Qual a diferença entre L1 e L2 para surdos?
Perguntado por: André Cruz Pires | Última atualização: 14. März 2022Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)
A L2 é a aquisição de uma língua escrita que representa a oral-auditiva, enquanto que a L1 é a representação através da linguagem de sinais; da mesma forma que crianças ouvintes adquirem, normalmente, uma língua estrangeira como segunda língua, a criança surda aprende a sua língua “materna” de forma escrita como ...
O que é a L1 no contexto da surdez?
Portanto, na educação dos surdos brasileiros, além do ensino de Libras, sua primeira língua (L1), e do português, sua segunda (L2), é preciso que haja uma LE no currículo escolar, ou seja, uma terceira língua (L3).
Como acontece a aprendizagem da língua de sinais L1 e a Língua Portuguesa L2 pelo aluno surdo?
O Surdo que tem a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) é considerado bilíngue. Para que o aluno Surdo alcance essa condição de bilingüismo, é necessário que as escolas ofereçam uma educação bilíngüe (Libras /Português), utilizando os métodos pedagógicos do Bilingüismo.
Quais são os 4 estágios de aquisição da língua de sinais?
A aquisição da Língua de Sinais, ocorre de acordo com a autora em quatro estágios, sendo estes: pré-lingüístico, estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações, e estágio das múltiplas combinações.
O que é português L2?
Uma segunda língua (L2) é qualquer língua aprendida após a primeira língua ou língua materna (L1). Não é necessariamente uma língua que esta sendo numerada na ordem em que se é adquirida - o termo ''segunda'' está para o que é distinto da língua materna.
Reflexões sobre ensino e aprendizagem de L1 para surdos e L2 para ouvintes
O que é L2 para os surdos?
A educação bilíngue refere-se ao uso de duas línguas para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1(primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país.
Qual o objetivo do ensino da L2 para brasileiros surdos?
Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.
Qual dos estágios e responsável pelo processo de aquisição da linguagem?
É comum dividir o estágio inicial da aquisição de linguagem em duas fases: pré-linguística e linguística. ... Alguns, afirmam que os balbucios sinalizam o começo da habilidade de comunicação linguística da criança. Nesse estágio, os sons oferecem o repertório no qual a criança irá identificar os fonemas da sua língua.
O que é o estágio das primeiras combinações?
Estágio de primeiras combinações (2 anos até 3 anos)
Usa a linguagem para chamar a atenção das pessoas, fazer pedidos, para reclamar de coisas que estejam presentes.
Como ocorre o processo de aquisição da língua sinalizada?
Inicia por volta dos 12 meses da criança surda e vai até por volta dos 2 anos. ... Com menos de 1 ano, usam a apontação assim como uma criança que adquire a língua oral, e este processo desaparece quando inicia o estágio de um sinal.
Como se dá o aprendizado da Língua Portuguesa pelos surdos?
Portanto, o ensino da Língua Portuguesa a alunos surdos deve se dar a partir da construção de conhecimentos em Libras, de maneira significativa e contextualizada, buscando, inicialmente, a significação do português em seus diferentes contextos e; em seguida, partir para a aprendizagem da estrutura formal, pois, estando ...
O que é L1 e L2 em Libras?
Neste artigo faremos uma reflexão sobre o processo de aquisição de línguas por surdos, sendo a Libras como primeira língua – L1 e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua - L2.
Como deve ser feita a avaliação de um texto escrito em português L2 por um aluno surdo respeitando as suas características?
Ao avaliar a produção escrita de um aluno surdo, não deve se ater à forma e sim ao conteúdo, priorizando a coerência, originalidade e autoria das ideias. Embora o português não seja sua língua nativa é possível que ele possa alcançar os objetivos propostos. Cada aluno é diferente, com ou sem uma limitação.
O que significa corpus e por que ele é tão importante para a Libras?
O Corpus de Libras envolve um conjunto de dados e metadados da língua brasileira de sinais que passa a estar acessível a todas as pessoas interessadas.
O que é metodologia do ensino de Libras?
O que é Metodologia Do Ensino De Libras? É o estudo dos caminhos mais eficientes para promover a inclusão de alunos surdos nas instituições de ensino. O objetivo é debater abordagens para a educação de deficientes auditivos e as estratégias para melhorar as metodologias de ensino voltadas para esse público.
Quais as principais metodologias usadas no ensino de Libras?
No campo educacional, várias metodologias foram introduzidas no ensino de surdos no Brasil: o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.
O que é período pré lingüístico?
O período pré linguístico se inicia desde o nascimento até por volta dos 14 meses de idade, período em que surgem os primeiros sinais. Neste período a criança se comunica através do choro e balbucio.
O que é L1 Libras?
Para os surdos, a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua (L1) propicia o desenvolvimento linguístico, cognitivo, psicológico e social tornando-os indivíduos constituídos integralmente, pois enquanto língua oportuniza a comunicação, a socialização, a formação de conceitos e a ...
Qual a primeira fase da língua de sinais para as crianças?
No período das primeiras combinações, normalmente ocorrido por volta de um ano e oito meses a dois anos, as crianças surdas começam a combinar os sinais. Essa combinação é geralmente formada pela produção de um sinal lexical com um index, ou sinal de apontamento, que tem funções referenciais.
Como se dá o processo de aquisição da linguagem pela criança?
Na perspectiva da interação social, a criança adquire a linguagem por meio da interação dos aspectos biológicos com os processos sociais, sendo a interação um dos componentes necessários para que esta entre no mundo da linguagem.
Quais os períodos de aquisição da linguagem por crianças surdas?
De acordo com os estudos de Quadros (1997) a aquisição da linguagem de sinais na criança surda acontece em quatro estágios: o período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações e estágio das múltiplas palavras.
O que determina o surgimento da aquisição da linguagem?
✓ Está ligada a fatores cognitivos: elaboração do pensamento, formulação de ideias... anteriores; ✓ O domínio da linguagem figurada surge em uma fase mais tardia.
Quais práticas pedagógicas podem ser utilizadas para ensinar a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para surdos?
O bilinguismo trata-se de uma proposta didático-pedagógica que torna possível o uso de duas línguas no contexto escolar, e em outros lugares onde não há presença de intérprete, ou seja, a LIBRAS é considerada primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2).
Quais as vantagens para ensino da Língua Portuguesa para surdos pautado na abordagem interacionista?
2.As contribuições do Interacionismo
Os autores afirmam que a “abordagem interacionista configura-se como mais adequada, pois propõe o trabalho com a língua em uso, enfatizando interações contextualizadas voltadas para o desenvolvimento da competência comunicativa do aprendiz.” (SALLES et al, 2004, p. 82).
O que é educação bilíngue para surdos?
Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Oriundo do PL 4.909/2020, apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), o texto foi aprovado em maio pelo Senado e em 13 de julho pela Câmara.
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