Qual a diferença entre isenção e imunidade?

Perguntado por: Érica Pacheco de Costa  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

A imunidade atua no plano da definição da competência tributária, tem previsão constitucional. A isenção atua no plano do exercício da competência tributária, é definida por lei infraconstitucional e é uma hipótese de exclusão do crédito tributário.

Qual a diferença entre imunidade não incidência e isenção?

Sendo assim, podemos concluir que imunidade e isenção podem ser confundidos facilmente. ... Na isenção, a obrigação incide, mas o contribuinte é dispensado do pagamento, e a não incidência tributária, é quando não há fatos na lei que desenvolva a obrigação compulsória do pagamento.

Como saber se uma empresa é imune ou isenta?

As pessoas jurídicas sem fins lucrativos,em relação ao Imposto de renda,podem ser imunes ou isentas,de acordo com sua situação . A imunidade é concedida pela Constituição Federal, enquanto a isenção é concedida pelas leis ordinárias.

Qual a diferença entre imunidade e isenção quando voltado ao terceiro setor?

A imunidade impede que seja tributado determinada ente. Já na isenção tributária existe a obrigação tributária, mas por determinação de Lei há a dispensa do pagamento do tributo. A determinação das entidades que são imunes foi instituída pela Constituição Federal de 1988.

O que é princípio da isenção?

De acordo com o art. 151, III da Constituição Federal, é vedado à União instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios . Assim, resta a proibição da União isentar tributos que não as sua competência. Deve-se seguir a regra: apenas pode isentar o ente que pode tributar.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Diferença entre Imunidade e Isenção.

23 questões relacionadas encontradas

Para que serve a isenção tributária?

A isenção tributária consiste na dispensa legal do pagamento de um tributo que é devido. Ela não é considerada como uma causa de não incidência tributária, uma vez que, mesmo com a aplicação da isenção, os fatos geradores continuam acontecendo e gerando obrigações.

Quais os tipos de isenção tributária?

As espécies mais comuns nas lições de Direito Tributário são as isenções onerosas/não-onerosas, isenções individuais/gerais e isenções autonômicas/heterônomas. De todo o exposto, percebe-se a importância do estudo das isenções para a compreensão do intricado tema do crédito tributário e sua exclusão.

Quais são os tipos de imunidades e isenções que o terceiro setor possui direito?

Segundo Monello, a Constituição concede imunidade para algumas áreas: educação, saúde, assistência social, templos de qualquer culto, partidos políticos e sindicatos laborais. No entanto, as demais áreas se encontram no rol das isenções.

Que entidades do terceiro setor são favorecidas pela imunidade?

Em linhas gerais, fazem jus à imunidade de impostos as instituições de educação, de saúde ou de assistência social que desenvolvam serviços de caráter complementar às atividades inerentes à própria existência do Estado. Neste conceito de instituição enquadram-se tanto as associações, quanto as fundações privadas.

Quais impostos são abrangidos pela imunidade do terceiro setor?

- por fim, ainda é necessário destacar que as entidades imunes ou isentas gozam, respectivamente, de imunidade ou isenção com relação ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), além disso, não sofrem incidência do PIS/Pasep sobre o faturamento uma vez que são ...

Como consultar se a empresa e sem fins lucrativos?

A empresa que trabalho, pretente abrir um Instituto de Pesquisa sem Fins Lucrativos. Quando a solicitação da DBE for assinada você consultará a situação da mesma pelo seguinte link: (https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/fcpj/consulta.asp.

Como saber se é cumulativo ou não cumulativo?

Imposto cumulativo se refere ao lucro presumido, enquanto o não-cumulativo refere-se ao lucro real. Além disso, perceba que a tributação do PIS e Cofins muda conforme o regime tributário da empresa. Se está no lucro presumido, eles são cumulativos; se está no lucro real, eles são não-cumulativos.

Como comprovar a imunidade tributária?

