Qual a diferença entre hérnia umbilical e inguinal?

Perguntado por: Gabriel Paulo Ramos Matos  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

Entre os diversos tipos de hérnias, as mais frequentes, que se desenvolvem na região do abdômen, são a inguinal (surge na região da virilha), a epigástrica (se desenvolve na linha média do abdômen) e a umbilical (aparece em volta do umbigo).

Qual a diferença da hérnia inguinal e umbilical?

Embora ambas sejam hérnias da parede abdominal, não correspondem a mesma situação. Hérnia umbilical é relacionada a defeito da parede abdominal junto a cicatriz umbilical (umbigo), enquanto hérnia ínguinal corresponde a defeito da parede junto a região ínguinal (virilha) podendo ser do lado direito ou esquerdo.

Qual hérnia e mais perigosa?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.

O que pode ser confundido com hérnia inguinal?

Cisto no epididimo pode ser confundido com hérnia inguinal? Se, após o exame físico, o profissional ficar na dúvida entre estes dois diagnósticos, pôde-se solicitar um ultrassom de parede abdominal/ bolsa escrotal. Este pode fazer a diferenciação adequada entre estes dois diagnóstico.

O que pode ser confundido com hérnia umbilical?

Além de hérnia pode ser implante de endometriose, pode ser também implante de tumor. Pode-se fazer uma tomografia que poderá ver melhor esse nodulo.

Hérnia inguinal: o tipo de hérnia abdominal mais comum

28 questões relacionadas encontradas

Onde dói a hérnia umbilical?

Os sintomas de que a hérnia umbilical está encarcerada são dor intensa no umbigo com várias horas de duração. O intestino pode parar de funcionar e o abdômen pode ficar muito inchado. Náusea e vômito também costumam estar presentes.

Como é a dor da hérnia?

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Onde fica localizada a hérnia inguinal?

A hérnia inguinal ocorre quando há passagem do conteúdo abdominal através de um orifício na parede abdominal, na região da virilha, onde fica o canal inguinal. O principal sintoma dessa hérnia é o surgimento de uma protuberância na região da virilha.

Quais os tipos de hérnia inguinal?

Há dois tipos de hérnia inguinal, direta e indireta, dependendo exatamente de onde ela ocorre. Esta imagem mostra uma parte do intestino que foi empurrada através de uma abertura na parede abdominal até o canal inguinal, o que causa a formação de uma protrusão sob a pele. ) ou surgir posteriormente.

Como saber se está com hérnia na virilha?

Na maioria dos casos, é possível realizar o diagnóstico através de um exame físico durante a consulta médica. Geralmente, o paciente fica de pé e é estimulado a tossir ou fazer força com o abdome. Esse ato faz com que haja a protrusão da hérnia, facilitando a detecção do problema.

Quando a hérnia dói?

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

O que acontece se a hérnia romper?

Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.

O que acontece se não tirar a hérnia?

O paciente que têm indicação cirúrgica e deixa de realizar o tratamento para hérnias abdominais pode sofrer complicações como o encarceramento e o estrangulamento. Nos casos dessas complicações o paciente geralmente tem a indicação de cirurgia de emergência, o que sempre está associado a maiores riscos.

Qual a hérnia mais comum?

Hérnia inguinal

É a hérnia abdominal mais comum. Consiste na protuberância de conteúdo intra-abdominal na região da virilha.

Qual o tipo de hérnia inguinal mais comum?

HÉRNIA INGUINAL INDIRETA: É o tipo mais comum e ocorre no local de fraqueza causada pela passagem do testículo para a bolsa escrotal. Podem crescer e chegar até a bolsa escrotal. Estas hérnias têm maior risco de complicações.

Quando operar a hérnia umbilical?

Hérnia umbilical - tratamento

Se não ocorrer o encerramento até aos 3 anos de idade, se ocorrer dor, se a hérnia ultrapassar os 1,5cm de diâmetro ou existir o risco de encarceramento ou estrangulamento, então deve ser considerado tratamento cirúrgico.

Quando a hérnia inguinal dói?

Quando se trata de hérnia inguinal, você poderá sentir também uma queimação ou dor e desconforto nessa região do corpo, mas isso nem sempre ocorre. Mas a presença da dor não significa que há uma hérnia. Outras infecções nos gânglios na virilha também podem doer.

O que é hérnia inguinal direta?

Hérnia inguinal direta – Este tipo de hérnia inguinal se forma diretamente em um ponto da parede abdominal enfraquecida. Esta, quando se rompe, permite que um segmento do intestino penetre na região da virilha. Com o decorrer do tempo o intestino pode penetrar mais adiante, no interior da bolsa escrotal.

O que é hérnia inguinal direta e indireta?

DIRETA: decorrente de uma fraqueza da parede abdominal e ocorre mais comumente em pacientes mais idosos. Estas hérnias raramente causam complicações. INDIRETA: é o tipo mais comum e ocorre no local da fraqueza causada pela passagem do testículo para a bolsa escrotal. Podem crescer e chegar até a bolsa escrotal.

Quais os sintomas de hérnia no saco?

Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes aos da hérnia inguinal e podem ser: Protuberância na região da virilha e no escroto; Dor ou desconforto no saco escrotal ou virilha ao se levantar, carregar peso ou se curvar; Sensação de peso ou pressão na região escrotal ao caminhar.

Como eu posso sabe se estou com hérnia?

Na maioria dos casos, a história clínica do paciente associado ao exame físico, são suficientes pra realizar o diagnóstico de hérnia, sem a necessidade de exames adicionais ‼. Quando o médico fica com dúvida no diagnóstico pode solicitar alguns exames, como a ecografia de abdome, que é o exame mais solicitado.

O que fazer quando a hérnia está doendo?

As recomendações são:
  1. Uso de medicamento analgésicos ou anti-inflamatórios para a dor, prescritos pelo médico;
  2. Não realizar esforços como dirigir ou carregar peso por 7 a 10 dias;
  3. Retornar à consulta de reavaliação com o cirurgião em 7 dias;
  4. Realizar atividades físicas mais intensas, como esportes, após 1 mês.

Como saber se a hérnia umbilical está encarcerada?

Ela é considerada encarcerada quando o conteúdo se torna fixo no orifício, não sendo possível reposicioná-lo dentro da cavidade abdominal.
...
Entre os sintomas da hérnia encarcerada estão:
  1. Fortes dores abdominais no local;
  2. Náusea;
  3. Vômito;
  4. Dificuldade para evacuar e soltar gases.

Qual o perigo de uma hérnia?

Qual o perigo de uma hérnia? O problema mais comum gerado é o estufamento da região em que há hérnia, que gera dor. "Porém, o mais grave é o encarceramento das alças do intestino. Basicamente, um pedaço do órgão entre na hérnia e não consegue voltar sozinho de jeito algum.

Quem tem hérnia é perigoso?

A hérnia não melhora nem desaparece espontaneamente. Não é perigosa por si só, mas pode causar complicações graves, com risco de vida. O diagnóstico de hérnia inguinal é geralmente simples e faz-se pelo exame da parede abdominal, onde é possível identificar uma tumefação que aumenta com o esforço ou a tosse.

Artigo anterior
Quando tem direito a insalubridade?
Artigo seguinte
Quantos metros de concertina por metro de muro?