Qual a diferença entre juros de mora é correção monetária?

Perguntado por: Rodrigo Telmo Moura de Assunção  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

A relatora, ministra Nancy Andrighi explicou que, enquanto a correção monetária serve para recompor o poder da moeda diante da inflação, os juros podem ter tanto a finalidade de recompensar o credor (remuneratórios ou compensatórios) quanto a de indenizar pelo atraso no pagamento da dívida (moratórios).

Qual a diferença entre juros de mora e correção monetária?

Os juros são aplicados em empréstimos, financiamentos e investimentos financeiros, por exemplo, para remunerar o credor ou investidor pelo dinheiro emprestado, ou investido. Já a correção monetária é utilizada para atualizar o valor do dinheiro, de uma dívida ou de um bem, de acordo com a inflação.

Quando incide juros e correção monetária?

A incidência da correção monetária (adequação do débito à época de seu efetivo pagamento) e dos juros é automática em caso de mora (atraso do credor ou devedor no cumprimento de uma obrigação), não importando se existiu ou não sobre isso previsão específica no acordo firmado pelas partes.

Como calcular juros de mora e correção monetária?

Isso significa que se os juros de mora de uma dívida forem estipulados em 1% ao mês, é preciso dividir esse valor por 30 (dias do mês comercial), para se obter a taxa diária: Taxa de juros de mora: 1% ÷ 30 = 0,033% ao dia. O total da dívida, com o acréscimo de juros de mora, seria de R$1.005,00.

Pode cobrar juros e correção monetária?

Cabe cobrança de correção monetária e juros por mora mesmo sem previsão contratual. Atraso de pagamento dá direito à cobrança de correção monetária e juros, independente de estar previsto em contrato.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS!

39 questões relacionadas encontradas

O que vem primeiro juros ou correção monetária?

Na dúvida, indica-se seguir o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 870947, que estipulou a utilização do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). Após calculada a correção monetária, a Administração deverá aplicar os juros moratórios sobre o valor já corrigido.

Qual o juros de mora permitido por lei?

Já os juros moratórios são limitados a 1% ao mês, conforme artigo 406 do Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional. O referido percentual deve ser aplicado proporcionalmente aos dias de atraso.

Quando se aplica correção monetária?

A correção monetária é um ajuste feito para compensar a perda de valor da moeda devido à inflação. Este ajuste é aplicado sobre o valor total, incluindo os juros, e tem o objetivo de evitar a desvalorização. A correção monetária é calculada com base em um índice de inflação, como o IPCA, IGP-M, entre outros.

Qual a taxa de juros para correção monetária?

Essa taxa varia entre 8% e 9,75% ao ano, dependendo da análise de crédito do cliente.

Qual o termo inicial da correção monetária e dos juros de mora?

Nas dívidas líquidas com vencimento certo, a correção monetária e os juros de mora incidem a partir da data do vencimento da obrigação, mesmo quando se tratar de obrigação contratual.

O que significa acrescido de juros e correção monetária?

Logo, o valor acrescido de correção monetária não significa um ganho, e sim, somente uma reposição, Por outro lado, os juros de mora importam em ganho, pois eles visam “punir” o devedor pelo atraso no pagamento do valor devido.

Quando deve incidir juros de mora?

Juros moratórios: São pagos pelo devedor como forma de indenizar o credor quando ocorre um atraso no cumprimento da obrigação. É como se fosse uma sanção (punição) pela mora (inadimplemento culposo) na devolução do capital.

Como incidem juros e correção monetária sobre a indenização por dano moral?

- A correção monetária do valor da indenização por dano moral deverá se dar a partir de seu arbitramento definitivo, enquanto que os juros de mora, de 1% ao mês, em se tratando de responsabilidade civil de natureza contratual, devem incidir a partir da citação.

Como calcular a correção monetária de uma dívida?

Para calcular a correção monetária, o processo é simples. A fórmula aplicada é: valor principal corrigido = valor principal x índice de correção monetária. Vejamos um exemplo hipotético. Para atualizar o valor de uma dívida judicial de um cliente, um advogado usou a tabela INPC.

Como é feita a correção monetária?

A correção monetária é um reajuste que visa impedir a perda do poder de compra em um determinado período. Mas, caso a pessoa tenha um valor a receber e haja deflação no período, ela irá receber um valor inferior, mas com o mesmo poder de compra do antigo.

Como calcular juros de mora de 1% ao mês?

Como calcular juros de mora de 1% ao mês? Para calcular juros de mora 1% ao mês, você deve considerar o valor inicial do investimento, o tempo em que os juros serão calculados e a taxa de juros em forma decimal. Após saber esses valores, multiplique todos para saber os juros de mora.

O que é fator de correção monetária?

É uma tabela que apresenta fatores multiplicadores para a atualização automática, considerando a inflação ocorrida no período, assim como a conversão devida às várias mudanças de moeda implantadas pelos planos econômicos.

O que é índice de correção monetária?

Mas sabe o que isso realmente significa? Também chamada de atualização monetária, a correção monetária nada mais é do que o ajuste financeiro do real (moeda brasileira) em relação ao valor das moedas que circulam em outros países, a índices de inflação ou à cotação do mercado financeiro.

Qual o melhor índice de correção monetária?

Portanto, avaliando as informações acima, o IPCA seria hoje, o melhor índice de correção monetária para se aplicar a um contrato para quem vai comprar.

Qual o valor da correção monetária 2024?

2° A partir do mês de fevereiro de 2024, o valor da UPFMT, corrigido monetariamente, corresponderá a R$ 233,48 (duzentos e trinta e três reais e quarenta e oito centavos). Art. 3° Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1° de fevereiro de 2024.

Qual a diferença entre atualização monetária e correção monetária?

A correção monetária é uma característica da economia brasileira. São os ajustes financeiros com relação do Real com outras moedas e do Real com a inflação. Também conhecida como atualização monetária, a correção monetária é basicamente a adequação da moeda perante à inflação, dentro de um período determinado.

Quando o cliente tem direito a correção monetária?

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei 1838/07, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que estabelece que o valor reembolso ao consumidor, em caso de defeito do produto não sanado pelo fornecedor, terá correção monetária a partir da data da compra.

Pode cobrar multa de 10% por atraso?

Caso o contrato não especifique uma data, a lei prevê que o pagamento deve ser feito até o dia 5 de cada mês. Se o inquilino pagar o aluguel até essa data, não há multa devida. A partir do dia 6, a multa de 10% já pode ser cobrada.

Pode cobrar multa de 20 %?

Cobrança de multa, é permitida? Sim, desde que a multa compensatória não seja superior a 10% do valor restante para encerramento do contrato. Se não, ela se torna uma cobrança abusiva.

Pode cobrar multa de 10%?

Pode cobrar multa de 10%?

A partir do dia 6, a multa de 10% já pode ser cobrada. É importante lembrar que o contrato de aluguel é o instrumento que estabelece as regras da relação entre locador e locatário.

Artigo anterior
Quanto mama bebe de 2 meses?
Artigo seguinte
Quem matou o gêmeo em Riverdale?