Qual a diferença entre intercooler e radiador?
Perguntado por: Luís Azevedo | Última atualização: 29. Juni 2024Pontuação: 4.3/5 (71 avaliações)
Algo que pode ser confuso para quem não é muito familiarizado com a parte interna de um carro é saber a diferença entre o intercooler e o radiador. Enquanto o intercooler reduz a temperatura do ar de admissão do motor, o radiador é mais amplo, e diminui a temperatura de todo o motor.
Qual é a função do intercooler?
O intercooler é uma espécie de radiador que atua resfriando o ar que sai da turbina e, posteriormente, entra no coletor de admissão. O arrefecimento pode ser feito por meio de água, utilizando um sistema circulação próprio, ou mesmo de ar frio, onde o ar quente passa pelas colmeias e é resfriado.
Quantos cv aumenta com o intercooler?
Com todo este processo de melhoria na combustão, os benefícios ficam evidentes, trazendo eficiência e performance em grande escala, representados por um aumento de aproximadamente 24,4% no torque e 32,1% na potência desenvolvida pelo motor testado.
Para que serve o intercooler do carro?
O intercooler é um dispositivo de refrigeração de ar de admissão usado comumente em motores turbo alimentados e sobrealimentados. Sua função é resfriar o ar comprimido pelo turbo/sobre alimentador reduzindo a temperatura e aumentando a densidade do ar fornecido ao motor.
Qual a vantagem do intercooler?
Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico. Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço.
Intercooler: pra que serve? Entenda! CF #32 - Alta RPM
Qual é a função do radiador?
E qual a função do Radiador dentro do Sistema de Arrefecimento? O radiador é o principal componente que faz o processo de troca de calor, sendo o local onde ocorre a maior dissipação de calor da água para manter a temperatura do motor sob controle quando em movimento.
O que acontece quando o intercooler está furado?
Com o tempo, a borracha tenderá a desaparecer e os grampos podem perder a sua força de fixação, o que pode resultar em fugas do ar comprimido. Isso resultaria num baixo desempenho do carro, podendo até ouvir um som 'sibilante' relativo ao vazamento de ar ao conduzir.
Qual a diferença entre turbina e intercooler?
A diferença entre eles é que o primeiro troca calor com o ar ambiente e o segundo utiliza um sistema de água pressurizada para a troca de calor.
Qual a função do intercooler no motor a diesel?
O intercooler é um trocador de calor, instalado entre turbo e o coletor de admissão. Ele é amplamente utilizado para melhoramento de performance e reduz no consumo de combustível. Ele é encontrado em diversas dimensões e tem uma função semelhante ao do radiador.
É normal o intercooler ficar cheio de óleo?
Por não possuir retentores, um pouco de vazamento é absolutamente normal, desde que seja em quantidades bem baixas. Se o seu intercooler já está todo sujo de óleo após pouco tempo de uso, indica que a sua turbina está precisando de uma retífica.
Quantos tipos de intercooler existem?
Existem dois tipos principais de intercooler: o ar-ar e o ar-água. O primeiro usa o ar externo para resfriar o ar da admissão, enquanto o segundo usa um circuito de água refrigerada. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, dependendo das características do veículo e das condições de uso.
Porque o motor turbo é mais econômico?
O motor turbo é mais econômico do que motores comuns devido à sua capacidade de aproveitar melhor a energia contida no combustível. Com o uso do turbocompressor, o ar é comprimido e enviado para a câmara de combustão em maior quantidade e pressão do que nos motores aspirados convencionais.
Qual é a função de uma turbina?
As turbinas podem ser usadas para movimentar um outro equipamento mecânico rotativo, como uma bomba, compressor ou ventilador, ou podem ser usadas para a geração de eletricidade, e nesse caso são ligadas a um gerador. Também têm aplicação na propulsão naval e aeronáutica.
O que é o torque de um motor?
O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
O que é um carro Interculado?
Começando do básico, o intercooler automotivo é um permutador intermédio de calor, que funciona como um radiador no automóvel. A sua utilização é feita em veículos com motores sobrealimentados, ou seja, que possuem turbo ou compressor mecânico.
O que é Interco?
A Interco, subsidiária da Intergas Shipping and Trading, foi constituída com a intenção de trazer ao mercado soluções de importação do Fornecedor direto ao cliente final, cumprindo todas as etapas de nacionalização e transporte, de modo a deixar o cliente concentrado em seu negócio principal.
Qual é a função da turbina do motor a diesel?
Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos ligados no mesmo eixo, ainda que isolados em cada compartimento.
Para que serve o intercooler da l200?
O intercooler nada mais nada menos é, um radiador de carro só que, com suas caracteriscas especificas. Tal como sua mais importante por exempleo que é, resfriar o ar quente que sai da turbina para o motor. Só com isso o carro já ganha mais força e torque.
Qual a função da válvula termostática do motor?
Estrategicamente localizada entre o motor e o radiador, a válvula termostática atua como controladora do fluxo do líquido de arrefecimento, garantindo que todo o movimento descrito no tópico acima aconteça quando necessário e, consequentemente, conseguindo fazer com que o motor opere na temperatura ideal.
Por que todo motor Diesel e turbo?
Turbo. A norma, hoje em dia, é todos os motores a diesel modernos estarem equipados com turbocompressor. Isto permite criar maior pressão dentro do cilindro que acaba se traduzindo num aumento de torque.
Qual a diferença de turbo e turbina?
O nome “turbo” é simplesmente uma abreviação de turbocompressor, da mesma forma que moto é a abreviação de motocicleta e pneu é a abreviação de pneumático. Usar a palavra “turbina” como sinônimo de turbocompressor não é apenas impreciso, mas também errado.
Como se inicia a queima do combustível no motor de ciclo diesel?
A queima do motor a diesel e sua combustão começa com a ignição do motor. Devido à compressão do ar, a temperatura na câmara se eleva, ocorrendo a combustão de tal modo que atinja o ponto de auto-inflamação do combustível.
O que faz estourar a turbina?
Uma quebra pode ser provocada por sujeira nos filtros, bomba injetora desregulada, óleo lubrificante vencido, entrada de pedaços do coletor de escape ou até restos de componentes, porcas e parafusos", explica George Norio Kikuchi, gerente de Marketing da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett.
Pode lavar o intercooler?
O método de limpeza é usar uma pistola de água com menos pressão para a vertical para o plano do cooler, Lentamente, lavar de cima para baixo ou de baixo para baixo, mas nunca inclinar para evitar danos ao cooler.
Quanto tempo dura radiador?
Assim, ter um radiador a trabalhar no seu carro é essencial para o bom funcionamento do veículo. Mas quanto tempo pode esperar que o radiador continue a fazer o seu trabalho? A maioria dos mecânicos de automóveis pensa que um radiador devidamente mantido deve durar pelo menos 8 a 10 anos.
Como colocar fogo no carvão?
Quantas pessoas podem jogar truco?