Qual a diferença entre fissura e trinca?

Perguntado por: Luana Carvalho Tavares  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Como tratar fissuras e trincas?

Com uma espátula em formato “V” (conhecida “abre trincas”), abra a fissura em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Com um pincel, a depois com um pano úmido, limpe toda a abertura feita, eliminando partículas que venham a prejudicar o acabamento.

Como saber se é trinca ou rachadura na parede?

Qual a diferença entre rachaduras, trincas e fissuras?
  1. Rachaduras: Geralmente são maiores, mais profundas e acentuadas. ...
  2. Trincas: Não chegam a abrir frestas nas paredes, mas elas também podem atingir a parte estrutural, como pilares, vigas e lajes.

Quando uma rachadura se torna perigosa?

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

O que causa trincas e fissuras?

Suas possíveis causas são: argamassa com resistência insuficiente ou bloco e argamassa com resistência insuficiente. Se a fissura é devida ao próprio peso da alvenaria, a mesma deverá ser refeita. Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria.

Fissura, Trinca ou Rachadura? Entenda a diferença!

22 questões relacionadas encontradas

Como evitar problemas com fissuras?

Para Evitar Fissuras
  1. Para evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento.
  2. Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.

É normal casa nova ter fissuras?

Nenhuma fissura é normal, a preocupação deve ser permanente. Fissuras em alverarias denunciam algum erro anterior na construção da sua casa.

Quando devo me preocupar com rachaduras na parede?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

O que fazer quando tem rachaduras nas paredes?

Em casos de rachaduras maiores é preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento. Nestes casos, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado.

Porque a viga trinca?

Essas trincas podem ocorrer devido à vários fatores, dentre eles: mal dimensionamento da viga (erro na bitola ou no número de barras de aço), aplicação de sobrecarga no decorrer da obra que não foi prevista em projeto, carregamento precoce da estrutura e finalmente por erros de concepção estrutural.

O que faz a parede rachar?

Uma rachadura estrutural é produzida pelo choque entre variações de pressão na estrutura, por movimentos na base ou por assentamentos naturais da mesma edificação. Também podem surgir por absorção e retenção de umidade, por má qualidade dos materiais de união, como cimento e gessos, etc.

Como tratar micro fissuras?

No caso de microfissuras, é comum o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível para fachada. Aplicado em 2 a 3 demãos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentação das micro-fissuras e evita a infiltração de água pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrílica.

Porque a pintura da parede racha?

Falta de aderência do produto devido a pó ou umidade e diluição errada da tinta são as principais causas para parede descascar. ... Falta de aderência do produto utilizado devido à presença de pó ou umidade na superfície a ser pintada e a falta de diluição da tinta são as principais causas de descascamentos.

É normal a laje rachar?

Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.

Qual a razão de dilatar os forros da paredes?

“Ao dilatar, a laje empurra as paredes onde está apoiada. Esse movimento gera fissuras entre a parede e o teto”, afirma Ubiraci Espinelli.

Como evitar fissuras em paredes de alvenaria?

Tela evita fissuras nos cantos entre paredes novas e velhas

Para que essas emendas durem, sem o aparecimento de trincas e infiltrações nas alvenarias, é preciso aplicar tela para alvenaria, que fica soldada no emboço e muitos já conhecem como tela para rachadura.

Como evitar fissuras na parede?

É sugerido preencher as aberturas de microfissuras e fissuras com mastique acrílico, Fita Acrílica Bautech, Acaba Trinca Bautech, Fecha Trinca Vedacit, Repara Trinca Quartzolit, selantes de PU e ainda impermeabilizantes acrílicos aplicados em duas a três demãos.

Como tratar fissuras por retração?

A solução quando as trincas e fissuras já são predominantes em sua estrutura é através da aplicação de selante acrílico, tela de poliéster e também pela utilização de impermeabilizantes.

Como tratar fissuras de retração?

O tratamento desta trinca consiste no preenchimento da cavidade com material flexível (que acompanha a movimentação da trinca). Para este tipo de situação mástiques de poliuretano e veda juntas podem ser utilizados.

O que fazer com fissuras na laje?

Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.

Porque trinca embaixo da janela?

As aberturas aparecem nas paredes, geralmente, quando as tensões que são aplicadas na parede são maiores do que ela pode resistir, ocorrendo deformações. ... Por outro lado, a deformação patológica pode decorrer de uma má execução da obra. Nesse caso, você deve buscar soluções técnicas com um especialista.

Porque o vidro da janela racha?

O vidro temperado pode quebrar por razões diversas, além da inclusão de Níquel sulfeto, como por carga de impacto, contato de vidro com metal, blocos de apoio/fixação muito rígidos, etc.

Como corrigir fissuras em vigas de concreto?

Recuperando estruturas de concreto armado

Muitas trincas e fissuras são fáceis de serem reparadas: basta preencher suas aberturas com selantes acrílicos e fazer o acabamento em seguida. No entanto, existem casos avançados que podem até expor a armadura da estrutura, por isso demandam um pouco mais de trabalho.

Artigo anterior
Pode registrar marca em CPF?
Artigo seguinte
Pode tomar antibiótico durante a menstruação?