anos na leucemia mieloide crônica (LMC).

Qual a diferença da linfóide e da mieloide?

Leucemia mieloide crônica: afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Acomete principalmente adultos. Leucemia linfoide aguda: afeta células linfoides e agrava-se de maneira rápida. É o tipo mais comum em crianças pequenas, mas também ocorre em adultos.

Qual o tipo de leucemia mais perigosa?

Um dos mais comuns em adultos – e também o mais grave – é a leucemia mieloide aguda (LMA). A doença pode surgir em qualquer idade, mas sua incidência aumenta com o envelhecimento, sendo que o pico ocorre em torno dos 65 anos.

Quais as causas das LMA e LLA?

Causas da Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
  • Translocações. São o tipo mais comum de alteração no DNA que podem levar à leucemia. ...
  • Deleções. Ocorrem quando parte de um cromossomo é perdido. ...
  • Inversões. Ocorrem quando parte de um cromossomo foi invertido. ...
  • Adição ou duplicação.

Leucemias Mieloides e Linfóides (LMA, LLA, LMC, LLC) │ Patologia e Fisiopatologia

40 questões relacionadas encontradas

Qual a causa da LLA?

A leucemia linfoide aguda ou LLA, é um câncer causado por um linfócito (tipo de célula responsável pela defesa do organismo) que sofre mutação na medula óssea por algum erro no DNA. Esse dano gera um linfoblasto que não amadurece e, por isso, não se transforma em uma célula sanguínea funcional.

Qual é a causa da leucemia?

O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.

Como saber se a leucemia está avançada?

As leucemias agudas incluem o tipo que progride mais rapidamente que conhecemos. Os glóbulos brancos no sangue crescem muito rapidamente, em questão de dias a semanas. Às vezes, um paciente com leucemia aguda não apresenta sintomas ou realiza exames de sangue normais algumas semanas ou meses antes do diagnóstico.

Quando a leucemia leva à morte?

- O diagnóstico de leucemia aguda leva a uma corrida contra o tempo. É uma doença que chega sem aviso, pode ser muito agressiva e matar em semanas ou mesmo dias - afirma a hematologista do Hospital Moinhos de Vento Cláudia Caceres Astigarraga.

O que são células-tronco mieloide e linfoide?

As células mielóides incluem vários dos leucócitos do sangue (neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos), assim como as células que se distribuem pelos tecidos (macrófagos e mastócitos). As células linfóides incluem os linfócitos T, B e NK.

O que é um órgão linfoide?

O sistema linfoide incluem os órgãos linfoides primários e secundários. Os órgãos linfoides primários produzem os componentes celulares do sistema imunológico. Eles são (1) medula óssea e (2) o timo. Os órgãos linfoides secundários são os locais onde ocorrem as respostas imunológicas.

Quais são as células de origem mieloide e linfoide?

As células da linhagem mielóide são eritrócitos, plaquetas, macrófagos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, e as da linhagem linfóide são os linfócitos B e T e células NK.

Qual a diferença de linfoma e leucemia?

Um linfoma é um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Já na leucemia, pode ocorrer a malignidade dos linfócitos, mas também de outras células sanguíneas.

O que que significa LMC?

Discutiremos aqui a leucemia mieloide crônica (LMC) ou leucemia mieloblástica crônica que é um câncer que se inicia medula óssea e invade o sangue periférico. É um câncer adquirido envolvendo o DNA na medula óssea, portanto não presente no momento do nascimento.

Qual o significado de LMC?

Leucemia mieloide crônica (LMC)

Quais são os estágios da leucemia?

Esse sistema divide a leucemia linfoide crônica em 5 estágios, com base nos resultados de exames de sangue e exame físico: Estágio Rai 0. Linfocitose.
...
Para fins práticos, os médicos separam os estágios Rai em 3 grupos:
  • Estágio 0. Risco baixo.
  • Estágio I e II. Risco intermediário.
  • Fases III e IV. Risco alto.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com leucemia aguda?

Diretrizes nacionais e internacionais preconizam o rápido início da quimioterapia em pacientes recém-diagnosticados com leucemia mieloide aguda (LMA), devido ao prognóstico reservado observado em casos não tratados (mediana de sobrevida de 17 semanas).

Quais são as complicações da leucemia?

Complicações. As células leucêmicas acabam por ocupar a medula óssea e substituem ou suprimem o funcionamento de células que se convertem em células sanguíneas normais. Essa interferência no funcionamento normal da medula óssea pode levar a números inadequados de: Glóbulos vermelhos (causando anemia.

Quais são as chances de cura da leucemia?

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos. “Mesmo certos tipos de leucemia que ainda não tem uma cura, tem tratamentos capazes de controlar a doença por décadas.

Qual é pior leucemia aguda ou crônica?

As agudas são as mais graves, exigindo sempre algum tipo de tratamento; o transplante de medula óssea possibilita a cura em muitos casos, quando indicado.

Qual o tempo de cura da leucemia?

O tempo total do tratamento é de cerca de 2 anos, sendo a fase de manutenção a de maior duração. O tratamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo do subtipo de leucemia linfoide aguda e de outros fatores prognóstico.

O que aumenta o risco da leucemia?

Fatores de Risco para Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
  • Idade. A leucemia mieloide aguda pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum à medida que as pessoas envelhecem.
  • Gênero. ...
  • Tabagismo. ...
  • Exposição a produtos químicos. ...
  • Medicamentos quimioterápicos. ...
  • Exposição às radiações. ...
  • Doenças do sangue. ...
  • Síndromes hereditárias.

Qual a chance de cura da leucemia linfoide aguda?

A Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é desenvolvida pelo grupo dos linfócitos e em crianças num estágio menos avançado, apresenta resultados favoráveis à cura – hoje, em torno de 90%.

Como diagnosticar LLA?

Exames para Diagnóstico da Leucemia Linfoide Aguda (LLA)
  1. Hemograma completo e estudo do sangue periférico. ...
  2. Bioquímica sanguínea. ...
  3. Exames de coagulação. ...
  4. Aspiração e biópsia da medula óssea. ...
  5. Exames de rotina sob um microscópio. ...
  6. Citoquímica. ...
  7. Citometria de fluxo e imunohistoquímico. ...
  8. Citogenética.

Artigo anterior
Quando usar ponto de exclamação exemplo?
Artigo seguinte
Quais são os indicadores de gestão de Pessoas?