Qual a diferença entre licitação e dispensa?

Perguntado por: Íris Ângela Mendes Nunes  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (23 avaliações)

Veja quais são elas: dispensa de licitação: ocorre por conta de situações excepcionais pré-estabelecidas na Lei; inexigibilidade: ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei.

O que é a licitação dispensada?

A Dispensa de Licitação é uma forma legal de contratação pelo governo que dispensa o uso de licitação. ... A Dispensa de Licitação serve, e deve ser usada, para desburocratizar o processo licitatório, tornando a contratação mais rápida pois visa atender necessidades iminentes.

Quando pode usar dispensa de licitação?

Confira a seguir os principais motivos para dispensa de licitação: Situações de emergência: em casos de guerra, grave perturbação da ordem, calamidade pública, obras para evitar desabamentos, quebra de barreiras, fornecimento de energia, compra de material hospitalar, assistência social às vítimas de desastre, etc.

Quais os tipos de dispensa de licitação?

4 métodos de dispensa de licitação
  • Dispensa em razão do pequeno valor.
  • Dispensa em razão de situações excepcionais.
  • Dispensa em razão do objeto a ser contratado.
  • Dispensa em razão da pessoa a ser contratada.
  • Licitação dispensada X dispensável X inexigibilidade de licitação.

Como é o processo de dispensa de licitação?

para a contratação direta com dispensa de licitação, valendo-se das etapas sugeridas no Toolkit:
  1. Identificação da demanda.
  2. Definição do objeto e especificação técnica.
  3. Pesquisa de mercado e de preço.
  4. Estudo técnico preliminar.
  5. Termo de referência.
  6. Contratação direta via dispensa de licitação - etapas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DISPENSA E LICITAÇÃO?

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de licitação?

As modalidades de licitação são:
  • Pregão.
  • Concorrência.
  • Leilão.
  • Diálogo Competitivo.
  • Concurso.
  • Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)
  • Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)

Quando pode haver dispensa de licitação?

A licitação é dispensável quando: Em situações de emergência: exemplos de Casos de guerra; grave perturbação da ordem; calamidade pública, obras para evitar desabamentos, quebras de barreiras, fornecimento de energia.

Como justificar a dispensa de licitação?

I – caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II – razão da escolha do fornecedor ou executante; III – justificativa do preço; IV – documentos de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados. ”

Qual a diferença de licitação dispensada é dispensável?

Licitação Dispensável, Dispensada e Inexigível

Já na Licitação Dispensada, o administrador não pode licitar. Por fim, nos casos de inexigibilidade de licitação o administrador também não pode licitar, pelo simples fato de não haver competição ao objeto a ser contratado.

O que significa ser dispensado?

Dispensa é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de dispensar ou ser dispensado. Tem origem no termo em latim dispensare e pode ser sinônimo de despedimento, porque no âmbito jurídico indica a liberação de um cargo, dever ou trabalho, através da rescisão de um contrato de trabalho.

Qual a grande diferença entre a licitação dispensada constante no artigo 17 da Lei 8666 93 e A licitação dispensável do artigo em pauta?

17) e licitação dispensável (art. 24). Para eles, na licitação dispensada, a lei manda que haja ausência do processo licitatório; já na licitação dispensável, a lei permite que não faça licitação, mas se o administrador público preferir, ele pode realizar o procedimento licitatório.

São casos de licitação dispensável exceto?

São casos de licitação dispensável, EXCETO: a. Para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

Quais hipóteses a licitação poderá ser dispensada é inexigível?

A licitação é inexigível, considerando ser sabido, de pronto, a impossibilidade de disputa na licitação. De outro norte, a licitação dispensável ocorrerá naqueles casos em que a realização ou não do procedimento licitatório ficar sob a discricionariedade do administrador.

Como fazer uma justificativa de compra?

Portanto, a justificativa deve, por meio de argumentos concretos, demonstrar que a aquisição encontra-se plenamente adequada ao seu objetivo, além de evidenciar que o objeto da compra direta seria a melhor (ou única) solução capaz de satisfazer as necessidades do setor.

Como justificar uma compra direta?

A justificativa para contratação direta está expressa no processo de Dispensa ou Inexigibilidade de Licitação no documento “Dispensa” ou “Inexigibilidade”, ou ainda em “Edital”.

O que muda com a nova lei de Licitação?

Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão. ... A Nova Lei de Licitações traz em seu artigo 28 as modalidades Pregão, Concorrência, Concurso, Leilão e ainda, prevê a nova modalidade Diálogo Competitivo.

Quais as situações previstas no artigo 24 da lei 8.666 que possibilita a dispensa em Licitações?

Lei n.º 8.666/93

Art. 24. É dispensável a licitação: VII - quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, casos em que, observado o parágrafo único do art.

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

4 - Modalidades de Licitação

O pregão eletrônico tem se transformado na modalidade mais utilizada para realizar as compras e contratações públicas em razão da transparência e celeridade do processo.

O que é licitação e exemplos?

O que é Licitação:

Licitação é o processo administrativo responsável pela escolha da empresa apta a ser contratada pela administração pública para o fornecimento de seus produtos e / ou serviços. ... O processo de licitação deve ser público e acessível a todos os cidadãos, conforme prevê o direito da publicidade.

Qual a diferença entre tipos de licitação e modalidades de licitação?

Entendemos por modalidade de licitação as formas em que o procedimento de seleção se apresenta. Para que se obtenha o melhor julgamento, para que saibamos como será escolhido o licitante vencedor, definimos o tipo de licitação, que pode ser melhor técnica, técnica e preço ou menor preço.

Quando a licitação é inexigível?

É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: ... Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibili- dade: Pena – detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos e multa.

Quanto à dispensa e inexigibilidade de licitação?

Diferença entre inexigibilidade e dispensa de licitação

A lógica é bem simples: enquanto na inexigibilidade o processo licitatório é inviável, na dispensa de licitação a lei desobriga o administrador de fazer o procedimento licitatório – mesmo quando a competição mostrar-se possível.

Qual a natureza da licitação dispensável?

A licitação será dispensável quando não acudirem interessados à licitação anterior e a repetição do procedimento redundar em prejuízo para a Administração, mantidas as condições preestabelecidas.

Qual o valor que não precisa de licitação?

A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos 14.133 de 01 de abril de 2021 elevou os valores permitidos para uso da dispensa. Para a compra de bens e contratação de serviços, o teto passou de R$ 17,6 mil para R$ 50 mil.

Quem não deve licitar?

Entidade sem fins lucrativos não é obrigada a fazer licitações, diz AGU. As entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos da União não são obrigadas a fazer licitações com base nas regras da Lei 8.666/1993, uma vez que não são órgãos da administração pública.

Artigo anterior
O que diz o artigo 130 da CLT?
Artigo seguinte
Quais os danos à saúde causados pela radioatividade?