Qual a diferença entre fonte de alimentação nominal e real?

Perguntado por: Manuel Cláudio de Rodrigues  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

O discurso do mercado considera a fonte nominal como aquela que indica uma potência em Watts maior, que não consegue atingir, enquanto a real entrega a potência declarada, mesmo que não por longos períodos.

Qual a diferença de fonte real?

É importante entender também, a diferença entre fonte real e nominal. As fontes nominais, são as mais comuns e mais baratas. Elas possuem uma potencia nominal, ou seja, geralmente possuem metade da potência informada pelo fabricante, possui circuitos mais frágeis que as fontes reais.

Como saber se a minha fonte é real?

Portanto, antes de comprar uma fonte somente pela caixa, verifique sua real potência e também se a mesma apresenta o selo de qualidade 80Plus, que garante que seu computador, seja ele gamer ou não, funcione com boa performance e de maneira segura.

Qual a diferença entre as fontes de alimentação?

Existem dois padrões de fontes de alimentação, as fontes Lineares e as Chaveadas, ambas possuem basicamente o mesmo processo de funcionamento, porém fontes lineares trabalham basicamente com baixas potências, sendo muito utilizadas em notebook, telefones sem fio, carregadores de celulares e aparelhos neste porte, ...

Quais as características de uma fonte real?

As fontes reais são aquelas que entregam a potência indicada em seu rótulo, elas possuem uma tolerância de 2% para mais e menos, ou seja uma fonte de 500W deve fornecer potência entre 490W e 510W, outra característica é que por ser real seus componentes são mais robustos e consequentemente ela necessita de um cooler ...

Diferença Entre Fonte Real e Genérica

44 questões relacionadas encontradas

O que é uma fonte real?

Uma fonte é nominal quando ela mostra 'uma certa' potência em Watts mas que nunca consegue atingir, e é real quando ela consegue entregar a potência declarada, mesmo que por um tempo não muito longo (valor de “pico”).

Quais são as características de uma fonte ATX?

Também haverá certeza de provimento de certos recursos, por exemplo: as fontes ATX são capazes de fornecer tensão de 3,3 V, característica que não existia no padrão anterior, o AT (Advanced Tecnology). O padrão ATX, na verdade, é uma evolução deste último, portanto, adiciona melhorias em pontos deficientes do AT.

Quais os diferentes tipos de fontes de alimentação?

Existem dois principais tipos de fontes de alimentação: linear e chaveada. As mais utilizadas são as chaveadas. Nelas, existem capacitores e indutores no processo de conversão de energia e um controle de chaveamento que ajusta a passagem de energia, fixando uma tensão de saída.

Qual a diferença entre a fonte 80 Plus Silver é a Titanium?

80 Plus Silver: 85% a 100% de carga (115V) ou 85% a 100% de carga (230V) 80 Plus Gold: 87% a 100% de carga (115V) ou 88% a 100% de carga (230V) 80 Plus Platinum: 89% a 100% de carga (115V) ou 91% a 100% de carga (230V) 80 Plus Titanum: 90% a 100% de carga (115V) ou 91% a 100% de carga (230V)

Qual a diferença entre fonte ATX e at?

Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. Qualquer periférico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-mãe por um cabo. Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete.

Como saber qual é a minha fonte?

Fazendo o cálculo da fonte
  1. Acesse o site Outervision Power Supply Calculator;
  2. Em “Motherboard” deixe a opção “Desktop”. ...
  3. Na parte “Video cards”, em “Select brand” escolha a marca da placa de vídeo e modelo dela abaixo. ...
  4. Em “Other Devices”, escolha a quantidade de dispositivos USB 2.0 e 3.0 conectados à máquina.

Como saber que tipo de fonte meu PC tem?

Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.

Como saber a fonte que eu preciso?

As fabricantes informam o gasto energético de suas peças, mas existem sites que fazem o cálculo de acordo com a configuração informada pelo usuário. Basta colocar quais são os componentes do seu computador e eles darão a quantidade aproximada de watts que será necessária para alimentar todo o conjunto.

