Qual a diferença entre lei e portaria?

Perguntado por: Francisca Érika de Neto  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito). Já a a Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos.

O que é a portaria?

Portaria é o ato emanado de ministro de Estado, secretário de Estado, dirigente de entidade da administração pública federal, presidente ou diretor-geral de Tribunal, com o objetivo de instruir sobre assuntos de natureza predominantemente administrativa, especialmente os relativos à gestão de pessoas (administração, ...

O que vale mais lei ou portaria?

O Decreto-lei é um decreto emanado pelo poder executivo e não pelo poder legislativo que tem forsa de lei. ... Já a portaria tem valor inferior às leis e aos decretos‑ lei e não os pode contrariar.

Qual a finalidade de uma portaria?

PORTARIA: portaria é um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência.

Qual a força de uma portaria?

As portarias, como os demais atos administrativos inter- nos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.

Diferenças entre LEI, DECRETO, PORTARIA e RESOLUÇÃO!? Entenda as legislações!

45 questões relacionadas encontradas

O que pode ser regulado por portaria?

O regime jurídico da portaria é o seguinte: a) ato administrativo interno; b) editado por autoridades administrativas superiores (ou por Ministros de Estado, exclusivamente); c) dirigindo-se a funcionários subalternos; d) matéria de serviço (geral); e) formalizando situações concretas e individuais (especial): ...

Quando uma portaria pode ser revogada?

“Súmula 473: A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revoga-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

O que é portaria no serviço público?

21.1 CONCEITO - Ato por meio do qual o titular do órgão determina providências de caráter administrativo, visando a estabelecer normas referentes à organização, à ordem disciplinar e ao funcionamento de serviço ou procedimentos para o(s) órgão(s) e entidade(s) da Administração Pública, bem como para nortear o ...

Quais são os tipos de portaria?

Conheça 4 tipos de portaria para condomínios
  1. Portaria tradicional (presencial) A primeira opção é mais conhecida, em que uma equipe de porteiros se reveza na guarita, em turnos. ...
  2. Portaria remota 24 horas. ...
  3. Monitoramento à distância, sem portaria. ...
  4. Modelo híbrido (semipresencial)

Quem pode emitir portaria?

Portaria é um documento oficial assinado por um chefe de estado.

Qual é a hierarquia das leis?

1º – Constituição Federal;

2º – Emenda Constitucional; 3º – Lei Complementar; 4º – Lei Ordinária; ... A princípio, não existe hierarquia entre as leis ordinárias, uma vez que há previsão na Constituição sobre a competência de cada ente para legislar.

Quem pode derrubar um decreto?

A especificidade do decreto é que ele somente pode ser elaborado pelo chefe do Executivo. No âmbito federal, essa competência é do presidente da República. ... Para que um decreto seja derrubado, o Congresso pode criar um decreto legislativo, regulando a mesma matéria do decreto presidencial.

Quanto tempo para decreto virar lei?

Cada decreto-lei entra em vigor cinco dias depois de ser publicado em Diário da República, excepto quando o mesmo indica uma outra data de entrada em vigor (que tem necessariamente de ser posterior à data de publicação).

Como é feita uma portaria?

A estrutura da portaria compreende diversas par- tes, tais como: a) Parte preliminar: com a epígrafe, a ementa, o preâmbulo, o enunciado do objeto e a indi- cação do âmbito de aplicação das disposições normativas. b) A parte normativa, com as normas que regu- lam o objeto definido na parte preliminar.

Como funciona o porteiro virtual?

Através de câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão à internet, um funcionário monitora o condomínio da central de monitoramento da empresa que fornece o serviço de Portaria Virtual. A entrada dos moradores é feita por meio biometria, cartão magnético ou tag.

O que é uma instrução normativa?

A Instrução Normativa pode ser definida como um ato puramente administrativo, uma norma complementar administrativa, tão somente. Esta tende a completar o que está em uma Portaria de um superior hierárquico, num Decreto Presidencial ou em uma Portaria Interministerial.

O que são portarias e resoluções?

são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.

Quando uma portaria passa a valer?

2 - Como regra, efeitos decorrente de expedição de Portaria só começam efetivamente a serem produzidos a partir de publicação e não da data em que é assinada ou expedida - como querem fazer crer os apelantes - salvo se assim dispuser em seu bojo, o que não é o caso.

O que significa revogar a portaria?

Revogar é anular, desfazer, eliminar, derrogar, invalidar. ... Na área jurídica, revogar uma lei, um decreto ou um regulamento, uma portaria, uma medida provisória, uma prisão, uma procuração pública etc., é cancelar, fazer a anulação, suspender, fazer com que deixem de vigorar, de ter efeito, ou validade.

Como saber se uma portaria ainda está em vigor?

Como usar a pesquisa. Para procurar um decreto, lei ou outro ato normativo, você deve usar o formulário de pesquisa simples ou o de pesquisa avançada. Você pode escolher o número de resultados que aparecerá por página no campo Qtde Docs.

O que pode ser regulado por decreto?

Os decretos são os veículos previstos pelo direito positivo para as manifesta- ções do Chefe do Poder Executivo (Cf. DI PIETRO, 2002, p. 222). Podem introduzir normas individuais (como um decreto de desapropriação) ou normas gerais (quando dão forma aos regulamentos) no ordena- mento jurídico.

São exemplos de atos normativos?

São atos normativos: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, lei, medida provisória, decreto, regulamento, regimento, resolução.

Quais são os limites do poder regulamentar?

Segundo o professor Diogo FREITAS DO AMARAL os limites do poder regulamentar são aqueles que decorrem do posicionamento dos regulamentos na hierarquia das fontes de direito (AFONSO QUEIRÓ). ... A não observância desta vinculação importa a violação da lei e consequente anulabilidade ou não aplicação dos regulamentos.

Qual a diferença de decreto para Decreto-lei?

Decreto-Lei não mais existe em nosso ordenamento jurídico. ... Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito).

Qual a diferença entre lei e decreto?

A lei, por sua vez, é superior ao decreto, que não pode contrariá-la, sob pena de ser ilegal e não ter validade. O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar. ... Somente a lei pode inovar o Direito, ou seja, criar, extinguir ou modificar direitos e obrigações.

Artigo anterior
Como aprender fumar cigarro?
Artigo seguinte
Como acessar a internet do governo?