Qual a diferença entre fibrose e seroma?
Perguntado por: Cláudio Nunes Garcia | Última atualização: 26. Februar 2022Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)
Seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, e é caracterizado pelo excesso de líquido que fica retido próximo a cicatriz cirúrgica causando inflamação. Fibrose é o desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência irregular.
O que fazer para acabar com o seroma?
O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.
Quanto tempo pode durar um seroma?
O seroma pequeno pode ser reabsorvido naturalmente pela pele, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias, entretanto, em alguns casos, é necessária a realização de uma punção com seringa pelo médico.
Qual é a cor do seroma?
Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.
Porque a barriga fica dura Depois da abdominoplastia?
Esse endurecimento pode ser uma alteração chamada de fibrose, que é um tipo de cicatriz interna. O melhor mesmo é procurar seu Cirurgião Plástico para fazer um avaliação.
Clube da Plástica:Qual a diferença entre EDEMA e SEROMA
Quanto tempo demora para desinchar a barriga depois de uma abdominoplastia?
É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!
Como fica o músculo após abdominoplastia?
Uma queixa muito comum após abdominoplastia é que ocorre um abaulamento principalmente acima do umbigo, isso se deve ao fato dos músculos abdominais não estarem fortalecidos ou a paciente estar acima do peso, portanto após dois a três meses ocorrerá o abaulamento.
É normal ter seroma?
Apesar de ser algo natural, relacionado à reação de "defesa" do corpo, o seroma, ou acúmulo de líquido debaixo da pele, é uma condição que pode aparecer depois de qualquer cirurgia, especialmente daquelas em que há manipulação da pele e do tecido adiposo, como ocorre na lipoaspiração, na abdominoplastia e na ...
Como eliminar seroma naturalmente?
Tratamento caseiro do seroma
Em geral, o seroma não exige tratamentos. Seromas pequenos são absorvidos naturalmente pelo organismo. O uso de cintas compressivas após uma cirurgia é a melhor forma de evitar o surgimento do seroma ou combatê-lo assim que surgir.
Quais os riscos do seroma?
As consequências de se deixar o conteúdo de um seroma sem puncionar vão desde de infecções (material de possível cultura para bactérias), a cicatrizes internas inestéticas (aumento das fibroses). Sem dúvidas uma infecção de pele tem potencial de ser perigosa.
O que é seroma após cirurgia?
Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o seroma ocorre quando há acúmulo de líquido embaixo da pele, geralmente perto da cicatriz da cirurgia. “É uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico do paciente.
O que é seroma nos seios?
O seroma na mama trata-se do acúmulo de líquidos na região da cicatriz da cirurgia e é causado pelas reações de defesa do corpo. É um líquido claro, não é viscoso e nem purulento.
Como saber se a cirurgia está inflamada por dentro?
- Vermelhidão no local.
- Cicatriz quente e endurecida.
- Dor ou ardência no local.
- Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
- Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.
Como tratar seroma com fisioterapia?
A fisioterapia têm utilizado diferentes recursos para promoção do tratamento do seroma. Dentre esses, destacamos o uso do ultrassom, em uma modalidade conhecida como ultracavitação, a qual consiste em um ultrassom de alta potência.
Quem trata seroma?
Que profissional e responsável para retirar seroma? Enfermeiro pode? o Cirurgião que lhe operou é o responsável pelo acompanhamento no pós-operatório, e assim sendo, pela retirada do seroma.
O que comer para evitar seroma?
Alimentos como Iogurte natural, abacate, cenoura, beterraba, abóbora, manga, espinafre, couve, tomate, uva, goiaba e castanha-do-pará, são essenciais para quem passou por uma cirurgia, pois eles equilibram a flora intestinal, são de fácil digestão, fonte de proteína, combatem o colesterol ruim e são fontes de ferro.
O que fazer quando o dreno para de drenar?
Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava); Observar alterações no local de inserção do dreno (hiperemia, secreção e/ou edema).
É normal sair secreção da cirurgia de vesícula?
Após 4 meses de uma cirurgia simples como a colecistectomia (retirada da vesícula) normalmente por pedras e inflamação, a saída de secreção e sangue não é normal. A causa mais comum é a presença de corpo estranho. Isso porque o corpo às vezes rejeita a presença do fio que fechou a parede do abdome.
O que causa seroma silicone?
Trata-se de um acúmulo de líquido sob a pele que acontece no local da cicatriz e nas regiões próximas ao corte. É importante lembrar que, para a realização de uma cirurgia, é preciso lesionar alguns tecidos do corpo. Por isso, o organismo tem uma reação de defesa natural, que é o acúmulo de líquido naquele local.
Como acabar com estômago alto após abdominoplastia?
Como acabar com estômago alto? A Abdominoplastia, além de acabar com o estômago alto, elimina flacidez de pele abdominal. Para acabar com o estômago alto causado pela diástase a solução mais eficaz é a Abdominoplastia. Nessa cirurgia para estômago alto o médico faz a plicatura dos músculos abdominais.
Como saber se os pontos internos da abdominoplastia romperam?
Se os pontos internos da abdominoplastia estouraram, a paciente perceberá principalmente aumento, ou abaulamento, da região abdominal. E poderá ter sinais sinais flogísticos (dor e vermelhidão principalmente). Os sinais quando isso acontece costumam ser bem evidentes.
O que é Plicatura do músculo?
Introdução: A plicatura é a técnica mais utilizada para correção da diástase dos retos do abdome, porém, consome tempo. O objetivo é avaliar eficácia e tempo necessário para correção da diástase comparando diferentes técnicas de plicatura.
Quanto tempo depois da abdominoplastia pode deixar de usar a cinta?
Depois da cirurgia plástica é colocada uma cinta modeladora que nunca deve ser tirada durante 8 dias, por isso, durante esse período não se pode tomar banho no chuveiro.
Quanto tempo demora para ver o resultado da abdominoplastia?
Abdominoplastia é a cirurgia plástica do abdômen e consiste em um conjunto de técnicas operatórias que permite corrigir a flacidez da pele, eliminar excesso de gordura, além de melhorar o tônus muscular.
Pode dormir com placa abdominal?
O seu uso deve ser de 24 horas, retirando-se apenas para tomar banho. Sempre, ela é usada por, no mínimo, 30 dias - e após esse período pode ser retirado para dormir, seguindo o uso por até 3 meses.
Como ser mais positiva na vida?
Quais os sintomas do fígado intoxicado?