O que é fonte real e generica?

As fontes genéricas tem uma potencia nominal, que não é real, por exemplo: Elas dizem ter 500W, mas na vedade tem pouco mais de 200W. e usam também componentes de baixa qualidade. Ou seja, Existe sim uma grande diferença de qualidade entre uma fonte genérica e uma de qualidade, com Wats reais.

O que quer dizer fonte 500 real?

as de watts reais são mais potentes, elas tem a quantidade verdadeira que é especifica msmo se é 500w é 500 realw... ... Por isso ao comprar uma fonte, deve procurar saber o valor de watts reais. Se você for comprar alguma fonte, de preferencia as marcas conhecidas, que não vai ter problema.

Qual é a melhor fonte para PC?

Melhores Fontes Para PC de 2022
  • Corsair – Fonte Atx 650W Cv650 80 Plus Bronze.
  • FONTE 430W TT SMART ATX2. 3/A-PFC 80+WHITE.
  • Fonte 600w C3Tech ATX Gamer PS-G600B Preto.
  • Thermaltake – Fonte 600W – PS-SPD-0600NPCWBZ-W.
  • Fonte Cooler Master Elite V3 Full Range 600W.
  • FONTE ATX 650W REAL ELECTRO V2 SERIES 80 PLUS BRONZE.

O que é 80 Plus de uma fonte?

Criado em 2004 pela Ecos Consulting, ela certifica produtos que tem mais que 80% de eficiência energética com 20%, 50% e 100% de carga de uso (também em 10% na certificação 80 Plus Titanium), e um fator de potência de 0,9 ou mais com 100% de carga de uso.

Como saber se a fonte é realmente 80 Plus?

Como saber se um modelo possui as especificações do 80 Plus? Basta olhar na caixa, pois tanto os componentes quanto o processo de fabricação necessários para desenvolver uma fonte que passe nos testes para certificação são bastante caros, de forma que o fabricante faz questão de colocar um grande selo na embalagem.

O que é PFC ativo 80 Plus?

O PFC ativo é um circuito mais complexo, formado por partes eletrônicas e circuitos integrados que aumentam consideravelmente a potência e praticamente não oferecem perda de energia.

O que é uma fonte de alimentação?

Uma fonte de alimentação, em sua concepção, é um dispositivo eletrônico que converte a energia alternada para contínua. Esse dispositivo também é usado contra filtro de ruídos elétricos e pode ser ajustada à necessidade do seu equipamento elétrico.

Quais são as principais funções da fonte de alimentação?

As fontes de alimentação possuem função principal de transformar a corrente elétrica da rede, que chega em uma voltagem alta, para uma voltagem menor, que é a indicada para o hardware do computador. Geralmente a rede elétrica possui a voltagem em 110V ou 220V.

O que é uma fonte ATX?

ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.

Quais os tipos de fontes ATX?

Existem três tamanhos de placas ATX. As placas ATX tradicionais, também chamadas de Full ATX medem 30.5 x 24.4 cm. Este formato é geralmente reservado às placas mais caras, que trazem 6 ou 7 slots de expansão. Em seguida temos o formato Mini ATX, onde a placa é mais "fina", medindo apenas 28.4 x 20.8 cm.

Qual afirmação descreve uma característica da SRAM em um PC?

43. Qual afirmação descreve uma característica de SRAM em um PC? É usado como RAM principal em um PC.

O que significa as siglas at E-ATX?

06 – AT: Nome do computador 286 lançado pela IBM em 1984. 07 – ATX (ADVANCED TECNOLOGY EXTENDED): Podem existir três tipos diferentes de significados: Formato de placas mãe, fonte de alimentação e padrão de gabinetes; Simboliza um padrão de design às placas e gabinetes.

Artigo anterior
O que é recuperação mássica?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre capital social e capital próprio?