As associações devem comprovar, por meio da contabilidade, que cumprem as exigências necessárias à isenção de impostos.

Qual a diferença entre imunidade anistia e isenção tributária?

A diferença entre a anistia e a isenção é que essa é o perdão relativo a penalidades pecuniárias, enquanto a isenção é relativa aos tributos em si.

O que é a não incidência?

A não incidência ocorre sempre que não for possível enquadrar, de acordo com a legislação, determinada situação como passível de tributação ou quando a lei a determinar expressamente.

O que é não incidência tributária?

A não-incidência de um tributo corresponde aos fatos ou atos que não estão constantes na lei para dar nascimento à obrigação tributária. Ou seja, não há sequer fato gerador que possa ser assinalado. O acontecimento material não se sujeita ao tributo por não se enquadrar à hipótese legal da respectiva incidência.

Quem é imune ao ISS?

Imunidade de ISS – Instituição de Educação sem Fins Lucrativos - Pessoa Jurídica. ... É a Imunidade de impostos para Instituição de Educação sem Fins Lucrativos prevista nos arts. 150, 203, 209 e 213 da Constituição Federal e no art. 14 da Lei 5.172 - CTN.

Quem é imune à tributação?

Outras entidades que são imunes dos impostos, são os partidos políticos, sindicatos de trabalhadores, e entidades de educação e assistência social. Assim como as entidades religiosas e culturais, são imunes de impostos sobre bens, rendas ou serviços, desde que vinculadas às suas atividades essenciais.

É um dos requisitos principais para que as entidades do terceiro setor gozem de imunidade tributária nos termos da legislação brasileira?

No caso das imunidades tributárias aplicáveis ao Terceiro Setor, essa lei complementar é o Código Tributário Nacional (CTN), que determina basicamente os seguintes requisitos: não haver distribuição de lucros pela entidade; aplicação integral, no País, dos recursos na manutenção dos objetivos institucionais da entidade ...

Como uma entidade do terceiro setor com atividades voltadas para a área da educação consegue isenção tributária?

O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social é concedido às entidades de Educação, Assistência Social ou Saúde para comprovação de que elas realmente desenvolvem as atividades nos termos da lei. É a peça fundamental para justificar que a Organização faz jus a sua imunidade tributária.

Em quais situações a imunidade pode ser suspensa?

Precedentes. 3. In casu, o artigo 32 da Lei federal 9.430/1996 trata do procedimento de “suspensão da imunidade tributária, em virtude de falta de observância de requisitos legais”, fazendo referência expressa à inobservância de “requisito ou condição previsto nos arts.

Como funciona o terceiro setor no Brasil?

O terceiro setor é o conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro, independentemente dos demais setores (Estado e mercado) – embora com eles possa firmar parcerias e deles possa receber investimentos (públicos e privados).

Qual o tipo de isenção que gera direito adquirido no entendimento atual do STF?

Contribuintes têm invocado, com sucesso, a Súmula nº 544, do STF, para defender que isenções dadas apenas "em função de determinadas condições" geram direito adquirido. Eis o texto: "Isenções tributárias concedidas, sob condição onerosa, não podem ser livremente suprimidas."

Qual a natureza jurídica da isenção tributária?

Há, no Brasil, duas concepções sobre a natureza jurídica da isenção tributária. Para a corrente clássica, isenção é mera dispensa legal do pagamento do tributo devido, situada, portanto, no campo da incidência tributária. Para corrente moderna, isenção é hipótese de não-incidência legalmente qualificada.

O que é isenção subjetiva?

Rubens Gomes de Souza (2000) divide as isenções em subjetivas (aquelas que levam em linha de conta a pessoa do sujeito passivo) e objetivas (deferidas em atenção à natureza do ato, fato ou negócio sujeito ao tributo).

Artigo anterior
Quanto tempo o silicone pega forma?
Artigo seguinte
Qual a diferença de LTDA ME e Eireli?