Qual a diferença entre furosemida e espironolactona?

Perguntado por: Telmo Renato Assunção de Matos  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

A espironolactona inibe competitivamente a ligação da aldosterona com seu receptor citoplasmático nos túbulos distais e no sistema colector renal. Furosemida é um medicamento diurético, intensificador da excreção de urina e sódio pelo organismo. A furosemida produz uma diurese poderosa e rápida.

Pode tomar furosemida e espironolactona?

No tratamento da ascite moderada, espironolactona isolada parece ser tão eficaz e segura como espironolactona associada com furosemida. Como a espironolactona isolada requer menor ajuste de dose, seria mais adequada para o tratamento de ascite em paciente ambulatoriais (Santos J, 2003).

Para que serve furosemida espironolactona?

A Furosemida, Hidroclorotiazida ou Espironolactona são exemplos de remédios diuréticos, que servem para o tratamento de problemas como pressão alta, insuficiência cardíaca e inchaços nos tornozelos, pés e pernas, causados por alterações no funcionamento do coração ou doenças no fígado ou rins, por exemplo.

Qual o melhor Hidroclorotiazida ou espironolactona?

A Hidroclorotiazida é um diurético tiazídico que ajuda a prevenir que o organismo absorva demasiado sal, o que pode causar retenção de líquidos. A Espironolactona é um diurético poupador de potássio que também impede que o corpo absorva demasiado sal e evita que níveis de potássio baixem demasiado.

Como tomar furosemida para desinchar?

Em casos de edema grave e resistente, a furosemida deve ser administrada por via intravenosa e a dose pode chegar até 80 a 160 mg por hora. Como o tempo de ação da furosemida é de apenas 6 horas, esse deve ser o intervalo entre os comprimidos quando o paciente divide o tratamento em duas tomas por dia.

Não Use Lasix e Diurético Para Inchaço

16 questões relacionadas encontradas

Quantos dias posso tomar furosemida?

Administrar uma dose inicial de 40 mg de Furosemida (2 ampolas) por via intravenosa. Se a condição do paciente requerer, injetar uma dose adicional de 20 a 40 mg de Furosemida (1 a 2 ampolas) após 20 minutos. A posologia indicada para o tratamento é de 100 mg a 300 mg ao dia, por um período máximo de 48 horas.

Quanto tempo o furosemida faz efeito?

Ao reduzir o volume de líquido nos tecidos e no sangue, o inchaço diminui, assim como a pressão arterial. Os efeitos do medicamento já podem ser notados após 1 hora a 1,5 hora após a ingestão por via oral, ou de 5 a 15 minutos pela via intravenosa.

Quem toma hidroclorotiazida pode tomar espironolactona?

Como a carbenoxolona pode causar retenção de sódio e provocar uma diminuição da eficácia da Espironolactona + Hidroclorotiazida, o uso concomitante desses dois agentes deve ser evitado.

Qual remédio é melhor furosemida ou hidroclorotiazida?

Se não houver contraindicações, os tiazídicos devem ser a primeira, ou no máximo, a segunda escolha no tratamento da hipertensão. Nos pacientes com insuficiência renal avançada, porém, os tiazídicos não funcionam bem. Neste caso específico, o melhor diurético para baixar a pressão arterial é a furosemida.

Quais os benefícios do espironolactona?

A espironolactona é uma medicamento classificado como diurético porque age aumentando a eliminação de água e sódio na urina, e, por isso, pode ser utilizada para reduzir a pressão e para reduzir a retenção de líquido da insuficiência cardíaca, por exemplo.

Qual é melhor furosemida ou espironolactona?

A espironolactona inibe competitivamente a ligação da aldosterona com seu receptor citoplasmático nos túbulos distais e no sistema colector renal. Furosemida é um medicamento diurético, intensificador da excreção de urina e sódio pelo organismo. A furosemida produz uma diurese poderosa e rápida.

Quais os benefícios da furosemida?

A Furosemida é um medicamento com propriedades diuréticas e anti-hipertensivas, sendo indicado para tratar hipertensão arterial leve a moderada e inchaço devido a problemas cardíacos, renais e hepáticos, por exemplo.

Quem é hipertenso pode tomar espironolactona?

A espironolactona para hipertensão maligna só deve ser usada como terapia auxiliar e quando houver excesso de secreção de aldosterona, hipopotassemia e alcalose metabólica. A dose inicial é de 100 mg por dia, que pode ser aumentada, quando necessário, em intervalos de duas semanas, até 400 mg por dia.

Pode tomar furosemida e losartana juntos?

Ambos podem ser utilizados no mesmo horário. A maior preocupação da associação é vigiar o funcionamento dos rins já que, em algumas pessoas, pode ter alterações decorrentes do uso destes fármacos. Idealmente a furosemida deve ser tomada com o estômago vazio.

Pode tomar metformina é furosemida juntos?

Sim, não há contra indicação do uso conjunto.

Pode tomar losartana junto com Espironolactona?

gravidade alta observada no mesmo paciente foi entre espironolactona e losartana que pode gerar os mesmos eventos adversos citados entre espironolactona e enalapril, incluindo falência renal, paralisia muscular e até assistolia11.

Em qual das condições descritas a seguir o uso de Espironolactona como diurético é contraindicado?

É contraindicado na insuficiência renal aguda, diminuição significativa da função renal, anúria e hiperpotassemia, doença de Addison ou hipersensibilidade aos componentes da formulação.

Como tomar hidroclorotiazida para desinchar?

Retenção de líquidos: a dose inicial recomendada é de 50 a 100 mg, de 1 a 2 vezes por dia. Essa dose pode ser alterada pelo médico para até 200 mg por dia, de acordo com a resposta ao tratamento.

Porque hidroclorotiazida emagrece?

Hidroclorotiazida ajuda a emagrecer? Não, Hidroclorotiazida não deve ser usada para emagrecer, pois não ajuda a reduzir o peso corporal. No entanto, em alguns casos, Hidroclorotiazida pode reduzir a retenção de líquidos, criando uma falsa sensação de perda de peso.

Qual é melhor clortalidona ou hidroclorotiazida?

Esse estudo comprovou que a clortalidona, com a metade da dose da HCTZ, possui maior potência e período de ação mais prolongado que a HCTZ. Essas diferenças entre a HCTZ e a clortalidona foram discutidas recentemente na Diretriz de Hipertensão Arterial Refratária.

Pode tomar losartana com hidroclorotiazida juntos?

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta. Embora seu médico possa lhe dizer se o medicamento está agindo por meio da medida da sua pressão arterial, provavelmente você não notará diferenças ao tomar este medicamento.

Como a furosemida age no organismo?

Como age. como diurético, inibe a reabsorção de sódio e água nos rins (ramo descendente da alça de Henle). Como anti-hipertensivo, reduz o volume de líquidos e o débito cardíaco, baixando a pressão.

Qual o melhor horário para tomar furosemida?

Geralmente orientamos tomar a medicação até no máximo às 16h, pois seu tempo terapêutico é de 6 horas. Portanto, caso administre a furosemida até as 16h, não terá problemas de acordar a noite para ir ao banheiro.

Qual o efeito colateral da furosemida?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a furosemida são distúrbios eletrolíticos, desidratação e hipovolemia, especialmente em pacientes idosos, aumento nos níveis de creatinina e triglicérides no sangue, hiponatremia, redução nos níveis de potássio e cloreto no sangue, ...

Artigo anterior
O que é a família do boro?
Artigo seguinte
Como se diz bom dia na Suíça?